Clima: caracterização dos diferentes tipos de clima

Caracterização dos diferentes tipos de clima

a)    Clima Equatorial

Localiza-se numa faixa estreita entre os 5° de latitude norte e Sul; podendo descer um pouco em direcção aos trópicos.
Esta zona corresponde às bacias de Congo, Amazonas, Madagáscar, ilhas do Índico e Pacífico.
  • Características do clima
Este clima tem temperaturas muito altas, com a influência dos ventos húmidos alísios e do ponto de vista térmico, com menor amplitude térmica ao longo do ano. As chuvas caem também todo o ano, são do tipo convectivo e os ventos são muito fracos.
A nebulosidade é muito elevada; normalmente não há estações do ano. Os ventos são fracos.
  • Fauna e flora
A floresta é muito densa, sempre verde, com numerosas espécies; lianas, plantas trepadeiras e epífitas. Todas apresentam as folhas grandes e arredondadas, que dificultam a penetração da luz e perdem-nas em qualquer época do ano. As folhas são largas a fim de facilitar a transpiração e o escoamento das águas das chuvas. Os troncos são delgados e lisos, ramificando-se apenas no alto, com três estratos relativamente às diferentes alturas das copas das grandes árvores.
O estrato arbóreo é constituído por grandes árvores de 30 a 40 m de altura, atingindo algumas delas os 70 m. O estrato arbustivo é com árvores relativamente baixas.
No estrato herbáceo é de superfície, mas pobre; as raízes são extremamente curtas. É habitada por animais de pequeno porte, trepadores, aves e répteis.

b)   Tropical Seco

Localiza-se em África, particularmente, no Sudão, África Oriental, Sahel, parte da África do Sul entre os paralelos 5° - 15° latitude norte e sul, zona envolvente dos desertos.
  • Características do clima
A época seca varia entre os 6 e 9 meses, com as temperaturas elevadas ao longo do ano. As médias mensais superiores a 18 °C; as precipitações são variáveis, em média 1000 mm.
Tem amplitudes térmicas relativamente altas.
  • Fauna e Flora
Floresta tropical seca; na época seca, as árvores e arbustos perdem as folhas. As folhas são duras e estão cobertas de ceras ou pêlos. Os troncos são envolvidos por uma casca grossa. A luz chega facilmente ao solo, que se encontra coberto de arbustos rasteiros e ervas.
   A fauna é constituída por grandes herbívoros (girafa, zebra, elefante, etc.) e grandes predadores (leões, leopardos, hienas, etc.).

c)   Clima Tropical Húmido

Localiza-se entre os paralelos 5° - 15° de latitude norte e sul; ou seja, na Venezuela, parte da Colômbia, todo o interior do Brasil, do Sudão, da África Oriental, parte da Africa Austral, Norte da Austrália, da Índia e da Indochina - zona das monções.
A savana localiza-se em África, América e Austrália.
  • Características do clima
A temperatura média anual é elevada, acima de 20 oc com pequenas amplitudes térmicas; as chuvas são do tipo convectivas e abundantes durante 7 meses. Nas zonas de monções, o clima é muito chuvoso, sendo comuns as cheias e as inundações.
A precipitação chega a atingir 1500 mm por ano.
  • Fauna e Flora
Floresta tropical húmida, tem entre 3 a 6 meses secos, cresce na periferia da floresta equatorial e nas regiões litorais expostas aos ventos de monção floresta relativamente aberta. O número de espécies é menor e há menos lianas e epífitas.

Os troncos das árvores apresentam lianas de acordo com as estações do ano. Devido à facilidade da penetração da luz solar, a vegetação junto ao solo é mais densa.
Abunda cobras, papagaios, macacos, jaguares, morcegos, etc.

Savana: vegetação constituída por um conjunto de árvores, arbustos e capim. A sua densidade e altura variam de acordo com a precipitação, queimadas e o pastoreio. Tem plantas baixas, folha caduca e espinhosa.

