África Austral: República da África do Sul (Geografia)

África Austral: República da África do Sul

A República da África de Sul é o pais mais meridional de Africa. A sua história está ligada ao apartheid e colonização europeia.

Depois de uma luta contra o apartheid, este só viria a ser abolido em 1990, acabando-se, assim, com décadas de uma política de discriminação racial.
A União Sul-Africana foi criada em 1910.

É um pais rico em recursos naturais, sendo um grande produtor mundial de ouro. Mais de 60% da população vive em cidades com mais de 100 000 habitantes.
Até 1870, a principal actividade era a agricultura. Com a descoberta do ouro e diamantes, ela passou para segundo Plano. Depois da Il Guerra Mundial, a indústria não tem parado de crescer.

A irregularidade das chuvas é um factor que dificulta o desenvolvimento da agricultura. Esta irregularidade é superada com a irrigação e uma grande mecanização, sendo esta última um factor que faz com que a produção não pare de crescer.

O milho é o principal cereal cultivado, que também é utilizado como alimento do gado; outras culturas são: frutos, vinha, tabaco e cana-sacarina.
A criação de gado bovino e ovino é praticada em ranchos.
A pesca ganhou um grande impulso nas últimas décadas.
A indústria desempenha um papel importante na economia deste pais. Ela caracteriza-se por uma grande especialização.

A industrialização deste pais iniciou-se depois da II Guerra Mundial.
A abundância de recursos naturais, particularmente ouro, diamantes e carvão mineral, aliada à existência de energia barata e a uma mão-de-obra de certa forma qualificada, justificam o progresso da indústria.

As indústrias alimentares empregam mais de 100 000 pessoas. A África do Sul é o 1o produtor mundial de diamantes. Está nos primeiros lugares na produção de urânio e as reservas de carvão estimam-se em 70 milhões de toneladas.

Existem quatro grandes regiões económicas na África do Sul:
  • Sul do Transval, com 50% da produção industrial.
  • Cabo, com 14% das exportações.
  • Durban, especializada nas indústrias naval, metalúrgica e refinarias de petróleo.
  • Port Elizabeth, especializada especialmente na indústria automobilística.
A indústria metalúrgica desenvolveu a construção das linhas férreas - a Africa do Sul possui 23 000 km de vias férreas, dos quais 6000 são electrificados.

A África do Sul é uma grande exportadora de lã, ouro, urânio, diamantes e frutos.
Joanesburgo é o centro mundial da pesquisa do ouro e é também a capital bancária, industrial e comercial da África do Sul. Tem também o maior e mais concorrido aeroporto internacional de toda a África Austral.

O desenvolvimento da África do Sul deve-se, também, às boas vias de comunicação espalhadas por todo o país, como uma rede.



Fig: África do Sul



Bibliografia
NONJOLO, Luís Agostinho; ISMAEL, Abdul Ismael. G10 - Geografia 10ª Classe. Texto Editores, Maputo, 2017.

Comentários