Ciclo Geológico: Ciclo das rochas e Ciclo da erosão

Ciclo Geológico

Ciclo das rochas
    Os agentes geológicos internos são os responsáveis pela criação de relevos e os externos encarregam-se da destruição de saliências e do transporte para as depressões dos detritos resultantes dessa destruição.
      Por sua vez, estes depósitos vão-se transformando e dando lugar a novas rochas (Fig. 1).

Fig 1: Ciclo das Rochas

Ciclo da erosão

As transformações do relevo terrestre ocorrem de forma cíclica, com tendência a repetirem-se duma forma semelhante. Estas modificações foram objecto de estudo de vários cientistas, sendo de destacar o estudo de William Davis, fundador da Teoria do Ciclo de Erosão. No seu estudo estabeleceu três fases distintas: juventude, maturidade e velhice.
  • Fase da juventude – Corresponde aos processos geológicos que ocorrem em orogenias recentes, ou seja, relevos recentes, montanhas novas com fortes declives. A água realiza os processos erosivos, arrastando materiais nas vertentes íngremes que vão depositar-se no fundo, por onde passam as correntes de água. A natureza das rochas, a inclinação das vertentes e a velocidade da água dos rios é determinante no tipo do trabalho erosivo realizado na fase juvenil do ciclo de erosão.
  • Fase da maturidade – Nesta fase estão patentes as marcas da fase erosiva, por isso, o pendor não é acentuado, a velocidade da água do rio é reduzida, as margens dos rios são muito desgastadas pelos materiais que os rios transportam; no fim deste processo formam-se planícies de aluvião, onde estão depositados muitos materiais. Os vales são profundos com gargantas enormes.
  • Fase da velhice – Os agentes continuam a aplanar suavemente o relevo da planície, que nesta fase se apresenta bastante larga. Na parte terminal do rio formam-se terraços correspondentes aos processos de rebaixamento do leito na costa e as marcas deixadas têm a forma de escadaria disposta em direcção ao rio. É na fase da velhice que recomeça o rejuvenescimento do relevo; portanto, a seguir, o ciclo da erosão recomeça com todas as fases previstas na teoria de William Davis.

Importância do relevo

O relevo terrestre é uma combinação de estruturas rochosas de grande importância para o Homem dado que é onde ele realiza todas as suas actividades.
     Das rochas degradadas pelos agentes erosivos desenvolvem-se os solos que são a base para o desenvolvimento da Biosfera.
    Na combinação das várias esferas desenvolve-se a camada da Pedosfera e as estruturas de rochas são reservatórios de combustíveis fósseis, como seja o carvão, o gás e o petróleo com muita aplicação industrial e doméstica.
       Além disso, as rochas constituem minérios valiosos com aplicação industrial, nas obras públicas, etc.

WILSON, Felisberto. G11 - Geografia 11ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2017.