A savana é rica em herbívoros: elefantes, rinocerontes, leões, leopardos, hienas, chacais, tigres, répteis e insectos.

d)   Clima Desértico Quente

Os climas desérticos e semidesérticos localizam-se entre os paralelos 15° - 30° norte e sul numa zona de altas pressões tropicais e de subsidência do ar. As zonas desérticas são: Sahara, Calahari, interior da Austrália, Arábia, litoral do Perú, Chile e Califórnia.
  • Características do clima
Tem temperaturas muito altas de dia e baixíssimas à noite - dai, a amplitude térmica diurna ser muito elevada. A falta de humidade e de nuvens é responsável pela amplitude elevada.
  • Fauna e Flora
A vegetação é rara e apresenta características xerófilas adaptadas, portanto, å grande secura do clima, com folhas reduzidas e espinhos (para evitar a perda de água por transpiração), os caules carnudos (para armazenar água) e raízes profundas e ramificadas (a fim de captar a humidade do solo). São disso exemplo os cactos.
  Nas zonas onde as águas subterrâneas estão próximas da superfície surgem zonas verdejantes chamadas oásis.
    A presença de água permite a existência de vegetação natural. São típicas a palmeira e a tameira e animais como répteis, roedores, cangurus, abutres, avestruzes e camelos adaptados ao calor.

e)   Clima Subtropical Húmido

Localiza-se nos territórios dos Estados Unidos, todo o Sul da China, Norte da Argentina, Uruguai, Sui do Paraguai e Brasil e na costa oriental da África do Sul e Austrália nas latitudes 25° - 35° norte e sul.
  • Características do clima
É um clima de verão quente e húmido e um Inverno muito suave.
Temperaturas até 22 °C, com ambiente de elevada humidade. No Inverno, a temperatura é suave, em média de 10 °C. A precipitação é superior a 750 mm por ano, distribuída irregularmente (do tipo convectiva), acompanhada por trovoadas. Esta zona é muito afectada por tufões e furacões porque sofre influência dos ventos e das monções.
  • Fauna e Flora
A vegetação é abundante e diversificada: predominam árvores folhosas como o carvalho, o ácer, a tília, a cárpea, a magnólia e coníferas.
Também existem arbustos trepadeiras (lianas, epífitas) e árvores de grande valor económico.
    A fauna é constituída por roedores e animais pequenos que coabitam com ursos, tigres e outros predadores.

f)     Clima Mediterrânico

Localiza-se na bacia do Mediterrâneo, centro e sul da Califórnia, centro do Chile, sul da Austrália e da África do Sul, praticamente entre 30° - 40° latitude norte e sul.
  • Características do clima
O clima mediterrânico tem verão quente e seco, Inverno húmido e suave. A temperatura do mês mais quente é superior a 22 °C.
As amplitudes térmicas são elevadas com temperatura a não chegar aos 0 °C nos meses mais frios.
   A precipitação anda por volta dos 500 mm por ano: é do tipo frontal com fraca nebulosidade, dias cheios de sol, próprios para banhos de sol, por isso é muito apreciado por turistas. A forte insolação no verão deve-se à fraca nebulosidade e grande evaporação.
  • Fauna e Flora
É constituída por plantas que conseguem adaptar-se tanto a um verão longo, quente e seco, como a um Inverno fresco e húmido. Essas plantas apresentam, portanto, características xerófilas, baixas, de pequeno porte, ramos torcidos, cheios de nódulos e sempre verdes.

As formações herbáceas mais comuns são: o sobreiro, a azinheira, a oliveira, o pinheiro manso, o cedro e a alfazema. Ocorrem também formações vegetais conhecidas por garriches de ervas e arbustos degradados pelo gado que retiram completamente os vestígios dos bosques. É notória também a presença de maquis com espécies arbustivas: medronheiro, aroeira e arboeiras de 6 a 8 m. Neste tipo de vegetação ocorrem maciços vegetais densos com trepadeiras e silvas.

