Os Cordados

3.5. Os cordados

O filo Chordata (do grego “chorda”, cordão) é um dos maiores filos e o ecologicamente mais importante da linha de evolução dos Deuterostomia. Compreende alguns grupos invertebrados, hem como todos os animais vertebrados. Os protocordados ou cordados inferiores são todos marinhos, pequenos e não tem vértebras; incluem os tunicados (Ascídias) e os anfioxos. Todos os outros cordados são vertebrados e compreendem os peixes, os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos O filo Chordata ocorre em todos as habitats: marinho, de água doce e terrestre.

O último filo dos Deuterostomia, e consequentemente do Reino Animal, é o filo dos cordados, que compreende animais invertebrados e vertebrados. A presença de urna corda dorsal é a sua principal característica.

Em determinados momentos do ciclo de Vida, os cordados apresentam as seguintes características:

  • Uma notocorda dorsal, ou uma estrutura dela derivada, a coluna vertebral. A corda assemelha-se a um bastonete, é elástica, ímpar e percorre dorsalmente todo o corpo. A corda é a estrutura de suporte do esqueleto axial;
  • Um tubo nervoso dorsal oco;
  • Fendas faríngeas durante um estágio do ciclo de Vida; 
  • Cauda projetando-se atrás do ânus, persistente ou não no adulto;
  • O esqueleto, quando presente, é um endosqueleto formado na mesoderme;
  • Sistema circulatório fechado com um coração ventral (excepto nos Urochordata);
  • Sexos geralmente separados (alguns hermafroditas ou protândricos);
  • Ovíparos, vivíparos ou ovovivíparos.

As primeiras quatro características formam-se no embrião jovem de todos os cordados. Elas persistem, podem ser alteradas ou podem desaparecer no adulto. Além destas características, os cordados partilham com os outros deuterostómios a simetria bilateral, com três folhetos germinativos e um corpo segmentado, e o tubo digestivo completo.

Definição dos principais conceitos

notocorda é a primeira estrutura de sustentação do corpo de um cordado. No embrião jovem, forma-se acima do intestino primitivo como um delgado bastonete de células contendo ama matriz gelatinosa e é envolvida por tecido conjuntivo fibroso. Constitui um bastonete flexível, todavia rígido, sobre o qual agem os músculos para efectivar a locomoção.

tubo nervoso forma-se na superfície dorsal do embrião jovem, logo após a gástrula. Uma invaginarão da ectoderme produz o cordão tubular oco, que se situa acima da notocorda. A extremidade anterior dilata-se e diferencia-se no encéfalo.

As fendas faríngeas pares (às vezes, referidas como fendas branquiais) desenvolvem-se nos lados da faringe embrionária. Cada uma é formada por uma evaginação da endoderme da faringe e uma invaginação da ectoderme da parede do corpo; a parede intermediária rompe-se para formar a fenda branquial nos representantes aquáticos. Em vertebrados superiores, que respiram por pulmões, as brânquias desenvolvem-se somente no embrião e desaparecem antes do nascimento.

Fig. 61: Formação da notocorda.

Evolução, sistemática e principais classes dos cordados

Subfilos

Classes principais e suas características

Urochordata ou Tinicota

(Notocorda e tubo nervoso apenas na larva.)

Appendicularia: diminutos, semelhantes a girinos: túnica temporária; 2 fendas branquiais.

Ascidiacea: ascídias, túnica com músculos dispersos; muitas fendas branquiais.

Thaliacea: salpas, túnica com faixas musculares circulares.

Cephalochordata ou Acrania

(Notocorda e tubo nervoso ao longo de todo o corpo e persistentes; fendas branquiais persistentes).

Semelhantes a peixes; segmentados: epiderme uniestratificada, sem escamas; muitas fendas branquiais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vertebrata ou Craniota

(Com crânio, arcos viscerais e encéfalo.)

 

 

 

 

 

Superclasse

Pisces: barbatanas pares, branquias, pele com escamas.

Ostracodermi: peixes primitivos encouraçados, Escamas grandes, frequentemente fundidas. formando escudo cefalotorácico.

Cyclostomata: ciclóstomos. Pele sem escamas; boca sugadora; 5 a 6 pares de brânquias.

Mandibulas primitivas; fendas branquiais completas na frente do hioide.

Chondrichthyes: tubarões e raias. Pele com escamas placoides; esqueleto cartilaginoso: 5 a 7 pares de brânquias em fendas separadas,

Osteichthyes: peixes ósseos. pele com escamas cicloides ou ctenoides; 4 pares de brânquias numa cavidade comum coberta por opérculo.

Superclasse Tetrapoda: extremidades pares, pulmões, pele cornificada, esqueleto ósseo.

