Relação entre agricultura e pecuária

2.2. Relação entre agricultura e pecuária

De entre as actividades produtivas, a agropecuária é a primeira que se encontra associada ao desenvolvimento da produção e da sociedade. Ao longo da história foi a partir da recoleção e da que se iniciou o processo da selecção e posterior domesticação das plantas e dos animais úteis. Esta etapa representou o estágio inicial do desenvolvimento da agricultura e da pecuária.

É difícil determinar, com exactidão, na história dos homens, o início da agricultura. Contudo, durante o Neolítico, o Homem já fazia numerosas culturas e já tinha domesticado alguns animais, além de fabricar alguns objectos e instrumentos de trabalho. O Neolítico representou uma verdadeira revolução no modo de Vida. Com a agricultura e a domesticação de animais, o Homem passou a assegurar a sua subsistência.

A colecta ou a extracção de produtos da flora exigia do Homem grandes deslocações nau busca continua de alimentos. Com a agricultura, as comunidades tornaram-se sedentárias e o Homem pode construir as suas casas em definitivo.

Define-se como actividade agropecuária, aquela que se relaciona com a exploração de culturas vegetais (agricultura) e da criação de gado (pecuária). Enquadra-se dentro desta actividade a exploração de recursos florestais e as pastagens, quer naturais ou artificiais.

Actividade agropecuária: exploração de culturas vegetais e criação de gado.
Agricultura: Exploração de vegetais (Cultura de plantas úteis).
Pecuária: Exploração de animais (Criação de animais domésticos).
Silvicultura: Exploração e cultura de recursos florestais.

agricultura e a pecuária estabelecem uma estreita relação de complementaridade pois os recursos naturais utilizados na actividade agropecuária, participam nesta de forma combinada a diferentes níveis e com diversas inter-relações (produção agrícola ao serviço da pecuária e vice-versa), constituindo-se num sistema único, denominado Recursos Agropecuários. Estes recursos estão relacionados tanto com os diferentes elementos físicos (clima, hidrografia, relevo, solo, vegetação), bem como com os diferentes tipos de meios naturais, que se caracterizam por diferentes combinações dos seus componentes fundamentais (tipos de solo, tipos de formações vegetais).

Assim, distingue-se no sistema de recursos agropecuários os recursos pedológicos (solos), os recursos hídricos continentais, os recursos climáticos, plantas e animais úteis, os recursos de água da atmosfera sob a forma de precipitações e as condições do relevo.

MANSO, Francisco Jorge; VICTOR, Ringo. Geografia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.