Propriedades físicas e químicas das águas oceânicas

Propriedades físicas e químicas das águas oceânicas

Propriedades físicas da água oceânica
As águas do mar e do oceano apresentam determinadas características que as tornam diferentes das águas dos rios, dos lagos ou das águas subterrâneas. Das propriedades físicas das águas destacam-se as relacionadas com a temperatura, a densidade, a dinâmica e a cor.
  • a)    Temperatura
A temperatura das águas superficiais depende da radiação solar e de fenómenos atmosféricos como o vento, a precipitação, entre outros.

As águas do mar não apresentam as mesmas temperaturas em toda a sua extensão. A temperatura das águas oceânicas varia com a latitude e com a profundidade.
Nas regiões de baixas latitudes, na zona do equador, onde a radiação solar é maior, as temperaturas são altas. À medida que a altitude aumenta, a radiação solar diminui e as águas aquecem graças acção dos ventos e das correntes marítimas quentes que transportam o calor equatorial.

Por outro lado, a temperatura das águas nas altas latitudes polares é bastante baixa, devido à acção dos ventos e pelas correntes marítimas frias que transportam o frio polar.
A temperatura das águas oceânicas também varia com a profundidade, resultando dessa variação três estratos bem demarcados:
  • Estrato superficial – que reflecte a temperatura ambiente de cada latitude. A este nível, a temperatura das águas depende directamente dos diferentes fenómenos atmosféricos.
  • Estrato de descontinuidade térmica gradual – situa-se entre 100 e 150 metros de profundidade. Nesta profundidade, a temperatura decresce lentamente à medida que a profundidade aumenta.
  • Estrato do fundo – corresponde as maiores profundidades, nas quais a temperatura das águas está dependente da origem das águas.

  • b)    Densidade
A densidade das águas oceânicas e dos mares depende em grande medida da temperatura e da salinidade. Para uma determinada temperatura, a densidade será tanto maior quanto maior for a salinidade.

As linhas (Isopicnométricas) mostram claramente que as águas frias e altamente salinas são mais densas que as águas quentes e de baixa salinidade.
De modo geral, todos os líquidos menos densos flutuam, tornando-se difícil a sua mistura o que implica muitas vezes correntes de convecção.

Propriedades químicas da água

  • a)    Salinidade
As características das águas oceânicas e dos mares são determinadas pela sua composição química. A salinidade é a característica mais comum, A água tem em média 35 g/litro de sal, mas, além do sal, estão dissolvidas várias substâncias e elementos químicos.
Nos oceanos estão concentrados 60 elementos do quadro periódico e grande parte destes elementos estão combinados em forma de sais, cloretos, brometos, sulfatos, carbonatos havendo vestígios de ouro e urânio para além de gases dissolvidos, particularmente o hidrogénio e o oxigénio.

A concentração dos elementos e substâncias químicas pode variar consoante os processos de evaporação, adição de água proveniente dos rios, e depósitos dos sedimentos sobre os fundos oceânicos.

Por exemplo, a salinidade dos mares do interior aumentou para níveis muito altos. No Mar Morto, a forte evaporação sem compensação impossibilitou o mar de desenvolver Vida, tornando-o num recurso hídrico biologicamente morto.

Bibliografia
WILSON, Felisberto. G11 - Geografia 11ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2017.
 

Comentários