Amphibia: anfíbios. Pele húmida, mole, sem escamas externas.

Reptilia: répteis, Pele seca, com escamas ou escudos.

Aves: Aves. Pele com penas; extremidades anteriores transformadas em asas; homeotérmicos.

Mammalia: mamíferos. Pele com pêlos; homeotérmicos; amamentam os filhotes.

 

Subfilo Urochordata

O subfilo dos urocordados ou tunicados é constituído pelas classes Ascidia e Appendicularia. Engloba aproximadamente 170 espécies.

Características principais

Os urocordados são todos marinhos. Depois de umas horas ou dias de Vida livre, a larva prende-se verticalmente pelas suas glândulas adesivas a uma rocha ou superfície dura, onde permanece a Vida inteira. Os tunicados são habitantes de águas rasas, mas algumas formas encontram-se em águas profundas. Em alguns adultos, desenvolveu-se a Vida colonial. São filtradores. As partículas são empurradas pelos cílios com a corrente de água.

O corpo é coberto por um manto cuticular celulósico segregado pelo epitélio.

Em relação ao sistema vascular e sanguíneo, tom um aparelho circulatório com vasos sanguíneos.

trato digestivo é completo, com boca, um átrio e fendas branquiais (ou faríngeas). Estas abrem-se no átrio e são responsáveis pela filtração das partículas alimentares, O sistema nervoso-sensitivo inclui um cérebro, gânglios, olho mediano e otólitos.

Fig. 62 Esquema de organização de uma Ascidia.

Subfilo Cephalochordata

O subfilo dos cefalocordados (Cephalochordata ou Acrania) é constituído basicamente pelo género Branchiostoma. Estes animais possuem todas as características de base dos cordados. Estima-se em cerca de 20 a 30 o número de espécies que compõem este filo de dimensões não superiores a 10 cm.

Fig. 63 Branchiostoma lanceolatum.

Os membros deste subfilo têm uma Vida semi-séssil, enterrando-se na areia a pouca profundidade da superfície das águas costeiras marinhas, sobretudo tropicais. Deslocam-se por movimentos típicos de virar várias vezes o corpo, auxiliado pelas barbatanas. Possuem uma barbatana dorsal e uma barbatana pré-anal, do atrióporo ao ânus, sendo estas constituídas por câmaras contendo curtos raios de tecido conjuntivo.

Na região caudal, nota-se uma barbatana membranosa.

Fig. 64: Esquema de organização de Branchiostoma lanceolatum.

tegumento é uma epiderme mole.

O sistema vascular e sanguíneo aproxima-se do dos cordados superiores, mas falta-lhe o coração. Além dos vasos sanguíneos definitivos, há espaços abertos de onde o sangue incolor escapa para os tecidos. A água, contendo oxigénio, passa da faringe pelas fendas faríngeas.

O tubo digestivo é muito simples, com um capuz oral (vestíbulo) que apresenta cirros bucais. A boca localiza-se a seguir ao vestíbulo. Atrás desta localiza-se a faringe, que exibe fendas faríngeas. Depois destas está o intestino, que vai dar no ânus.

aparelho excretor compreende aproximadamente 100 pares de pequenos nefrídios ciliados nos vestígios dorsais do celoma acima da faringe.

sistema nervoso situa-se acima da notocorda e é constituído por um tubo nervoso simples com um pequeno canal central. A parte anterior, ligeiramente maior, forma uma vesícula cerebral mediana, com uma fosseta olfactiva, uma pequena mancha ocelar não-sensitiva. Além disso, encontram-se dois pares de nervos centrais. Possuem sexos separados, sendo a fecundação externa.

Sistemática dos vertebrados

Com a inclusão dos organismos extintos (fósseis), o subfilo dos vertebrados tornou-se o maior e mais diversificado dentro dos cordados. Congrega nove classes.

Relação filogenética dos vertebrados

A árvore filogenética dos vertebrados pode ser representada da seguinte forma:

Fig. 65: Árvore filogenética dos vertebrados.

Características morfológicas dos vertebrados

Este subfilo tem travos tipicamente distintivos:

  • Um encéfalo grande encerrado numa caixa craniana;
  • Uma coluna vertebral segmentada, que é o suporte axial do corpo e que protege os órgãos internos. Tem um endosqueleto ósseo (grupos superiores) ou cartilagíneo (vertebrados inferiores), sempre articulado;
  • As costelas evoluíram diferentemente dentro do grupo e acompanham, em parte, a coluna vertebral (aliás, são as costelas que, em muitos vertebrados, formam a caixa torácica, estrutura principal de protecção dos órgãos internos);
  • Dois pares de extremidades, as barbatanas dos peixes e as pernas dos tetrápodes, com suportes esqueléticos; articulam-se com a coluna vertebral através de cinturas escapular e pélvica.

