Marés: Tipos de marés

Marés

Marés são as alterações do nível das águas oceânicas que se devem à atracão exercida pela Lua e pelo Sol sobre elas, principalmente pela lua por estar mais próxima da Terra.
Quando a água do mar está mais próxima da Lua, aquela é atraída por esta com uma força de maior intensidade do que nos demais pontos.

Enquanto isso, na parte oposta da Terra, a água tende a afastar-se. Esta mudança verifica-se a cada seis horas, o que faz com que num dia, o nível das águas suba duas vezes e desça, igualmente, duas vezes. O nível mais alto da maré é chamado de maré alta ou preia-mar e o mais baixo de maré baixa ou baixa-mar.

A diferença entre as duas marés (maré alta e a baixa) é chamada amplitude da maré. Enquanto a água sobe e desce, move-se em direcção da costa e se afasta dela, alternadamente. O movimento da água é designado fluxo da maré. Quando a água se move em direcção à costa, é o fluxo enchente. Quando se desloca para alto-mar, é o fluxo vazante.

A amplitude da maré não é constante, difere dia apos dia de acordo a posição do Sol e da Lua. Na Lua Cheia e Nova, ambos se colocam numa mesma linha em relação à Terra, a maré fica mais alta do que o normal e é designada por maré de Sizígia ou maré de águas-vivas. No quarto-crescente ou quarto-minguante, o Sol e a Lua formam com a Terra um ângulo recto, a maré é mais baixa que o normal e é designada por maré de Quadratura ou maré de Águas-mortas.

A formação da costa marítima produz, igualmente, uma grande diferença na amplitude da maré. Nos estuários e baias com o formato de funil, a amplitude pode ser muito alta. A forma, o tamanho e a profundidade dos mares e oceanos influenciam no comportamento da maré.

Nos lugares de superfície terrestre em que a Lua se encontra no Zénite ou no Nadir, surge uma maré, e a acção secundária do Sol origina:
  • Marés vivas – quando a Lua e o Sol se encontram em oposição ou em conjunção.
  • Marés mortas – (como um fluxo especialmente baixo) quando o Sol e a Lua se encontram em quadratura.
  • Marés semidiurnas – são as que registam maior frequência e amplitude. A sua maior incidência verifica-se em grande parte dos oceanos Atlântico e índico.
  • Marés diurnas – são as que apresentam uma menor assiduidade, observam-se, entre outros lugares, no mar de Bering, no golfo do México e no mar da China.
  • Marés mistas – são as marés características do Oceano Pacífico, verificando-se também em parte no litoral brasileiro e argentino, Golfo da Guiné, e noutros lugares.
Fig.1: Marés


Bibliografia
WILSON, Felisberto. G11 - Geografia 11ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2017.

Comentários