Factores de desenvolvimento da pecuária e sua localização

Factores de desenvolvimento da pecuária e sua localização

Os factores que mais contribuem para o desenvolvimento, localização e modernização da pecuária são os seguintes:

FACTORES NATURAIS

Analogamente ao que acontece com a agricultura, a pecuária depende das condições naturais, nomeadamente, o clima e os solos. Por exemplo, as precipitações, regulares e pouco intensas, e a suavidade do clima permitem a existência de pradarias permanentes onde o gado pode pastar livremente durante todo o ano. Estas condições naturais são especialmente adequadas para o desenvolvimento do gado, nas diversas regiões do globo. Nas regiões tropicais, quentes e húmidas, numerosos parasitas e as doenças existentes são responsáveis pela redução dos efectivos populacionais.

Por isso a pecuária tem aí pouca importância. Os climas quentes e secos (savanas e desertos), são zonas com ambientes pouco acolhedores para os animais. Porém, prospera a criação de gado pouco exigente na alimentação (carneiros, ovelhas, cabras e camelos). Nas regiões árticas, muito frias, portanto, criam-se renas, que são a base da alimentação dos povos, uma vez que fornecem carne, leite e peles para o fabrico de tendas. Nas regiões temperadas, a suavidade das temperaturas e a abundância relativa das chuvas favorece o desenvolvimento das pastagens. Estas condições tornam favoráveis o desenvolvimento dos pastos, sobretudo para o gado bovino que exige clima ameno e pastagens sempre frescas.

O gado depende igualmente da vegetação, isto é, a natureza do upo de pastos (amargo, doce e misto). A major densidade de vegetação impede a mobilidade espacial do gado, contrariamente às regiões com menor densidade.

FACTORES SOCIOECONÓMICOS

Os factores sociais e económicos condicionantes da criação do gado são:
  • O aumento gradual de consumo nos centros urbanos e a difusão dos produtos animais tanto nas cidades como nas zonas rurais, incentivando assim a pecuária como actividade económica;
  • O desenvolvimento dos meios de transporte e a difusão dos matadouros, frigoríficos e indústrias de conservas alimentícias;
  • A modernização dos processos de frigorificação e de conservação da carne e do leite;
  • Desenvolvimento da zootecnia, ciência ligada ao aprimoramento dos animais úteis.
Outro motivo que condiciona a criação do gado é a religião. Determinados povos são por natureza pastores, enquanto outros não podem ou não querem por razões religiosas. Por exemplo, a Índia, apesar de ter o maior número de cabeças de gado bovino do mundo, não se serve delas pois a religião hindu proíbe o seu abate, fornecendo apenas o estrume, leite e força de trabalho. Por outro lado, entre os islâmicos não se criam suínos, pois a religião impede-o.

Bibliografia
MANSO, Francisco Jorge; VICTOR, Ringo. Geografia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

Comentários