Plantas gimnospérmicas

2.9.1. Plantas gimnospérmicas

As gimnospérmicas (Gymnospermae: plantas com sementes nuas) são também designadas por Coniferophytina.

Características gerais:

As plantas gimnospérmicas apresentam as seguintes características:

  • As suas flores são os estróbilos (por exemplo, Pinhas do género Pinus, do pinheiro);
  • Apresentam sementes nuas, sem fruto para as proteger;
  • São plantas lenhosas, frequentemente arbóreas;
  • Apresentam uma alternância de gerações sobre o esporófito;
  • Apresentam grãos de pólen adaptados à pelo vento (anemofilia);
  • Tem os óvulos expostos em folhas carpelares abertas (macrosporofilos);
  • Nas briófitas e nas pteridófitas, precisa-se de água para que os anterozóides cheguem às oosferas para a fecundação; os anterozóides são móveis e estão providos de flagelos. Nas gimnospérmicas, porém, o gametófito masculino, o grão de pólen, é levado pelo vento ao encontro do gametófito feminino; terminada a polinização produz-se o tuba polínico, uma expansão tubular do gametófito masculino (grão de pólen).

Algumas particularidades das plantas gimnospérmicas

Nas coníferas e gnetófitas os gâmetas masculinos não são móveis; são os tubos polínicos que se encarregam de as transportar até aos arquegónios. Esta condição é encontrada nas angiospérmicas, o que é considerado como inovação evolutiva com vista a tornar a fecundação independente da água.

Nas cicadófitas e no ginkgo, o tubo polínico não penetra no arquegónio. O grão de pólen rompe-se próximo do arquegónio e liberta gâmetas masculinos (anterozóides multiflagelados) que nadam em direcção à oosfera.

Além de serem plantas lenhosas e fornecerem madeira e combustível, são muito usadas na medicina e na indústria farmacêutica (ex.: ginkgo biloba, para problemas de circulação; Ephedra sp, produtor de efedrina, é um importante fármaco adrenérgico).

Sistemática das gimnospérmicas

Existem 761 espécies classificadas dentro da subdivisão das gimnospérmicas, distribuídas em duas classes:

  • Classe Ginkgoatae (ex.: Ginkgo
  • Classe Pinatae.

A classe ginkgoatae é classe fóssil, com uma espécie. O seu único representante apresenta folhas de nervação dicotómicas e flores primitivas. Ao contrário da maioria das gimnospérmicas, é uma espécie de folha caduca com formato de leque. A fecundação ocorre um mês após a polinização. É dioica e originária da China.

A semelhança das cicadófitas, a Ginkgo biloba apresenta os microsporângios e os óvulos em indivíduos diferentes. Após a fecundação, formam-se sementes com um invólucro carnoso.

Os anterozóides nadam até às oosferas dentro do gametófito feminino (nucelo).

A classe Pinatae tem 600 espécies e é composta por árvores quase sempre de grande porte, de folhas persistentes, alternas, aciculares.

Nesta classe, encontramos as mais importantes famílias da ordem das Pinatae (PinaceaeCupressaceae e Araucariaceae). Geralmente, o sucesso nos seus habitats com condições extremas deve-se, em parte, as adaptações sofridas pelas folhas. Nos pinheiros, por exempla, as folhas são aciculares em feixes de Lima a Oito folhas, dependendo da espécie. Na folha, uma cutícula espessa cobre a epiderme sob a qual existe uma ou mais camadas de células de parede espessa e arranjadas de forma compacta, a hipoderme. Os estomas localizam-se em depressões por baixo da superfície da folha.

A classe inclui as árvores de maior longevidade e major porte. Na sua maioria, o tronco é único, central e com ramificações simples, diferenciadas em macro e braquiblastos.

As coníferas, de modo geral, podem ser monóicas ou dióicas. Os estróbilos são sempre unissexuais; em muitas plantas, os cones femininos são maiores e lenhosos.

Fig. 30: Observação pormenorizada de estróbilo: de pinheiro feminino.


Fig. 31: Observação pormenorizada de estróbilos de pinheiro masculino.


Sistemática da classe Pinatae

A classe Pinatae compreende tres subclasses: CordaitidaePinidae e Taxidae. Destas, a Pinidae é mais conhecida (Pinus sp.).

Fig. 32: Ciclo de vida Pinus sp.

Bibliografia

PIRES, Cristiano; LOBO, Felisberto. Biologia 11ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

Comentários