As espécies mais comuns são animais de pequeno porte designadamente cabras, burros e abelhas pouco desenvolvidas devido à escassez da água.

g)   Clima Temperado Marítimo

Localiza-se no Norte de Espanha, até ao Sul da Escandinávia, litoral noroeste dos Estados Unidos, Sudoeste do Canadá, litoral do Chile, Sueste da Austrália, Tasmânia, Nova Zelândia e parte da África do Sul, nos paralelos 40° - 60° de latitude norte e sul.
  • Características do clima
É um clima de Verão e Inverno suave, temperaturas amenas todo o ano, particularmente no Inverno.
A pluviosidade anual ronda os 750 mm e é do tipo frontal e no Inverno apresenta-se em forma de neve. O céu mantém-se coberto pela elevada nebulosidade. Neste tipo de clima, o tempo é muito estável em que passam frentes quentes e frias.
  • Fauna e Flora
Predomina a floresta caduca. O número de espécies não é muito grande. Normalmente domina uma só espécie, o que dá as florestas destas regiões um quadro muito homogéneo.
As folhas caem no Inverno, são pequenas e finas, os troncos têm casca espessa e ramifica-se junto ao solo, de modo que as copas ocupam um espaço maior.
     Na Europa, dentre outras, destacam-se: a faia, o carvalho, o choupo, o salgueiro, como as mais vulgares.
   Na América, a vegetação é semelhante, mas a variedade é maior e junto ao Pacifico encontram-se os magum, florestas de coníferas. As árvores atingem 50-60 m de altura e 2-6 m de diâmetro e crescem muito juntas. A sequoia ultrapassa os 100 metros de altura e 10 de diâmetro.
Na fauna abundam veados, ratos, falcões, texugos, esquilos-cinzentos, etc.

h)   Clima Continental

Abrange o interior dos grandes continentes na América do Norte, na grande planície Este-Oeste e europeia e Ásia Central.
  • Características do clima
O Verão é bastante quente e o Inverno frio. Recebe a influência das correntes húmidas dos oceanos.
    As precipitações do tipo convectivo, concentram-se nos meses quentes acompanhadas por fortes trovoadas* na época do Inverno, a precipitação é em forma de neve e chega a atingir 750 mm ao ano.
A temperatura é superior a 22 °C e a humidade é elevada.
  • Fauna e Flora
O tipo de vegetação predominante é a pradaria onde domina uma formação herbácea continua, muito densa, designada por pradaria e estepe. As espécies herbáceas chegam a atingir 2 m de altura mas com ausência de árvores.
Na Argentina e Uruguai, esta formação é denominada pampa.
   Esta formação ocupa grandes extensões nas planícies centrais dos Estados Unidos, Europa Oriental, Sibéria Ocidental, Canadá e na Argentina. É uma floresta mista. É constituída por árvores de folha caduca e por árvores de folha persistente (coníferas). A fauna é constituída por coiotes, bisontes americanos, cavalos selvagens, lobos de pradaria, etc.

i)      Clima Frio Continental

Localiza-se na Polónia, Rússia, Japão, norte dos Estados Unidos e sul do Canadá, entre os paralelos 450 600 a norte do clima temperado continental.
  • Características do clima
O clima frio continental caracteriza-se por um Inverno muito frio e um verão curto e quente. As temperaturas são baixas no Inverno, em média inferiores a 0 °C e no verão não alcançam os 22 °C no mês mais quente.
    A precipitação é inferior a 750 mm, concentrada no verão do tipo frontal e no Inverno com neve que cobre a terra por muitos dias. O clima frio continental recebe a influência das barreiras montanhosas que impedem a penetração de ventos húmidos do mar.
Ocorrem habitualmente ventos fortes que levantam poeiras.
  • Fauna e Flora
Flora: Florestas de coníferas e as tundras.
Fauna: Lobos, ursos e raposas.

