Importância da agricultura

Importância da agricultura

Apesar do grande desenvolvimento industrial alcançado pelos países, a agricultura, ao lado da indústria e dos serviços é a principal actividade produtiva da Humanidade. Vários são os factos que explicam tal importância:
  • Juntamente com a pecuária, a agricultura ocupa a maior extensão de terras;
  • É a base de sobrevivência da população humana, pois fornece-lhe alimentação;
  • Fornece matérias-primas para a indústria de produtos alimentares, que é a grande fonte de emprego nas sociedades modernas;
  • É a actividade económica que absorve a maior parte da população no mundo e ocupa cerca de vinte e um milhões de quilómetros quadrados, ou seja, cerca de 16% das terras emersas.
De facto, a área cultivável e cultivada, nas condições técnico-culturais actuais, situa-se em três faixas, nomeadamente:
  • Na região setentrional de clima temperado, que engloba as extensas planícies e regiões menos íngremes da América do Norte, Europa e Asia;
  • A franja tropical que compreende as regiões onde domina a plantation, em África e América do Sul e a região da Asia das Monções;
  • A zona temperada do Sul, pouco povoada, onde encontramos as grandes criações de bovinos, e ovinos da Nova Zelândia, da Austrália, da Africa do Sul e da Argentina.
Há ainda a destacar que nos países desenvolvidos a percentagem da população activa que se dedica às actividades agrícolas é muito baixa (menos de 5% na Inglaterra e EUA) comparativamente aos restantes países em Vias de desenvolvimento. No primeiro grupo de países, a agricultura é feita mediante o recurso aos métodos e técnicas modernas, sendo as fazendas geridas sob orientação empresarial.


Bibliografia
MANSO, Francisco Jorge; VICTOR, Ringo. Geografia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

Comentários