Os tipos de gado e principais países de criação

Tipos de gado

Os tipos de gado mais utilizados pelo Homem e que atendem às necessidades, principalmente alimentares, mas também de força de tracção, de meio de transporte e de matéria-prima para a indústria têxtil, de curtume e de confecção de calçado, são: bovino (relativo ao boi); equino (relativo ao cavalo); ovino (relativo as ovelhas); bubalino (relativo ao búfalo); suíno (relativo aos porcos; porcino); caprino (relativo às cabras ou bode); asinino (relativo ao asno, burro, jumento ou jegue).

Gado bovino
É o mais utilizado pelo Homem como fonte de alimento e matérias-primas. A pecuária bovina constitui uma actividade bastante difundida no mundo e a carne é bastante comercializada.
Muito países destacam-se na sua exportação. são os casos da China, Estados Unidos, Argentina, Austrália, entre outros. Os países importadores são principalmente os da Europa Ocidental.

A produção de carne nesses países não é suficiente para atender às suas necessidades; logo dependem da importação.

A Índia possui o maior rebanho de gado bovino (cerca de 190 milhões de cabeças). Contudo, não é cabalmente aproveitado para a alimentação, pois considera-se o consumo de carne como um sacrilégio, pois o boi é adorado como um animal sagrado. Os indianos utilizam o leite, o couro e a força dos animais nos diferentes trabalhos. Além do gado bovino, a Índia possui grandes rebanhos de búfalos, cabras e carneiros.

Depois da Índia, o Brasil, a China, os EUA, a Argentina e a Austrália, entre outros possuem os maiores rebanhos do mundo. Entretanto, os EUA demonstraram uma franca recuperação dos seus efectivos e produção, afectada em 2004 pela das vacas loucas, e são agora os maiores produtores globais de carne bovina. Esse facto deve-se à elevada taxa de desfrute nesse pais, de 36% em 2006, que é influenciada por diversos factores, tais como a espécie de gado, a forma de criação (confinamento), a utilização de hormonas de crescimento e a qualidade da alimentação.
Fig.30: Valores absolutos nos principais países produtores. [Fonte: Agri Benchmark Beef Report (2007).]

A nível internacional, o Brasil é considerado o pais com o maior número de efectivos bovinos do mundo. Do total de cabeças, em alguns países, grande percentagem é de vacas, para produção do leite e carne. No cenário internacional, os grandes players do mercado de carne bovina em termos de maior produção são os EUA e o Brasil, seguidos pela China, Argentina e Austrália, tal como ilustra a tabela acima. Entretanto, os principais exportadores deste tipo de carne são o Brasil e Austrália, seguidos pelo Canadá.

Gado ovino e caprino
Comparativamente ao bovino, este é menos exigente em termos de pasto. É geralmente encontrado em zonas de solo pedregoso e clima pouco húmido e frio. Relativamente aos ovinos e caprinos, a Ásia detém o maior rebanho do mundo, seguido da África e da Oceânia (na sua totalidade constituída por ovinos e com predominância absoluta para a Austrália), estepes da Austrália, e estepes do planalto da Patagónia, na Argentina. Este tipo de gado fornece lã para a indústria e é tosquiado uma vez por ano.
A criação de ovinos em áreas húmidas destina-se principalmente ao fornecimento de carne.

Gado suíno
O gado suíno é o mais fecundo (uma porca produz cerca de 10 crias por ano). Assim, a pecuária suína é a mais rentável. A Europa possui o major rebanho de suínos, destacando-se a Polónia, França e Hungria. Contudo, entre os países do mundo, é a China que possui o maior número de suínos (mais de 60 milhões de cabeças), seguida dos EUA. Nos EUA e outros países, a criação de suínos está associada plantação de milho, pois este serve-lhe de alimento.

Outros tipos de gado
Os equinos são de grande valor para muitos povos. Parece terem surgido nas regiões de estepes, onde foram, e continuam a ser, um importante meio de transporte para o Homem. Mesmo em regiões desérticas, a sua importância é grande, representando para certos povos nómadas uma situação de prestígio. As maiores manadas encontram-se no Brasil e EUA.

Os búfalos (gado bubalino) são de origem asiática (Ásia do Sudeste). Foram introduzidos em várias áreas do mundo, e com sucesso. Trata-se de um animal resistente que se adaptou às regiões quentes. É comum no Brasil e Europa mediterrânica.

A pecuária moderna

A pecuária tem como objectivo principal produzir produtos alimentares em massa para abastecer o mercado interno e externo. Segundo Antunes (1995), nos países desenvolvidos (Europa, América do Norte, Austrália, Nova Zelândia e Japão) a pecuária tornou-se uma actividade industrial, com carácter científico. A criteriosa selecção de raças de mais rápido crescimento, maior produção de leite e alimentação racional proporcionam a obtenção de elevados rendimentos. Os estábulos são muitas vezes autênticas salas climatizadas, onde a distribuição de água e alimentos e a ordenha São mecanizadas e automatizadas.

por sua vez, os aviários, onde a Luz, a temperatura e a humidade são automaticamente controladas, constituem verdadeiras fábricas de ovos e carne. Com vista a urna rápida e fácil reprodução, pratica-se a inseminação artificial. por outro lado, as eficiências dos serviços veterinários diminuem grandemente as doenças que, num passado recente, dizimavam o gado. Igualmente nos matadouros, os animais abatidos são sujeitos a análises para se detectar qualquer doença que a revelar-se é imediatamente objecto de medidas para eliminá-la e assim evitar-se a sua propagação. Na Argentina e no Brasil, a pecuária tem estado a apresentar grandes sinais de desenvolvimento, sendo estes alguns dos países na lista dos grandes exportadores mundiais de carne de bovino.

MANSO, Francisco Jorge; VICTOR, Ringo. Geografia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.