Geomorfologia: Rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas

Geomorfologia

Conceito:
A Geomorfologia é um ramo das ciências físico-geográficas que estuda a Terra quanto à estrutura e as composições química e litológica.

Ocupa-se em especial no estudo das rochas como unidades básicas da formação do relevo da Terra, a sua composição química, as suas propriedades físicas e formas de ocorrências na superfície, bem como de todo o processo de formação do relevo terrestre.

Rochas

As rochas são massas naturais constituintes da litosfera, constituídas por um ou vários minerais associados em proporção e composição variáveis (ex.: argila, areia, granito, basalto, etc.).

O relevo da Terra resulta em grande medida a estrutura e o arranjo das massas rochosas originais que são unidades básicas da formação do relevo da Terra. A divisão das rochas em vários grupos baseia-se apenas no processo da sua formação que acaba por definir também as suas propriedades físicas e químicas.

As rochas dividem-se em três grandes grupos: magmáticassedimentares e metamórficas.

Fig.1: Granito
Fig.2: Mármore

a)   Rochas ígneas ou magmáticas

Resultam da solidificação do material rochoso, geralmente fluido, proveniente do interior da Terra, conhecido por magma.
    A solidificação do magma pode ocorrer no interior ou no exterior da crusta. Quando o arrefecimento se dá no interior ocorre lentamente, permitindo a formação de minerais com cristais bem visíveis. A este tipo de rochas chama-se rochas magmáticas intrusivas ou plutónicas. Quando ocorre no exterior, o arrefecimento é rápido o que não permite que os minerais adquiram uma estrutura cristalina formando pequenos cristais invisíveis à vista desarmada. Neste processo formam-se rochas magmáticas extrusivas ou vulcânicas.
    Actualmente, grande parte das rochas intrusivas está descoberta devido à acção dos agentes externos. As rochas eruptivas extrusivas até hoje constituem vastos mantos de lava, saídas das fendas ou crateras, ou ainda de acumulações de material vulcânico.

Rochas Eruptivas


Intrusivas
Granito
Com ortoclasse e Quartzo
Sienito
Com ortoclasse sem Quartzo
Diorito
Com plagioclasse sódica
Gabro
Com plagioclasse cálcica
Peridotito
Sem feldspato

Extrusivas

Riolito
Com ortoclasse e Quartzo
Traquito
Com ortoclasse sem Quartzo
Andesito
Com plagioclasse sódica
Basalto
Com plagioclasse cálcica

b)   Rochas sedimentares

As rochas sedimentares resultam do processo de erosão das rochas originais, seguido de transporte e acumulação dos materiais já transformados.
A erosão é provocada pela acção dos agentes atmosféricos, dos glaciares e de outros agentes modeladores.
  O transporte dos detritos erodidos é feito pelo vento, pelas águas correntes e pela gravidade.
   Com o passar do tempo, os detritos acumulados ligam-se formando uma estrutura de rochas consolidadas, cimentadas naturalmente pelo silício e calcário.

Pela sua natureza, as rochas sedimentares dividem-se em dois grupos:
  • Detríticas – de origem rochosa, ou seja, formadas por fragmentos de outras rochas (arenáceas e argiláceas).
  • Não detríticas – resultantes de processos químicos como a dissolução e a precipitação ou biogénicos (orgânicas) formadas pela acção dos seres vivos (calcárias, siliciosas, ferruginosas, salinas e carbonosas).
Entre as rochas sedimentares mais comuns encontram-se as areias, o grés ou arenito, os conglomerados e as argilas.
   As areias resultam de um longo processo de fragmentação, através da dilatação e contracção resultante do aumento ou diminuição da temperatura. Têm um diâmetro que varia entre 0,02 mm à 2 mm e uma composição variável. Entre os tipos de areia predomina o quartzo.
    O grés ou arenito é uma areia cimentada e o molasso é o grés grosseiro de fraca coesão.
    Os conglomerados são constituídos por detritos de diâmetro superior a 2 mm, como são os casos de cascalhos, calhaus, etc.

As argilas, com partículas de diâmetro inferior 0,02 mm, são de composição química variável e têm uma grande capacidade de reter a água.
Também fazem parte do grupo das rochas sedimentares, os combustíveis fósseis - carvão mineral, petróleo e o gás mineral.

Fig.1: Arenito


Petróleo

O petróleo é um tipo de rocha sedimentar que se forma a partir do soterramento de grandes quantidades de matérias orgânicas, em bacias marinhas pouco profundas num processo semelhante ao do carvão. O processo inicia com a deposição no fundo do mar ou laguna de pequenos organismos animais e vegetais - o plâncton. Sobre estes organismos depositam-se camadas de sedimentos argilosos. Devido a ausência de ar, certas bactérias vão transformando lentamente, ao longo de milhões de anos, aqueles restos orgânicos em petróleo ou gás natural.

Os sedimentos de onde se origina o petróleo denominam-se rocha-mãe e as rochas nas quais se encontram condições para ficarem retidos chamam-se rocha armazém. Estas são geralmente rochas porosas, tais como areias, arenitos e calcários porosos ou fissurados, espaço que o petróleo vai preenchendo e onde se acumula.

No interior de uma rocha-armazém, o petróleo desloca-se para a parte superior através da água, sobrenadando-a, até encontrar uma rocha impermeável que o mantém retido.
Muitas vezes, o petróleo fica retido entre a água salgada e o gás natural, ficando sujeito a grande pressão. É por isso que o petróleo pode brotar à superfície de forma natural e, por vezes, com grande impetuosidade.

A cor do petróleo bruto pode variar entre o amarelo-esverdeado, o acastanhado ou negro, apresentando um grau de viscosidade variável e menor densidade do que a água. Para além disso, arde facilmente com chama clara e quente.
É largamente utilizado como combustível fóssil e da sua destilação resultam inúmeros subprodutos utilizados industrialmente como por exemplo na produção de gasolina e plástico.

c)   Rochas metamórficas

As rochas metamórficas formam-se a partir das transformações sofridas pelas rochas preexistentes (magmáticas e sedimentares) na sequência de alterações na temperatura e pressão num processo designado por metamorfismo.

No processo de transformação das rochas produzem-se, em algumas rochas, foliações enquanto noutras rochas não ocorre qualquer foliação.

Assim podem distinguir-se dois tipos de rochas metamórficas: foliadas (gnaisses, micaxistos e ardósia) e não foliadas (quartzitos e mármore).
Destes grupos, os micaxistos são os que apresentam maior xistosidade, pois são formados por quartzo e mica.
Os quartzitos são constituídos por grãos finos de quartzo bem cimentados: apresentam cor branca e são as rochas mais duras do mundo.

Bibliografia

WILSON, Felisberto. G11 - Geografia 11ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2017

Comentários