Perfil do solo

Perfil do solo

É a diferenciação progressiva em camadas do solo também conhecidos por horizontes. Constitui uma espécie de sobreposição dos horizontes desde a rocha-mãe até à superfície. Nos solos evoluídos ou maduros ocorrem cinco (5) horizontes: O, A, B, C e R.
  • Horizonte O: Camada orgânica superficial, constituído por folhas e detritos vegetais e animais, bem como por substâncias húmicas acumuladas na superfície.
  • Horizonte A: É um horizonte superficial, rico em matéria orgânica e empobrecido em matérias solúveis que sofrem processos migratórios e são arrastados para níveis mais baixos ou horizontes inferiores: B e C.
  • Horizonte B: Horizonte de acumulação de matéria mineral vinda do horizonte superficial. Por vezes acumulam-se substâncias salinas, ou couraças ferruginosas de processos migratórios ascendentes.
  • Horizonte C: Constituído por material mineral não consolidado situado abaixo dos horizontes A e B acima da camada da rocha-mãe.
  • Horizonte R: Camada mineral de material consolidado, que constitui substrato rochoso continuo ou praticamente continuo, a não ser pelas poucas e estreitas fendas que pode apresentar (rocha-mãe).
     Todos os solos que ao longo da sua evolução formam horizontes A, B e C bem diferenciados e nas condições duráveis e estáveis de clima e drenagem, são conhecidos por solos maduros, enquanto que os solos que se desenvolvem em condições especiais ou adversas de clima, drenagem e vegetação são conhecidos por solos não evoluídos.
Fig.1: Perfil do solo


Bibliografia
WILSON, Felisberto. G11 - Geografia 11ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2017.

Comentários