j)      Clima Desértico Frio

Localiza-se na Mongólia e oeste dos Estados Unidos.
  • Características do clima
O Verão é quente e o Inverno muito frio: a secura é grande e as amplitudes térmicas anuais e diurnas são elevadas.
A precipitação é escassa, geralmente inferior a 150 mm com ventos frequentes, por vezes muito violentos. Normalmente, levantam nuvens de poeiras.
  • Fauna e Flora
Predomina a taiga com várias espécies vegetais arbóreas.
Nesta zona desenvolvem-se associações vegetais adaptadas ao frio intenso, a taiga, que em muitas zonas se encontra ameaçada pela actividade humana. É uma floresta de coníferas, densa, de grande porte, folhagem mista e persistente. As principais são pinheiro abeto, larice, pinus, picea e têm poucos animais tais como: a raposa branca, urso, esquilo, lobo, aves: bufosnivais, cruza bicos e caliandras.

k)   Clima Subárctico

Localiza-se entre 55 – 65° de latitudes norte e sul na Suécia, Finlândia, norte da Rússia, norte da Sibéria Alasca e grande parte do Canadá.
  • Características do clima
A temperatura chega a atingir -50 °C ou -70 °C e no mês mais quente não atinge os 10 °C. O Verão é pouco quente e curto. O Inverno é extremamente longo e muito rigoroso. A precipitação é escassa, geralmente inferior a 500 mm anuais e no Inverno ocorre neve. Os anticiclones impedem praticamente as precipitações.
  • Fauna e Flora
Floresta de coníferas com árvores altas (20-30 m) de folha persistente em forma de agulha. A copa é em forma de cone e o tronco delgado.
Os animais predominantes são: o urso, o lobo, a raposa, e a manta.

l)      Clima Polar

Localiza-se no Alasca, norte da Sibéria, Groenlândia e norte do Canadá.
  • Características do clima
É o único no mundo com a temperatura média do mês mais «quente» inferior 10 °C; podendo ter temperaturas negativas durante todo o ano. A precipitação é bastante escassa, a amplitude térmica anual é considerável e os ventos sopram com grande intensidade.
    No Inverno, as temperaturas permanecem muito baixas, com média anual de -32 °C e de -35 °C, no interior da Antárctida. A temperatura mais baixa da Terra -88 °C registou-se na Antárctida.
    A precipitação anual é inferior a 250 mm, sendo conhecido por clima das regiões geladas.
  • Fauna e Flora
É o clima mais repulsivo para a Vida animal e vegetal sendo a taiga e as coníferas a vegetação mais desenvolvida o número de espécies é reduzido a apenas pinheiros, epíceas e larícios.

As árvores são de tronco direito e conservam as agulhas durante todo o ano.
O sub-bosque é reduzido, pois as árvores com agulhas persistentes provocam uma insuficiência de luz junto ao solo e as baixas temperaturas dificultam a decomposição da matéria orgânica.

Os animais desta zona têm de suportar o frio intenso: são de grande porte e possuem um isolamento especial com pêlos, penas ou gorduras como são os casos de ursos, raposas árcticas e pinguins.

m)  Climas de Altitude

Localiza-se nos Pirenéus, Alpes, Cáucaso, Cárpatos, Planalto de Tibete, Pamir, Altai, Montanhas rochosas e nas regiões tropicais localizam-se nas cordilheiras dos Andes, relevos do México, este do Brasil, Kilimanjaro, Himalaias, entre outros lugares.
  • Características do clima
O gradiente térmico é de cerca de 0,6 °C/100 m. A insolação nas zonas montanhosas condiciona o comportamento do ar ao longo da altitude e conduz ao agravamento do gradiente térmico. A sul apresenta sempre encostas soalheiras mais quentes e húmidas, em oposição ao Norte onde existem encostas sombrias com precipitação do tipo orográfica.
  • Fauna e Flora
  • Na base até 1800 m floresta densa.
  • Dentre 1800 – 2800 m - floresta húmida.
  • Floresta de matagal.
  • 3800 – 5000 m - pradarias, musgos e liquenes.
  • Vegetação muito fraca com muita neve.
Na fauna podemos encontrar: cabrito montês, águia real, leopardo das neves, panda pequeno, etc.





Bibliografia
WILSON, Felisberto. G11 - Geografia 11ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2017.

Comentários