Pobreza humana, PIB, IDH

Pobreza humana

Não é fácil estabelecer critérios para medir as condições de Vida de uma população. Ao longo da História, os parâmetros que indicam uma carência de Vida têm apresentado uma enorme variação.

PIB (Produto Interno Bruto) – medida de riqueza criada no pais peta soma dos valores provenientes dos diferentes sectores económicos, durante um ano.

O índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um método que permite medir o progresso para além das antigas medições baseadas nos indicadores macroeconômicos, como é o caso do Produto Interno Bruto (PIB). O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) surgiu pela primeira vez no início da década de 90 e foi definido como «o processo de alargamento das escolhas das pessoas».

O IDH é um dado que serve actualmente de referência como indicador para estudos comparativos das condições de Vida das populações no Mundo.

Assim, o IDH integra as seguintes variáveis:
  • Esperança de Vida à nascença;
  • Alfabetização de adultos e taxa bruta de escolaridade;
  • Produto Interno Bruto (PIB) real per capita.
A esperança de Vida reflecte, como já vimos, o nível de desenvolvimento do pais. Uma esperança de Vida alta significa baixa mortalidade infantil, acesso a um serviço médico de qualidade e à escolaridade obrigatória, prevenção de doenças, alimentação adequada e suficiente, boas condições de higiene, etc.

O nível de escolaridade indica a qualidade da mão-de-obra e mostra também o grau de exclusão social, cultural e económica.

Uma baixa escolaridade não possibilita que se aufira um bom salário, que permitiria comprar melhores e mais alimentos, uma casa em condições, o acesso dos filhos à escola, etc.

PIB per capita revela a renda teórica de cada trabalhador de um pais; é um valor relativo. Moçambique tem um dos PIB mais baixos do Mundo, embora tenha vindo a subir lentamente. Em 2002, foi de 230 USD por pessoa. Isto significa que cada moçambicano, em média, produz 5 000,00 MT por ano. Muitíssimo pouco.

Relativamente ao IHD, a classificação dos países tem uma escala que varia entre 0 e 1.

Tabela 14: Nível de desenvolvimento
0,0 a 0,499
Baixo desenvolvimento
0,500 a 0,799
Médio desenvolvimento
0,800 a 1
Alto desenvolvimento

Todos os anos, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) divulga um relatório onde consta o IDH de praticamente todos os países do Mundo. Em Moçambique, divulgam-se há já alguns anos relatórios e dados sobre a pobreza nas suas variadíssimas vertentes, como, por exemplo, acesso à água potável, esperança de Vida, escolaridade, habitação, saúde reprodutiva, etc.

Tabela 15: Classificação de alguns países em 2002

Esperança de vida
Taxa bruta de alfabetização
PIB per capita
IDH
(PPC*)
Noruega
78,9
127. o
Índia
63,7
171. 0
Moçambique
38,5
177. o
Serra Leoa
34,3
*PPC - Paridade dos Poderes de Compra
Fonte: Relatório do Desenvolvimento Humano 2004

O quadro acima mostra que Moçambique ainda está muito longe de satisfazer as necessidades básicas da maioria da população.

NONJOLO, Luís Agostinho; ISMAEL, Abdul Ismael. G10 - Geografia 10ª Classe. Texto Editores, Maputo, 2017.