É ainda característica a divisão do corpo em cabeça (assente no pescoço), tronco e cauda C) tegumento é um epitélio estratificado de epiderme e derme; em muitos vertebrados, o corpo é coberto por escamas (peixes e répteis), penas (aves) e pêlos (mamíferos).

O trato digestivo é completo e ventral em relação coluna vertebral, começando na boca e terminando no ânus ou cloaca. Os vertebrados possuem o fígado e o pâncreas como duas grandes glândulas digestivas

Uma série de outras glândulas endócrinas (tiroide, hipófise) produz secreções internas ou hormonas transportadas pelo sangue, que regulam os processos do corpo, o crescimento e a reprodução.

O aparelho circulatório fechado inclui um coração muscular bem desenvolvido com 2, 3 ou 4 câmaras. As contracções do coração bombeiam o sangue para as restantes partes do corpo incluindo os pulmões e brânquias, para o seu enriquecimento com oxigénio. O plasma sanguíneo contém tanto glóbulos brancos como vermelhos, estes últimos com hemoglobina como pigmento respiratório.

A par do sistema sanguíneo, os vertebrados desenvolveram um sistema linfático. A respiração das formas aquáticas é feita por branquias pares. Nas formas terrestres, desenvolveram-se os pulmões.

Os órgãos excretores são os rins. Os rins compõem-se, cm geral, de uma massa de celomoductos que se abrem num ducto colector. A excreção é líquida, excepto nos répteis e nas aves, que têm excreções semi-sólidas (ácido úrico), eliminadas juntamente com as fezes. 

Em todos os vertebrados, o sistema nervoso origina-se na fase embrionária. É sempre tubular e dorsal em relação ao tubo digestivo. O encéfalo diferencia-se estrutural e funcionalmente em regiões. Os dois hemisférios que formam o encéfalo desenvolveram-se de modo diferenciado nas diferentes classes. 10 ou 12 pares de nervos cranianos na que servem para funções motoras e sensitivas, incluindo os órgãos de sentidos especiais (olfacto, visão, audição e equilíbrio).

Os vertebrados têm um par de gónadas que produzem as células sexuais masculinas e femininas, sendo ductos especializados que transportam essas células para a fertilização.

Um celoma perivisceral bem desenvolvido está sempre presente.

Subfilo Agnatha

Classe Ostracodermi

Nesta classe, incluem-se organismos fósseis, com corpo protegido por uma espécie de escudo blindado e desprovidos de maxilas.

Classe Cyclostomata

Na fauna actual, os ciclóstomos estão representados por apenas dois grupos: Myxinoidea (o das lampreias, com 30 espécies) e Petromyzonta (o das feiticeiras, com 20 espécies).

Sem distinguirmos muito entre os dois grupos, podemos afirmar que:

  • As lampreias são interessantes pelo seu ectoparasitíssimo em peixes e baleias. circulam tanto no mar como na água doce de regiões temperadas; possuem uma boca ampla, com numerosos dentes córneos que usam para se fixar na pele dos outros animais. A língua também apresenta minúsculos dentes córneos, usados para cortar a pele da vítima;
  • São dioicos; a fecundação é externa e sofrem metamorfose;
  • As feiticeiras são exclusivamente marinhas e vivem a mais de 25 metros de profundidade nos oceanos. São carnívoras, ali mentando-se principalmente de pequenos políquetos e peixes. A boca, rodeada por seis tentáculos, é reduzida, com dente: pequenos usados para arrancar pedaços do corpo da presa. Esses animais são hermafroditas. O seu desenvolvimento é directo.

Toda a classe possui fendas branquiais que se abrem directamente para fora do corpo e não se relacionam com a função de alimentação: o seu papel é meramente o respiratório. O corpo é alongado, delgado e cilíndrico, com a região da cauda comprimida; têm barbatanas medianas sustentadas por raios cartilaginosos. A pele é mole e lisa, com muitas glândulas mucosas unicelulares. Escamas, mandíbulas e barbatanas pares estão ausentes.

Fig. 66: Lampreia.

Fig. 67: Estrutura interna de uma lampreia marinha.

Não possuem uma divisão Clara entre a cabeça e o resto do corpo. Têm órgãos olfactivos pares. São ainda características comuns:

  • Crânio e arcos viscerais cartilaginosos;
  • Notocorda persistente; vértebras representadas por pequenos arcos neurais imperfeitos sobre a notocorda;
  • Coração com duas câmaras, aurícula e ventrículo;
  • Temperatura do corpo variável (poiquilotérmicos ou ectotérmicos).

Bibliografia

PIRES, Cristiano; LOBO, Felisberto. Biologia 11ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

Comentários