Didáctica: Suas relações com a Pedagogia e outras Ciências

Didáctica: Suas relações com a Pedagogia e outras Ciências

Introdução
A didáctica é uma ciência pedagógica, sendo por isso que mantem relação com a pedagogia. Mas também vemos que devido a complexidade do processo de ensino e aprendizagem, de um lado, e, por outro, tendo em conta ao carácter interdisciplinar de quase todos os ramos de saber, a didáctica mantem relações com outras ciências.

De facto, a actuação do professor com propósito de ensinar, exige deste um agir tendo em conta não somente habilidades didácticas, mas também pedagógicas e um certo sentido psicológico, sociológico, biológico, filosófico, etc, devendo, neste sentido, o professor se municiar de conhecimentos destas disciplinas: o agir didáctico é ao mesmo tempo pedagógico, biológico, sociológico, filosófico, etc.

Ao nos propormos nesta lição discutirmos esta questão de relação da didáctica com outras disciplinas, esperamos que ao completa-la, você será capaz de:
  • Explicar a contribuição das outras ciências (pedagogia, psicologia, biologia, sociologia, filosofia) para a actividade didáctica do professor
  • Redefinir o campo específico de investigação da didáctica, tendo em conta as especificidades de objecto de estudo das outras ciências com as quais tem relação.
  • Diferenciar o objecto de estudo da Didáctica Geral daquele das Didácticas especificas.

 Actividades
  • 1.De que forma a didáctica se relaciona com a pedagógica e outras ciências?
  • 2.Qual é o objecto específico da didáctica dentro da investigação pedagógica?
  • 3.Diferencie a Didáctica Geral das Didácticas Especificas.
Respondendo a primeira questão, com certeza que deve ter pensado que a dependência da Didáctica em relação à Pedagogia se verifica na impossibilidade de se especificar objectivos da instrução, das matérias e dos métodos, fora de uma concepção de mundo, de uma opção metodológica geral e uma concepção de praxis pedagógica, uma vez que essas tarefas pertencem ao campo do pedagógico. É verdade que a finalidade imediata do processo didáctico é o ensino de determinadas matérias e de habilidades cognitivas conexas; todavia, por se tratar de matérias ou temas de ensino, implicando, portanto, dimensão formativa, a eles se sobrepõem objectivos e tarefas mais amplos determinados social e pedagogicamente. Dai considerar-se a didáctica como disciplina de intersecção entre a teoria educacional e as metodologias especificas das matérias que se esclarecem e se particularizam sob características comuns, básicas, da actividade pedagógica e, em particular, do processo de ensino e aprendizagem.

Em outras palavras, a didáctica opera a interligação entre a teoria e pratica. Ela engloba um conjunto de conhecimentos que entrelaçam contribuições de diferentes esferas científicas (teoria da educação, teoria do conhecimento, psicologia, sociologia, etc.), junto com requisitos de operacionalização.

Noutros termos, a Pedagogia investiga a natureza das finalidades da educação como processo social, no seio de uma determinada sociedade, bem como as metodologias apropriadas para a formação dos indivíduos, tendo em vista o seu desenvolvimento humano para tarefas na vida em sociedade. Quando falamos das finalidades da educação no seio de uma determinada sociedade, queremos dizer que o entendimento dos objectivos, conteúdos e métodos da educação se modifica conforme as concepções de homem e da sociedade que, em cada contexto económico e social de um momento da historia humana, caracterizam o modo de pensar, o modo de agir e os interesses das classes e grupos sociais. Portanto, a Pedagogia é sempre uma concepção da direcção do processo educativo subordinada a uma concepção político-social.

Sendo a educação escolar uma actividade social que, através de instituições próprias, visa a assimilação dos conhecimentos e experiências humanas acumuladas no decorrer da história, tendo em vista a formação dos indivíduos enquanto seres sociais, cabe à Pedagogia intervir nesse processo de assimilação, orientando-o para finalidades sociais e politicas e criando um conjunto de condições metodológicas e organizativas para viabilizá-lo no âmbito da escola. Neste sentido, a Didáctica assegura o fazer pedagógico na escola, na sua dimensão político-social e técnica; é, por isso, uma disciplina eminentemente pedagógica.

Chegados a este ponto, estamos certos também que foi fácil relembrar a tarefa e o objecto específicos da didáctica. A didáctica é, pois, uma das disciplinas da Pedagogia que estuda o processo de ensino através dos seus componentes os conteúdos escolares, o ensino e a aprendizagem- para, com o embasamento numa teoria da educação, formular directrizes orientadoras da actividade profissional dos professores.

Definindo-se como mediação escolar dos objectivos e conteúdos do ensino, a Didáctica investiga as condições e formas que vigoram no ensino e, ao mesmo tempo, os factores reais (sociais, políticos, culturais, psicossociais) condicionantes das relações entre a docência e a aprendizagem. Ou seja, destacando a instrução e o ensino como elementos primordiais do processo pedagógico escolar, traduz objectivos sociais e políticos em objectivos de ensino, selecciona e organiza os conteúdos e métodos e, ao estabelecer as conexões entre ensino e aprendizagem, indica princípios e directrizes que irão regular a acção didáctica.

 Conforme o esquema acima, a Didáctica Geral estabelece relação com as Didácticas especiais, ou seja, Metodologias de Ensino de Disciplinas especificas (ex.: Matemática, Línguas, etc.). De facto, as Metodologias das diferentes disciplinas analisam as questões de ensino de uma determinada disciplina, enquanto que a Didáctica Geral tem um objecto de natureza geral: se abstrai das particularidades das distintas disciplinas e generaliza as manifestações e leis especiais do ensino e aprendizagem nas diferentes disciplinas e formas de ensino.

Assim, as Didácticas ou Metodologias especificas são uma base importante para a Didáctica Geral, e esta, por sua vez, generaliza os resultados de estudo sobre o ensino das disciplinas especificas.

Finalmente, no que diz respeito as outras disciplinas, constatamos que a relação da Didáctica Geral com estas disciplinas se explica da seguinte maneira:
  • a.     A Psicologia indica à Didáctica as oportunidades que melhor favorecem a expansão/desenvolvimento da personalidade bem como os processos que melhor garantem a efectivação da aprendizagem.
  • b.    A Biologia orienta sobre o desenvolvimento físico e os índices de fadiga dos alunos.
  • c.     A Sociologia indica as formas de trabalho que permitem desenvolver a solidariedade, a liderança, a responsabilidade.
  • d.    A Filosofia actua na integração das demais ciências que servem de base à Didáctica, coordenando-as numa visão que tem por fim explicar o educando como um ser completo que necessita de atendimento adequado, personalizado, de forma que se possam efectivar os propósitos da educação.

Bibliografia
NIVAGARA, Daniel Daniel. Didáctica Geral – Aprender a Ensinar. Módulo de Ensino à distância, Universidade Pedagógica.

Comentários