Biogeografia: Factores que influenciam a distribuição da vegetação e Tipos de vegetação

Biogeografia

Factores que influenciam a distribuição da vegetação

A vegetação de Moçambique depende da sua localização geográfica e dos factores regionais e locais.

Nestes casos desempenha papel importante a interacção existente entre o clima, a topografia do terreno (altitude, declive do solo, exposição ao Sol e ventos húmidos), os edáficos (natureza e propriedades física e química do solo), os rios e a própria intervenção do Homem.

São estes os factores que influem decisivamente na distribuição das diferentes espécies em todo o nosso território.

O crescimento das plantas depende muito do clima, isto é, das chuvas e da temperatura. Nas zonas onde chove muito a vegetação é densa, exuberante, contrariamente aos lugares onde a chuva é pouca, sendo que aí a vegetação é escassa.

O clima, a altitude e os solos condicionam a existência de vários tipos de associações vegetais e é isso que explica a predominância de florestas e savanas em todo o país.

Tipos de vegetação

Tendo em conta os factores citados, podemos encontrar no nosso território florestas, savanas, estepe e mangal.

Floresta tropical

Localiza-se nos climas tropicais húmido e de altitude, com maior predomínio no Norte e Centro do país.

Entre as florestas existentes podem distinguir-se: floresta sempre verde, semicaduca, caduca e galeria. A floresta sempre verde possui uma altura de 10 a 20 metros e uma copa larga; as folhas são pequenas e quando caem são substituídas imediatamente; por isso, apresentam-se sempre verdes, particularmente na estação chuvosa. Localiza-se nas áreas onde a precipitação anual é superior a 1500 mm, geralmente onde a altitude é elevada (entre os 1 200 e os 1 600 metros), como são os casos das zonas montanhosas das províncias de Manica, Zambézia e Niassa. Neste tipo de formações vegetais a erva é rara.

Existem zonas em que as suas características se assemelham as da floresta densa da região equatorial, com vários estratos arbóreos, lianas e epífetas.

A floresta semicaduca é frequente nos planaltos localizados no centro e norte do pais. Tem uma precipitação de 1300 mm e as árvores atingem uma altura de 20 metros. Pode ser observada nos planaltos de Chimoio e Mueda. Nesta associação vegetal já aparecem gramíneas com uma certa densidade.

Nos planaltos médios e inferiores, bem como no litoral, apresentam-se com certa frequência as florestas de folha caduca, geralmente onde a precipitação se situa entre os 800 e os 1 200 mm; a sua densidade é grande onde a precipitação também é elevada. Tem a sua maior frequência entre o Save e o Zambeze, no baixo Búzi, planaltos de Cheringoma e Machaze e no litoral Norte; a Sul do Save ela é representativa apenas na cadeia dos Libombos e no litoral Norte.

Floresta galeria

A floresta galeria é uma associação vegetal densa de difícil penetração que se estende ao longo dos rios, principalmente no Norte e Centro do país, atingindo algumas vezes não menos de 50 metros de largura. A vegetação é exuberante, com árvores grandes e lianas. Toma o nome de galeria por o seu aspecto ser parecido com o de um túnel.

Savanas

A savana é uma vegetação constituída por um conjunto de árvores, arbustos e capim. Localiza-se no clima tropical húmido.
Com a diminuição da época chuvosa aparecem, sucessivamente, neste clima as savanas arbórea, arbustiva e herbácea. Esta diferenciação depende da dominância de árvores na arbórea, de arbustos na arbustiva e de ervas na herbácea.

Savana arbórea – o capim é muito alto, aparecem alguns arbustos dispersos e há uma grande densidade de árvores muito altas, de copa larga, de folhas caducas ou persistentes.
Savana arbustiva – o capim é muito alto, aparecem algumas árvores dispersas e há uma grande densidade de arbustos.
Savana herbácea – o capim é muito curto e abundante, as árvores quase que não existem, destacando-se o salpico de arbustos aqui e acolá.

A densidade e altura da savana variam de acordo com a precipitação, as queimadas e o sobrepastoreio. De uma forma geral, a savana é uma associação vegetal não alta, com plantas de folha caduca.

Mangal

O mangal é uma vegetação também típica, que se desenvolve na zona costeira, sob influência das marés e das descargas dos rios.

A Savana Moçambicana

Mais de um terço da superfície de Moçambique está coberta pela savana, por planícies a perder de vista e suaves colinas que constituem um espetáculo excepcional da Natureza. O elevadíssimo grau de produtividade do capim da savana alimenta uma fauna rica, tanto em número como em espécies. Os herbívoros, geralmente ágeis e velozes, vivem em manadas, o que lhes garante protecção e solidariedade no meio de um ambiente aberto.

Vocabulário:
Árvores de folha caduca – árvores que perdem as folhas durante a época seca.
Mangal - é uma vegetação densa, com árvores não muito altas (em média 12 metros), com raízes aéreas, plantas flutuantes e de difícil penetração.
Gramínea — capim.
Densidade – concentração.

Estepe

É uma vegetação que se localiza no clima tropical seco e semiárido. Podemos encontrar este tipo de vegetação no interior do sul do Save e a sul de Tete.
Realça-se a presença apenas de arbustos muito dispersos e capim (raro). As plantas são xerófilas. Os cactos são muito frequentes nesta vegetação. Existem animais de pequeno porte.

A vegetação é muito importante porque:
  • Nos fornece o oxigénio.
  • Evita a erosão.
  • Nos dá medicamentos.
  • Dela se extrai madeira, resina, carvão.
  • Alimenta os animais.
  • Dela obtemos lenha e carvão.
  • Mantém o equilíbrio ecológico.
  • Fornece frutos.

NONJOLO, Luís Agostinho; ISMAEL, Abdul Ismael. G10 - Geografia 10ª Classe. Texto Editores, Maputo, 2017.