A Pecuária: distribuição geográfica do gado em Moçambique

Pecuária

A pecuária é uma actividade de criação de gado que remonta aos tempos em que o Homem se sedentarizou, isto é, deixou a Vida de nômada, na qual se limitava a recolher alimentos e a caçar.

Crê-se que foi a partir deste momento que se iniciou a criação de animais, que mais tarde se tornou uma actividade extremamente importante, dada a dieta alimentar que os animais forneciam às comunidades, poupando-lhes assim grandes deslocações para caçar.

O gado é importante, porque: fornece-nos a carne; o seu estrume fertiliza a terra; a pele é aproveitada para o fabrico de calçado e cintos, o leite para o fabrico de queijo, manteiga, etc., e os chifres para botões, entre outras coisas.

Os tipos de gado mais importantes existentes em Moçambique são:
  • Bovino – bois;
  • Suíno – porcos;
  • Caprino – cabritos.
No passado colonial, a produção pecuária estava organizada quer em moldes empresariais, sob a dominação de pequenos e grandes criadores, particularmente colonos, quer em moldes tradicionais, por camponeses.

A distribuição do gado no nosso pais reflecte a influência que os factores físico-naturais e humanos exercem no desenvolvimento e adaptabilidade do gado.
Os factores que mais interferem na criação de gado são: clima, topografia do terreno, mosca tsé-tsé, água e investigação técnico-científica.

Os animais são criados onde estas condições são mais favoráveis. Por exemplo, o gado bovino, dada à sua corpulência, não se movimenta com facilidade nas zonas montanhosas.
   Devido ao clima tropical húmido, no Centro e Norte de Moçambique, a criação de gado bovino é dificultada pela mosca tsé-tsé, frequente neste tipo de clima, que origina muitas mortes devido à doença do sono.
    A criação é geralmente realizada em planícies, com o gado pastoreando e alimentando-se de pastagens naturais.

Actualmente, em Moçambique, a criação de gado é feita em moldes tradicionais maioritariamente por camponeses, que dependem das condições naturais. Daí que uma seca prolongada ou cheias originem a mortalidade de muitas cabeças.

A criação de gado bovino constitui urna das principais actividades econômicas de muitas regiões. Contudo, devido deficiente e escassa alimentação e à falta de controlo sanitário, os rendimentos em carne e leite são muito baixos.
No caso bastante frequente de secas prolongadas, milhares de cabeças de gado são dizimadas pela sede e fome.

Características gerais
  • A mão-de-obra é familiar.
  • A assistência médico-sanitária é deficiente.
  • Não existem infra-estruturas adequadas para os banhos carracicidas, vacinações, etc.
  • Existem poucos técnicos veterinários.
  • A produção é tão baixa que serve apenas para os próprios criadores venderem algumas cabeças, para satisfazerem outras necessidades.
  • Tem fracos rendimentos.
A criação de gado em moldes modernos, actualmente, ainda é pouco expressiva no nosso país, embora pouco a pouco, esteja a ser relançada com o apoio do governo.

Distribuição geográfica do gado

Como já vimos, a distribuição de gado em Moçambique depende das condições agro-ecológicas, do sistema de produção e do factor cultural.

Guerras e secas prolongadas dizimaram muitas cabeças. Nos últimos anos regista-se uma not6ria recuperação dos efectivos, devido paz e ao Programa de Fomento Pecuário.
O número de animais por família depende do tempo que ela reside num dado lugar.
    Segundo dados do Inquérito de Segurança Alimentar, publicado em 1996, 21,6% das famílias criam gado.

A criação de cabritos é mais praticada em Tete, Gaza, Inhambane e Maputo.
O gado suíno está pouco representado no Norte, devido a uma forte presença muçulmana, tendo seus maiores efectivos na província de Maputo.

O efectivo do gado bovino concentra-se no sul do país - mais de 60% desta variedade de gado está centrada a sul do Save, onde 12% das famílias têm gado. Contudo, também existe um número de gado bovino em Tete onde cada família possui, em média, 11 cabeças (contra 7 no Sul).

Tabela 23: Principais criadores de gado bovino em África
País
Milhões de toneladas
Etiópia
2
Sudão
10

Sendo a pecuária uma actividade importante para a dieta alimentar, mas também como fornecedora de matérias-primas à indústria, importa mencionar algumas medidas que deverão ser implementadas, por forma a satisfazer as necessidades da população e contribuir para a economia nacional. Eis algumas delas:
  • Criação de pastos artificiais;
  • Combate mosca tsé-tsé;
  • Cruzamento de variedades de gado;
  • Formação técnica da mão-de-obra;
  • Apoio técnico aos camponeses;
  • Inseminação artificial.

Pecuária em Manica


Bibliografia
NONJOLO, Luís Agostinho; ISMAEL, Abdul Ismael.  G10 - Geografia 10ª Classe. Texto Editores, Maputo, 2017.

Comentários