Classificação das cidades: as principais funções das cidades

6.4. Classificação das cidades – as principais funções das cidades

As funções da cidade são determinadas pela actividade principal desenvolvida pela população, embora a maioria das cidades exerçam todas as funções, há uma actividade preponderante que leva a que se considere tal actividade como especialidade desta ou daquela cidade. É a partir da estatística ou sondagem ou informações fiscais que se obtém dados que nos permitem classificar ou ordenar as funções de um aglomerado urbano. Igualmente, se as grandes cidades assumem quase todas as funções urbanas, há um grande número de pequenas cidades especializadas, cuja actividade é dominada por uma função preponderante. Ademais, uma cidade com uma função dominante apresenta uma morfologia e fisionomia próprias, uma Vida particular e um cunho característico que facilmente a distingue.

As cidades desempenham uma série de funções: funções de direcção e comando; funções de produção e consumo; e funções que asseguram serviços.

a) Funções de direcção e comando

As funções de direcção e comando compõem-se de: função política, função financeira e função directiva ou administrativa.

Função política – exprime-se pelos poderes do Estado que muitas cidades detém; ou seja, é uma função característica das cidades capitais de Estado, apesar de não serem exclusivas, onde os governos tem as suas sedes. São simbolizadas por um grande número de actividades públicas e é onde muitas vezes se encontram os centros de decisão de grandes empresas. Washington, com cerca de 3 milhões de habitantes, possui 600 000 funções relacionadas com a função de capital política e das decisões políticas.

Função financeira – é conjuntamente com a função politica a mais urbana de todas as funções urbanas. As cidades sempre foram locais de acumuIação de riqueza, pois foram e continuam sendo lugares de troca e de comércio. Desde a Idade Média que as cidades da Europa Ocidental congregam capitais; foi esta longa herança que permitiu e explica o desenvolvimento de estabelecimentos bancários e a importância das bolsas de valor nas grandes cidades (Paris, Londres, Zurique). Fora da Europa, outras cidades explicam o seu desenvolvimento pelas mesmas razões, são os casos de Nova Iorque, Hong-Kong, entre outras.

Função directiva ou administrativa – esta função é conferida às cidades com uma vasta gama de serviços, onde as sedes administrativas de grandes empresas industriais, comerciais e financeiras se concentram, em áreas especificas. Essas áreas resultam nos famosos "Central Business District» (CBD), city ou baixa, que orientam e administram a Vida económica de um pais, região e, por vezes, a Vida mundial.

b) Funções de produção e consumo

Estas funções compreendem a função industrial, a função comercial e a função de consumo.

Função industrial – pese embora a actividade industrial esteja patente em quase todas as Cidades, existem algumas que resultaram exclusivamente da actividade industrial. Trata-se de algumas cidades da Europa Ocidental e Estados Unidos da América surgidas em resultado da Revolução Industrial e da exploração dos recursos minerais do subsolo e que acabaram marcando profundamente toda a paisagem circundante.

Contudo, apesar de algumas destas cidades estarem em declínio face ao esgotamento dos recursos no passado explorados, muitas são aquelas, que fruto da expansão industrial, continuaram a exercer a sua função industrial, mantendo simultaneamente toda a Vida, traços e características que outrora lhe foram peculiares, nomeadamente o céu cinzento proveniente das suas chaminés fumegantes e casas escurecidas, transito de viaturas intenso, ruas cheias de gente, apenas para citar alguns exemplos. São os casos de Manchester, Turim, Pittsburgh, Essen, entre outras.

Função comercial – a actividade comercial teve e continua desempenhando um grande papel na criação e desenvolvimento das cidades. Já na Idade Média desempenhou um grande papel no nascimento e desenvolvimento das cidades através das trocas comerciais e da acumulação de capitais.

As vias de transporte e comunicação foram um dos primeiros factores de localização da cidade que ainda hoje se mantém. Vias como os rios, o mar, caminho-de-ferro e, recentemente, as estradas e os modernos aeroportos estimulam as trocas comerciais, quer ao nível interno como externo. As cidades costeiras cumprem uma função primordial nas trocas comerciais, como são os casos das cidades do Cabo, Maputo, Beira e Nacala em Africa e Roterdão, Antuérpia e Hamburgo na Europa.

