Litosfera: Estrutura interna da Terra (Crusta, manto e núcleo)

Litosfera

Estrutura interna da Terra
A terra em que vivemos é constituída por diversas camadas. Temos os gases que constituem a atmosfera, as águas que formam a hidrosfera, os seres vivos que constituem a biosfera. Mas temos ainda a parte sólida da terra, constituída por rochas e outros materiais. A esta camada designa-se Litosfera.

O interior da Terra continua um mistério para o Homem. Até aos nossos dias existe uma vasta zona do interior da Terra que permanece desconhecida pois, sendo o raio da Terra cerca de 6370 km, as perfurações mais profundas não ultrapassam os 12 km.

A maior parte do conhecimento actual sobre o interior da Terra resultou de estudos feitos com base em métodos geofísicos, em cálculos matemáticos, apoiados em dados planetológicos, nomeadamente no estudo dos meteoritos, comportamento das ondas sísmicas que permitem determinar a provável composição química e condições físicas das rochas.

A divisão da Terra em camadas é feita com base em dois critérios: o critério químico-mineralógico e o critério da resistência mecânica.
Com base no critério da resistência mecânica, a Terra pode ser dividida em litosfera, astenosfera e mesosfera. Contudo, esta divisão é pouco conhecida.

litosfera é a camada rochosa do exterior, constituída pela crusta e a parte superior do manto. É composta por materiais resistentes e possui uma espessura variável, sendo de cerca de 70 km na parte oceânica, enquanto, que na parte continental chega a atingir 150 km.

astenosfera é a camada intermédia, situada entre 70 km nos oceanos e 150 km nos continentes. Prolonga-se até cerca de 850 km de profundidade. No interior ocorrem movimentos de convecção provocada pelas diferenças térmicas e de densidade entre as rochas.

mesosfera é a camada do centro; possui rochas de grande resistência mecânica e muita viscosidade e abarca todo o núcleo e a parte inferior do manto. As temperaturas, a pressão e a densidade são muito elevadas.

Crusta, manto e núcleo

O critério químico-mineralógico admite que a Terra é constituída por três unidades estruturais concêntricas: crustamanto núcleo, separadas por superfícies de descontinuidade. Esta estrutura é revelada pela variação brusca da velocidade de propagação das ondas sísmicas.

crusta é a camada exterior da Terra com uma espessura variável; nos continentes é de 30 - 40 km e nos oceanos a sua espessura é pequena, variando entre 6 - 7 km.

Fig.1: Estrutura da Crusta Terreste

A diferença na composição química e propriedades físicas divide a crusta em duas camadas: uma inferior e outra superior.

camada inferior é constituída por rochas basálticas com 40 - 50% de sílica e magnésio. Dai a designação de Sima. A camada superior, constituída essencialmente por rochas graníticas com 70% de sílica e proporções elevadas de alumínio, denomina-se Sial (sílica e alumínio). O Sial tem densidade de 2,7.

O Sima cobre toda a Terra, enquanto que o Sial está apenas confinado aos continentes assentes no Sima. As grandes cadeias montanhosas como os Himalaias e os Andes têm raízes siálicas que vão até 25 km, enquanto que nas planícies, próximo do nível do mar, o Sial tem uma espessura de 7 - 10 km não existindo praticamente por baixo dos oceanos.
A descontinuidade de Mohorovicic, separa a crusta do manto, na profundidade aproximada de 40 km.

O manto - situa-se entre a parte superior do núcleo e inferior da crusta com 2900 km de espessura, e é composta por óxidos densos, minerais no estado sólido (silicatos de ferro e magnésio) que constituem uma rocha de textura vítrea, rígida e de densidade elevada.
Distinguem-se no manto três camadas:
  • Manto superior - situado desde a base da crusta até 400 km de profundidade, de composição essencialmente peridótica.
  • Manto médio ou zona de transição - compreendido entre os 400 km e os 700 km; pensa-se que seja constituído por rochas com minerais mais densos que os do manto superior.
  • Manto inferior - separado da camada anterior pela descontinuidade de Repetti, prolonga-se até ao contacto com o núcleo (2900 km), onde se situa a descontinuidade de Gutemberg.
O núcleo - ocupa o centro da Terra; zona esférica de 3 478 de raio sendo que o seu volume corresponde a 16% de toda a massa da Terra. A densidade média é de 5,5 e os valores podem aumentar para 10 ou 15.

Quimicamente, o núcleo é constituído por ferro e níquel, dai a designação de (NIFE) em forma de fluido sendo estes bons condutores de calor; o núcleo mantém temperaturas constantes. Este é dividido em duas partes: núcleo superior constituído por um fluido e núcleo inferior constituído por rochas no estado sólido; estão separados pela descontinuidade de Wiechert/Lehmann na profundidade de 5 170 km.

Astenosfera

A astenosfera é composta essencialmente por ferro, magnésio e sílica. Esta camada encontra-se no estado pastoso e é plástica. A astenosfera é importante na teoria da tectónica pelo facto de ser nesta onde se cessam os movimentos horizontais e a ruptura do solo onde sai o magma, atingindo a superfície.

WILSON, Felisberto. G11 - Geografia 11ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2017.