Reino Fungi

2.7. Reino Fungi

Os fungos são organismos eucariotas, tal como as plantas e os animais. Constituem, porém, um reino independente, o Reino Fungi ou dos Fungos, possivelmente descendentes de ancestrais protistas. São organismos heterotróficos, facto que os levou à sua separação das plantas, mas, ao contrário destas, não possuem pigmentos fotossintéticos, nem cloroplastos e possuem glicogénio como substância de reserva, típico dos animais. Muitos têm parede celular, mas, ao contrário das plantas, nas quais é celulósica, nos fungos é quitinosa, sendo a quitina ama substância proteica características dos animais.

O estudo dos fungos denomina-se Micologia. As leveduras, os bolores e os cogumelos são as formas mais conhecidas deste grupo, conhecendo-se mais de 60 mil espécies.

Diversidade, hábitos e ecologia dos fungos

Os fungos estão bastante propagados na major parte dos habitats, sendo muitas vezes invisíveis a olho nu, habitando o solo e locais húmidos ou fixando-se sobre matéria orgânica em decomposição, ou ainda ocorrendo de forma simbiótica em animais e plantas.

Em desertos, em ambientes hipersalinos .com elevado teor de sal) e em mares profundos também se encontram fungos. Certas formas de fungos suportam condições extremas, como elevadas e baixas temperaturas, radiações UV e cósmicas.

Fig. 20: Fungos Basidiomicetes (poliporáceas)

A simbiose do tipo micorriza, entre plantas e fungos (fungos simbiontes), é uma das associações mais conhecidas, sendo muito importante para o crescimento da planta e para a manutenção dos ecossistemas. Mais de 90% das espécies de plantas dependem destas relações, sobretudo para a incorporação de compostos inorgânicos. Em certas associações de micorrizas, os fungos intermedeiam a relação de transferência de hidratos de carbono e outros nutrientes.

Os líquenes são a outra forma de associação de fungos com outros organismos, neste caso, com algas ou cianobactérias. Os fungos recebem açúcares e hidratos de carbono das algas e estas, por sua vez, providenciam minerais e água.

A maioria das espécies dos fungos cresce em forma de filamentos multicelulares chamadas hifas, que podem ou não ser septadas. O conjunto de hifas forma o micelo. Em algumas espécies de fungos, as hifas compactam-se, originando os cogumelos.

Saliente-se que alguns fungos crescem como células simples.

Fig. 22: Tipos de hifas.

A sua reprodução pode ser sexuada ou assexuada, ocorrendo na sua maioria via esporos, geralmente por estruturas especializadas chamadas esporângios. Algumas espécies perderam definitivamente a capacidade de produzir estruturas reprodutivas, optando por uma reprodução vegetativa.

Importância dos fungos

Os fungos são ecologicamente muito úteis e desempenham diversos papéis. Os fungos saprófitas decompõem matéria orgânica, sendo indispensáveis no Ciclo de troca de nutrientes no solo. Em quase todo o mundo, os fungos são um alimento muito apreciado, embora existam espécies venenosas que convém conhecer bem, pois podem ser fatais. Os fabricantes de bolos e bebidas baseadas na fermentação (cervejas, vinhos, bebidas tradicionais feitas de fruta) usam as propriedades das leveduras para fermentar os diferentes substratos. Na culinária, conhecemos também o molho de soja, um produto da acção dos fungos bastante apreciado no tempero de alimentos. O género Saccharomyces e multas das suas variedades são utilizados no fabrico de pão, cerveja, vinho e álcool etílico comercial. O Penicillium roquefortti e o Penicillium camembertii são usados na produção de queijos.

Do ponto de vista médico e farmacêutico, muitos fungos estão na base de antibióticos (penicilina e cefalosporina) utilizados na medicina e de muitas enzimas, tal como celulases, pectinases e protéases, importantes no domínio industrial ou como ingredientes activos de detergentes.

Muitos fungos produzem componentes bioactivos chamados micotoxinas, tais como alcaloides.

Como foi dito, alguns fungos são tóxicos e agentes patogénicos para plantas e animais, incluindo o Homem. Também encontram uso na medicina tradicional como substâncias psicotrópicas.

Quando são patogénicos de culturas vegetais, podem causar danos agrícolas e socioeconómicos incalculáveis.

Vamos relembrar...

Os fungos:

• São seres eucariontes e geralmente pluricelulares;
  • São heterotróficos, obtendo os alimentos por absorção;
  • Podem ser saprófitos, parasitas ou simbiontes, estabelecendo uma multiplicidade de interacções nos ecossistemas.

A parede das células, se existente, é de quitina.

Os fungos pluricelulares são constituídos por hifas, que formam um micélio capaz de absorver os nutrientes eficientemente.

Reproduzem-se sexuada e assexuadamente, com processos reprodutivos muito característicos.

PIRES, Cristiano; LOBO, Felisberto. Biologia 11ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.