Plantas vasculares – as traqueófitas

2.8.4. Plantas vasculares – as traqueófitas

As traqueófitas encontram-se mais bem adaptadas à Vida terrestre do que as briófitas. Possuem verdadeiros tecidos de fixação, as raízes, folhas com camadas estratificadas providas de cutícula, estomas e órgãos de reserva. Do ponto de vista evolutivo, são muito antigas. Possuem verdadeiros sistemas vasculares; em alguns circula água e substâncias dissolvidas e noutros substâncias orgânicas, desde os órgãos fotossintéticos onde são produzidas até aos órgãos onde serão consumidas ou armazenadas. As plantas vasculares podem ou não produzir sementes.

Fetos e avencas (Classe Filicinae)

As filicineas são plantas vasculares nas quais não ocorre produção de sementes. Os fetos e as samambaias são os seus principais representantes, estando identificadas mais de 12 mil espécies.

Estão sobretudo em regiões tropicais, que apresentam condições favoráveis de luminosidade, temperatura e humidade para o seu desenvolvimento. Possuem um rizoma subterrâneo com raízes de fixação. As suas folhas são normalmente muito recortadas e nascem enroladas, recebendo o nome de báculo, permitindo-lhes resistir mais facilmente à dissecação e desenrolando-se à medida que crescem. Durante a fase de reprodução, na face inferior das folhas desenvolvem-se os soros (grupos de esporângios, estruturas pluricelulares que contém as células-mães dos esporos).

2.8.5. Ciclo de Vida do polipódio

polipódio é uma espécie de feto da ordem das traqueófitas. No ciclo de Vida do polipódio, as células-mães dos esporos sofrem uma mitose, originando esporos morfologicamente idênticos – planta isospórica. Após a dispersão dos esporos por abertura do esporângio, forma-se um protalo monóico, já que possui simultaneamente gametângios masculinos — anterídios — e femininos — arquegónios.

Os anterozóides (gâmetas masculinos), formados na presença de água, nadam até aos arquegónios, fecundando a oosfera, e dando origem a um zigoto que cresce inicialmente sobre o protalo. Por sua vez, dá origem a uma planta adulta.

Fig. 26: Ciclo de vida do polipódio.
Fig. 26: Ciclo de vida do polipódio.


Vamos relembrar...

  • polipódio é um ser haplodiplonte (meiose pré-espórica), com alternância de gerações.
  • geração esporófita é mais evoluída do que a geração gametófita.
  • A planta adulta é um esporófito.
  • E uma planta isospórica, na qual ocorre anisogamia com um gametófito monóico.
  • A fecundação ainda é dependente da água.

 Bibliografia

PIRES, Cristiano; LOBO, Felisberto. Biologia 11ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

Comentários