Importância dos Monera

2.3. Importância dos Monera

Há diversos processos que nos permitem compreender a importância dos seres do Reino Monera.

Em primeiro lugar, são veículos privilegiados de transmissão de doenças ao Homem, muitas das quais letais. Têm um papel importante na contaminação de águas e na alteração e decomposição dos alimentos. Os Monera têm um papel positivo nos ecossistemas, já que as suas interacções químicas com o meio são tão variadas que desempenham uma actividade importante em todos os ciclos da biosfera.

Consideremos apenas a importância das bactérias no ciclo do azoto.

O Papel das bactérias na fixação do azoto (nitrogénio) para a nutrição das plantas.
Fig. 8: O Papel das bactérias na fixação do azoto (nitrogénio) para a nutrição das plantas

Todos os organismos vivos necessitam de azoto para a produção de proteínas e ácidos nucleicos, mas este só poderá entrar nas cadeias alimentares por via de fixação de azoto, mecanismo este exclusivo de certos seres procariotas, capazes de quebrar as ligações químicas existentes entre os átomos de azoto atmosférico.

Globalmente, as bactérias intervém nas seguintes etapas:

  • Fixação de azoto;
  • Amonização;
  • Nitrificação;
  • Desnitrificação.

É de realçar a importância das bactérias fixadoras de azoto. Algumas destas bactérias são de Vida livre, mas, na sua maioria, vivem em simbiose com as raízes das plantas, como é o caso das bactérias do género Rhizobium, a bactéria mais utilizada na agricultura. As colónias destas bactérias vivem em nódulos, em perfeita simbiose com as raízes de plantas leguminosas (feijoeiro, tremoceiro, etc.) ou outras, como é o caso das urtigas e dos carvalhos, levando a um enriquecimento do solo com azoto.

As bactérias desempenham ainda um papel de relevo nos outros ciclos biogeoquímicos, nomeadamente no ciclo do carbono e do fósforo, bem como na decomposição de matéria orgânica.

Para o Homem, desempenham um papel fundamental enquanto parte integrante da sua flora intestinal, facilitando o processo digestivo e enquanto produtoras de vitaminas do complexo D e K.

Fig. 9: Nódulo numa raiz.

Vamos relembrar...

Bactérias

As bactérias são microrganismos de tamanho reduzido, oscilando entre 1 e 5 mícrons. Podem viver isoladas ou formar colónias sem divisão de trabalho. A forma das bactérias é bastante variada: esférica (cocos), bastonetes (bacilos), espiralada (espirilo), virgula (vibrião) ou outras.

As bactérias apresentam um invólucro externo membrana plasmática, denominada parede bacteriana, que é permeável, relativamente rígido e espesso. O seu núcleo é primitivo.

As bactérias desempenham diferentes funções na Natureza, podendo ser benéficas ou prejudiciais. Causam uma grande parte das doenças do Homem e dos animais, como, por exemplo, cólera, tifo, sífilis, diarreia ou tuberculose. No entanto, são úteis como nitrificantes, o que ajuda na produção agrícola.

 Bibliografia

PIRES, Cristiano; LOBO, Felisberto. Biologia 11ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

Comentários