Classificação das plantas

2.8.1. Classificação das plantas

Devido sua grande diversidade, tornou-se necessário dividir as plantas em grupos mais pequenos. Podemos utilizar a seguinte classificação, bastante simplificada.

 

Plantas não vasculares

Plantas Vasculares (Tracheobionta)

Sem semente

Com semente

Pteridófitas

Gimnospérmicas (plantas sem flor)

Angiospérmicas (plantas com flor)

Divisão

Bryophyta

Tracheophyta

Coniferophyta

Cycadophyta

Ginkgophyta

Gnetophyta

Magnoliophyta

Classe

Musci

Filicinae

 

Liliopsida (monocotiledóneas)

Magnoliopsida (dicotiledóneas)

Existem diferentes características que importa considerar na classificação das plantas. E o caso da reprodução sexuada, que inclui sempre alternância de gerações – são seres haplodiplóides.

Em Botânica, chama-se alternância de gerações ao ciclo de Vida de muitas plantas e algas, que apresentam duas formas multicelulares diferentes:

  • Geração gametófita ou fase haploide — estruturas cujas células possuem núcleos haploides (o gametófito);
  • Geração esporófita ou fase diploide — estruturas cujas células possuem núcleos diploides (o esporófito).

Estas «gerações» produzem esporos como produtos reprodutivos, mas, no gametófito, os esporos denominam-se gâmetas — esporos haploides, que se conjugam para dar origem a um zigoto. As estruturas onde são produzidos os esporos chamam-se esporângios.

A alternância de gerações tira o máximo partido dos dois tipos de reprodução: a geração gametófita aumenta a variabilidade genética e a esporófita facilita a dispersão, pela produção de esporos. Nas plantas, as gerações são heteromórficas, ou seja, ao contrário de algumas algas haplodiplontes, o gametófito e o esporófito têm aparências totalmente diferentes.

Existem igualmente vários tipos de reprodução sexuada:

  • Isogâmica – gâmetas morfologicamente iguais, geralmente flagelados, que são libertados para o meio, onde ocorre a fecundação;
  • Anisogâmica – gâmetas morfologicamente diferentes, sendo o feminino maior, em que ambos são libertados, existindo fecundação externa;
  • Oogâmica – caso particular da anisogamia, ocorre quando o gâmeta feminino é tão grande que se torna imóvel, enquanto o masculino é pequeno e móvel. Neste caso, a fecundação é interna, ocorrendo no interior do gametângio feminino.

Uma planta denomina-se monóica quando apresenta os dois sexos no mesmo corpo e dióica quando apresenta sexos separados.


Bibliografia

PIRES, Cristiano; LOBO, Felisberto. Biologia 11ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.
 

Comentários