Classificação dos solos

Classificação dos solos

Pela importância dos solos na economia dos estados, vários cientistas dedicaram-se ao estudo deste importante recurso. Dokuchaiev e Glinka, (russos), Buchafour (francês) e Marbut e Kellog, da escola americanas foram alguns estudiosos que se debruçaram sobre os solos e que apresentaram propostas de classificação.

De um modo geral, todos os trabalhos têm como factor mais importante na classificação dos solos, o clima e seus elementos.
O pedólogo Dokuchaev distingue três (3) tipos de solos: zonais, azonais e intrazonais.
  • Solos zonais: São aqueles que se formam em boas condições de precipitação, drenagem, acção prolongada do clima e da vegetação.
  • Solos intrazonais: São aqueles que se formam em condições especiais: presença de grandes quantidades de sais, ou calcário como rocha-mãe e drenagem também especial.
  • Solos azonais ou imaturos: Têm perfil pouco desenvolvido, onde não se notam as diferenciações entre os horizontes A, B e C.
De modo geral, A classificação do pedólogo Dokuchaiev é válida para solos virgens pouco comuns, devido acção da agricultura que interfere nos horizontes.

Distribuição geográfica dos Solos Zonais

  • a)    Solos ferralíticos
É o tipo de solo zonal mais comum na zona intertropical. Caracteriza-se por uma alteração profunda da rocha-mãe acompanhada de libertação de óxidos de ferro, de alumínio e sílica, a que se segue uma intensa lixiviação. A sílica libertada limita a formação de argila por recombinação com alumínio.
  Devido presença de óxidos de ferro, os solos ferralíticos apresentam coloração avermelhada, são solos profundos, lixiviados e pobres nas zonas tropicais. O calor e a evaporação provocam a subida de óxidos que formam couraças lateriticas.

  • b)    Terras vermelhas tropicais
Estes solos desenvolvem-se nas regiões tropicais, nos planaltos do Brasil, nas savanas da África Oriental, no Decão, no Ceilão e na Asia das monções asiáticas, com uma estação seca bem marcada e temperatura elevada durante todo o ano. As chuvas da estação húmida causam a lixiviação, mas o solo é rico em húmus e minerais. São solos férteis, mas a desfloração e a exposição excessiva ao sol e ao vento esgotam o solo muito rapidamente.

  • c)    Solos desérticos
Solos arenosos vermelhos e pobres em húmus, ocorrem nos desertos quentes com fraca precipitação e vegetação praticamente nula. Este tipo de solo é muito pobre. Só existem em terras férteis nos oásis.

  • d)    Terras cinzentas
Estes solos formam-se nos desertos continentais das regiões temperadas, onde embora tenham fraco teor em húmus, acumulam produtos minerais que são trazidos superfície por acção da capilaridade. Têm uma cor cinzenta Clara e são muito férteis quando irrigados.

  • e)    Solos castanhos
Estes solos desenvolvem-se nas regiões secas de ervas curtas. Formam-se onde a precipitação anual é bastante fraca e, como tal, não são solos lavados. O horizonte A é um horizonte acastanhado enriquecido em húmus, proveniente das ervas da cobertura que ocorrem numa faixa estreita a Sul da estepe russa e nas áreas mais secas dos EUA, nas pampas da Argentina e no vale da África do Sul.

  • f)      Tchernozion
São os solos negros da estepe russa, das pradarias dos EUA e do Canadá e das pampas da Argentina. Não são solos lavados, porque a precipitação é baixa e a acumulação de ervas e gramíneas no horizonte A por vezes tem mais de 50 cm de espessura. Devido à natureza aberta da vegetação e ao clima semidesértico, particularmente na Rússia e nos EUA, têm sofrido muita erosão eólica quando a lavoura destrói a cobertura vegetal. São muito férteis e correspondem às grandes áreas de cultura do trigo no mundo.

  • g)    Solos castanhos florestais
Solos mais ricos em húmus e menos ácidos, do tipo roga com destruição da vegetação natural provoca mineralização e lixiviação e exposta a processos de erosão, que vertentes das montanhas é particularmente grave. Este tipo de solo desenvolve-se por baixo da floresta das regiões de clima temperado oceânico, como Inglaterra, França, Costa Sul da Austrália e Norte da Nova Zelândia. São solos muito bons para a agricultura.

  • h)    Solos cinzento-acastanhados podzólicos
Nos climas temperados moderados, a lixiviação não é tão severa e a cobertura vegetal de árvore de folha caduca produz solos menos ácidos e mais ricos em húmus do que as florestas de coníferas. São os solos intermédios entre os podzóis e as terras castanhas e os solos castanhos florestais.

  • i)      Solos podzólicos
Os climas frios e húmidos frescos que permitem o desenvolvimento de florestas de coníferas, produzem um horizonte A rico em húmus, passando gradualmente a um horizonte cinzento-esbranquiçado causado pela lixiviação ou lavagem dos minerais, que se acumulam na base do horizonte B.
Estes solos são geralmente muito ácidos e de pouco rendimento agrícola.
  • j)      Solos de tundra
Os solos de tundra desenvolvem-se em clima de fraca precipitação, temperatura sempre baixa, subsolo permanentemente gelado, baixa evaporação, fraca vegetação, solo empapado de água, horizontes fracos, com turfas e muita lama gelada no Inverno, são solos pobres.

Solos intrazonais

  • a)    Solos halomórficos ou salinas
Nos climas quentes ou noutras áreas onde o sal se acumula, quer por evaporação das águas das superfícies líquidas, ou pela chegada à superfície de soluções por capilaridade, pode formar-se uma crosta acinzentada salgada. Os solos salgados mais comuns são os solonchak.

  • b)    Solos de hidromórfico
Quando os solos estão empapados de água e o ar não pode circular, a matéria orgânica altera-se apenas parcialmente e pode acumular-se e atingir grandes espessuras. A turfa pode ser utilizada como combustível e indicador acerca do clima e vegetação acerca do passado, este tipo de solo não pode ser cultivado, quando não for drenado convenientemente.

  • c)    Solos calcários
Resultam da influência da natureza da rocha-mãe - o calcário. O tipo mais comum é a rendzina, que tem um horizonte A geralmente muito delgado, que assenta directamente sobre o horizonte C, ligeiramente alterado.
Nos climas secos com uma estação seca bem marcada, tal como nas regiões calcárias vizinhas do Mediterrâneo, a escorrência lava os materiais insolúveis e leva-os para as fissuras do calcário, onde se acumulam sob a forma de terra roça.

Solos azonais
  • a)    Litossolos, regossolos e aluviais
O processo de formação deste tipo de solos é curto, pois a alteração da rocha-mãe não chega a evoluir até formar um perfil completo; este processo ocorre nas zonas montanhosas, dunas e loess.
É comum também nas zonas de afloramentos rochosos, à beira dos rios, próximo do mar e nas zonas de lava vulcânica recente.

Importância dos solos

Os solos constituem a base da produção agrícola e o meio de produção para a maioria da população do campo, obtendo-se alimentos básicos da produção e da matéria-prima para as indústrias. O solo é suporte de toda a Biosfera, ao alimentar as plantas que alimentam os animais.
No momento actual, em que a fome assola vários países do 3o Mundo, as questões sobre o uso racional dos solos, preservação e conservação, são uma preocupação para a humanidade.



Bibliografia
WILSON, Felisberto. G11 - Geografia 11ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2017.

Comentários