Estrutura da População

1.1.       Estrutura etária da população

A estrutura etária da população compreende a repartição da população por idades e por sexos.
Assim, costuma-se subdividir a população em três principais faixas etárias: jovens (0-19 anos), adultos (20-64 anos) e velhos (65 e mais anos). Contudo, estas idades variam de um país para outro, não havendo valores estanques.

Importância socioeconómica do estudo da estrutura etária da população

O estudo da estrutura etária da população permite conhecer e compreender com clareza a história demográfica de um pais ou de uma região, para além de fornecer dados importantíssimos para previsões e planeamento de serviços, como, por exemplo: o número de indivíduos aptos para o trabalho, os efectivos em idade de procriação, a projecção demográfica, o número de indivíduos que constituem encargos sociais (crianças, idosos e deficientes) e os efectivos em idade escolar, cujo conhecimento se torna indispensável para o planeamento do sector de educação e saúde.

estrutura etária da população depende do crescimento natural e da esperança de Vida Adernais, as migrações, as crises económicas, guerras, epidemias, conflitos políticos e sociais influenciam também a estrutura etária da população, manifestando-se assim nas respectivas pirâmides.

A representação gráfica da estrutura etária da população de um pais é feita através da Pirâmide etária, que é um gráfico que apresenta os seguintes elementos:
  • 1)    A base da pirâmide representa a população jovem;
  • 2)    O corpo que corresponde parte intermediária e que representa a população adulta;
  • 3)    O ápice ou topo representa a população velha ou idosa;
  • 4)    À direita estão representados os indivíduos de sexo feminino e esquerda os de sexo masculino;
  • 5)    No centro estão representadas as faixas de idade da população.

Fig. 16: Pirâmides de população (jovem (I), adulta (II), idosa (III)).

Assim, a nível mundial podemos distinguir três principais tipos de pirâmides etárias:
  • Pirâmide velha ou decrescente – típicas de países desenvolvidos, são aquelas cuja longevidade é elevada e onde os nascimentos são raros.
Os países que pertencem a esta categoria são os países desenvolvidos e industrializados como, por exemplo, os da região ocidental da Europa — Dinamarca, Holanda, Suíça, Suécia, Noruega, Inglaterra, etc.

Fig. 17 Pirâmide etária da Dinamarca (2009).
  • Pirâmide adulta ou de transição – fazem parte desta categoria os países que ostenta fraca proporção de jovens e velhos, dominando assim uma população adulta, ou seja, intermédia e/ou estacionária, conhecida também por população madura.
São os casos dos EUA, Canadá, Argentina, Chile, Portugal, países da CEI, Austrália e Nova Zelândia, etc.

Fig. 18 Pirâmide etária de Portugal (2007).
  • Pirâmide jovem ou crescente – representa países cuja população é predominantemente jovem, os quais apresentam um crescimento demográfico muito forte, com médias ou elevadas taxas de mortalidade e baixa esperança de Vida. Neste grupo destacam-se os países em vias de desenvolvimento (Africa, América Latina e Ásia) e, com maior realce, Moçambique.

Fig.19: Pirâmide etária de Moçambique (1997).

Estrutura sectorial e profissional da população

Ao aludirmos estrutura sectorial da população, referimo-nos à repartição da população por sectores de actividades económicas. Assim, teremos quatro sectores: primário, secundário, terciário e terciário superior, denominado comummente por quaternário.

sector primário compreende as actividades ligadas directa dos recursos naturais, compreendendo assim a agricultura, pecuária, caca, pesca, extracção florestal e mineração.

sector secundário corresponde aos indivíduos que se dedicam aos trabalhos ligados indústria, por exemplo, a indústria de construção civil e obras públicas, a indústria transformadora, a distribuição de água, gás natural, electricidade, entre outras.

sector terciário compreende todos aqueles que não produzem bens materiais, nem os transformam, mas que, através do seu trabalho, asseguram a manutenção ou existência de tantas outras actividades económicas. Porquanto, diz respeito prestação de serviços, compreendendo assim o comércio, os transportes e comunicação, a banca, seguros, saúde, educação, turismo, etc.

Finalmente, o sector quaternário engloba os trabalhadores ocupados nos serviços técnicos mais especializados, como por exemplo os investigadores ou pesquisadoresprofessores universitários e financeiros.

Do ponto de vista profissional, a população de um pais pode ser repartida em duas categorias: os activos e os inactivos. A população activa é toda aquela que exerce urna acidade remunerada, podendo ou não estar empregada. Portanto, abrange as pessoas de ambos os sexos com idade legal para entrarem no mercado de trabalho. Deve-se acautelar que a noção de população activa varia de pais para país, e dai existir uma certa ambiguidade na periodização das idades. Enquanto que a população inactiva corresponde parcela das pessoas que não exercem actividade económica, ou seja, aquelas que não exercem actividades remuneradas, como as crianças, os idosos, aposentados, estudantes, as mulheres que se dedicam aos afazeres domésticos e os enfermos permanentes.

MANSO, Francisco Jorge; VICTOR, Ringo. Geografia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.