Pedagogia de Comênio

Defendia sua pedagogia com a máxima: "Ensinar tudo a todos" que sintetizaria os princípios e fundamentos que permitiriam ao homem colocar-se no mundo como autor. Objectivando a aproximação do homem a Deus, seu objectivo central era tornar os homens bons cristãos - sábios no pensamento, dotados de fé, capazes de praticar acções virtuosas estendendo-se a todos: ricos, pobres, mulheres, portadores de deficiências. A didáctica é, ao mesmo tempo, processo e tratado: é tanto o ato de ensinar quanto a arte de ensinar.

Salientava a importância da educação formal de crianças pequenas e preconizou a criação de escolas maternais, pois teriam, desde cedo, a oportunidade de adquirir as noções elementares do que deveriam aprofundar mais tarde. A educação deveria começar pelos sentidos, pois as experiências sensoriais obtidas por meio dos objectos seriam internalizadas e, mais tarde, interpretadas pela razão. Compreensão, retenção e práticas consistiam a base de seu método didáctico e, por eles se chegaria às três qualidades: erudição, virtude e religião, correspondendo às três faculdades necessárias - intelecto, vontade e memória.

Fundamentos naturais do método de Comenius:

• O fim é o mesmo: sabedoria, moral e perfeição;
  • Todos são dotados da mesma natureza humana, apesar de terem inteligências diversas;
  • A diversidade das inteligências é tão somente um excesso ou deficiência da harmonia natural;
  • O melhor momento para remediar excessos e deficiências acontece quando as inteligências são novas.

O método tem como preceitos:

• Tudo o que se deve saber deve ser ensinado;
  • Qualquer coisa que se ensine deverá ser ensinada em sua aplicação prática, uso definido;
  • Deve ensinar-se de maneira directa e clara;
  • Ensinar a verdadeira natureza das coisas, partindo de suas causas;
  • Explicar primeiro os princípios gerais;
  • Ensinar as coisas em seu devido tempo.
A obra de Comenius é um paradigma do saber sobre a educação da infância e juventude, utilizando, para isso, um local privilegiado: a escola. Já a Didática Magna apresenta as características fundamentais da escola moderna:
  • A construção da infância moderna como forma de pedagogização dessa infância por meio da escolaridade formal (até então, as crianças eram tratadas como pequenos adultos);
  • Uma aliança entre a família e a escola, por meio da qual a criança vai se soltando da influência da órbita familiar para a órbita escolar;
  • Uma forma de organização da transmissão dos saberes, baseada no método de instrução simultânea, agrupando-se os alunos; e
  • A construção de um lugar de educador, de mestre, reservado aos adultos portadores de saberes legítimos.

NIVAGARA, Daniel Daniel. Didáctica Geral – Aprender a Ensinar. Módulo de Ensino à distância, Universidade Pedagógica.