Ao longo dos rios localizam-se algumas das principais cidades comerciais europeias como Basileia, Estrasburgo, Colónia, Roterdão, no rio Reno; e nas margens de grandes lagos, como por exemplo os americanos, localizam-se as cidades de Detroit, Chicago, Cleveland e outras.

Estas cidades comerciais exercem uma função muito importante na complementaridade tanto regional, como nacional ou internacional, como é o caso de Tóquio, Valparaíso, Londres, Amesterdão, Liverpool, Marselha, New York, Montreal, Milão, entre outras.

Função de consumo — as cidades recebem e consomem grandes quantidades de produtos agrícolas, materiais de construção, energia, água e diversos produtos manufacturados. Este consumo provoca um efeito negativo no ambiente. Assim, a função de consumo é aquela que diz respeito ao papel e dimensão consumista da cidade, uma vez que o consumo se materializa através da compra de produtos, resultantes da transformação de matérias-primas.

c) Funções de prestação de serviços

Função sanitária – é aquela função desempenhada pela cidade com O fim de assegurar as condições básicas de higiene e serviços de saúde dos seus habitantes. Assim, a cidade exerce uma função de responsabilidade relativamente a uma comunidade mais ou menos grande. O número de estabelecimentos hospitalares é um bom indicador da influência da cidade neste campo.

d) Função de ensino, de educação e cultural

Função cultural – as cidades exercem um papel de destaque na área cultural. Este papel associa-se existência, desde há longa data, da sua função universitária, tornando-as centros de pesquisa e investigação, centros de animação artístico-culturais e produção cultural.

Grandes cidades estão dotadas de um grande número de estabelecimentos de ensino com destaque para o ensino universitário. São exemplos de cidades como Oxford, Cambridge, Montpellier, Uppsala, Heidelberg, Pretoria, Maputo para Moçambique, entre outras. Estas cidades são únicas e distintas de outras, tornando-os singulares nas funções que exercem – a função educativa, académica e cultural.

e) Funções de turismo e de recreação

Tanto as cidades costeiras bem como as de montanha, as de sol ou de neve, termais, com águas mineromedicinais, oferecem a todos aqueles que as procuram, diversão, sossego, paz e tratamento.

As cidades costeiras com boas condições climáticas, sol e água do mar são muito procuradas para actividades balneares por turistas de todo o mundo. As montanhas oferecem neve para actividades desportivas tais como o ski no Inverno, sendo de destacar as estações dos Alpes, as estâncias termais não só oferecem alivio e cura para determinadas doenças assim como proporcionam descanso e lazer para os seus frequentadores.

f) Função religiosa

por vezes as cidades foram e são o resultado de factores religiosos; tem-se como exemplos as cidades de Jerusalém, Meca, Vaticano, Fátima, entre outras. Estas surgiram em locais de «aparições» de entidades místicas, de importantes mosteiros, catedrais, etc. Atraem milhares de peregrinos e dão origem a receitas de montante importante devido aos serviços (alimentar, alojamento, comercial, etc.) que existem para suporte ao peregrino.

g) Função múltipla

A função múltipla ou mista é aquela que congrega dentro duma mesma cidade várias funções, nomeadamente a função político-administrativa (que é por excelência a actividade que caracteriza qualquer capital de Estado, pois costuma ser na capital do pais que se localiza a sede do governo, embaixadas, bem como o centro decisório das grandes empresas, a banca, seguros, comunicações entre outras), industrial, comercial, financeira, de defesa, cultural, religiosa, turística e outras mais.

Partindo do pressuposto que a função da cidade é a actividade principal que a torna especializada numa dada actividade, torna-se claro que em quase todas as cidades existem inúmeras actividades, ou seja, todas as cidades desempenham um pouco de todas as funções referenciadas, o que as torna múltiplas ou mistas em seu funcionamento.

Para o caso de Moçambique pode-se afirmar que a cidade de Maputo desempenha simultaneamente esta função mista, por ser o centro político, administrativo e comercial de Moçambique.


Bibliografia

MANSO, Francisco Jorge; VICTOR, Ringo. Geografia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

Comentários