África Austral: Recursos hídricos e potencial hidroeléctrico, Fauna e flora, Recursos minerais e sua localização

África Austral: Recursos hídricos e potencial hidroeléctrico

Os rios da África Austral dependem do relevo e do clima. A disposição do relevo em escadaria condiciona as características dos rios desta região. Por causa disso, os principais rios correm para a costa. O terreno é acidentado, com cataratas, quedas e desníveis bruscos que não permitem a sua navegabilidade.

Alguns rios, como é o caso do rio Orange, atravessam zonas onde são obrigados a escavar em profundidade o terreno originando gargantas profundas, os chamados canyons.
Quase todos têm regime periódico devido ao clima tropical, com duas estações, a seca e a chuvosa.

Devido às características do relevo, esta zona tem um potencial hidroeléctrico muito elevado, prestando-se à construção de barragens hidroagrícolas ou hidroeléctricas. Neste caso, temos o exemplo de Cahora Bassa, Kariba, no rio Zambeze, na fronteira entre o Zimbabwe e a Zâmbia.

Muitas barragens também foram construídas na África do Sul, para a produção de energia eléctrica e irrigação de vastas éreas.
Os principais rios da nossa região são o Zambeze, o Limpopo, o Orange e o Cunene.

A região possui alguns lagos naturais que, por causa da sua dimensão, devem merecer uma menção:
Niassa em Moçambique, Makarikari no Botswana e Bangwelo, Mueru na Zâmbia. As principais albufeiras são: Cahora Bassa, em Moçambique, e Kariba, entre o Zimbabwe e a Zâmbia.

Fauna e flora

A vegetação está intimamente dependente das características do clima, pois a temperatura e a precipitação, mas particularmente esta última, exercem uma influência decisiva no desenvolvimento das plantas e, logo, na diversidade de animais.

A tabela 2 indica a distribuição geográfica dos principais tipos de vegetação existentes nesta zona do nosso continente, de acordo com o clima.

Tabela 2: Vegetação para cada tipo de clima na África Austral
Clima
Vegetação
Clima tropical húmido
Floresta tropical, savana, floresta galeria, mangal
Clima tropical de altitude
Floresta aberta e savana
Clima tropical seco
Savana degradada e estepe
Clima desértico quente
Plantas xerófitas
Clima subtropical
Bosques dispersos.

Como já se sabe, os animais dependem da vegetação. A vegetação diversificada permite a existência de uma grande variedade de animais, que são o objecto da curiosidade dos turistas de todo o mundo.

Para conservar e preservar a fauna foram criados parques animais em todos os países da África Austral. Observe a tabela seguinte:

Tabela 3: Principais parques da África Austral
Parque Nacional
Principais animais
Serengeti
Tanzania
Grande concentração de herbívoros
Arusha
Tanzania
Elefantes, gazelas, leopardos, hipopótamos e rinocerontes pretos
Kafue
Zâmbia
Elefantes, gazelas, zebras, hipopótamos e rinocerontes pretos
Lunga
Zâmbia
Elefantes, gazelas, zebras, hipopótamos, gazelas aquáticas e impalas
Kasungu
Malawi
Rinocerontes pretos, antílopes, zebras e tigres
Lengwe
Malawi
Antílopes, zebras, rinocerontes pretos e leopardos
Kruger
África do Sul
Leões, elefantes, girafas, impalas, rinocerontes pretos e crocodilos
Ado Elephant
África do Sul
Elefantes, búfalos e rinocerontes pretos
Etosha
Namíbia
Leopardos, tigres, elefantes, girafas, avestruzes, antílopes, zebras e rinocerontes pretos
Cameia
Angola
Gnus, bois-cavalos, palancas vermelhas e hipopótamos
Iona
Angola
Antílopes pretos, zebras, leopardos, elefantes, avestruzes e rinocerontes pretos
Nyanga
Zimbabwe
Antílopes, gazelas aquáticas, hienas e leopardos
Hwange
Zimbabwe
Elefantes, rinocerontes pretos e brancos, zebras e antílopes
Gorongosa
Moçambique
Bois-cavalos, búfalos, elefantes, hipopótamos e impalas
Fonte: Alguns Aspectos da História da Conservação da Natureza em Moçambique

Fig: Animais africanos

Recursos minerais e sua localização

A nossa região é rica em recursos minerais, uns já em exploração, outros ainda não.
A República da África do Sul apresenta-se nesta região como o pais com as maiores potencialidades, muitas delas em exploração, desde os tempos do apartheid, conferindo-lhe, por isso, um certo desenvolvimento nesta área; Angola assume-se como o maior produtor de petróleo, produto cuja oscilação do preço tem provocado crises económicas, particularmente nos países pobres.

Tabela 4: Distribuição dos principais recursos minerais e energéticos
Gás natural
Fosfatos
África do Sul

NONJOLO, Luís Agostinho; ISMAEL, Abdul Ismael. G10 - Geografia 10ª Classe. Texto Editores, Maputo, 2017.