Resumo da Unidade I: População

• A população é definida como sendo a totalidade de habitantes que vivem numa determinada região.
  • Mundialmente, a população encontra-se desigualmente repartida à superfície da Terra devido à influência dos factores físico-naturais e humanos.
  • Os principais factores físico-naturais de distribuição da população são: clima, relevo, hidrografia, vegetação e solos.
  • Os factores humanos são: socioeconómicos (indústrias, cidades, vias de transporte e cornificações, agropecuária). os aspectos culturais, religiosos, histéricos e políticos.
  • Os principais focos populacionais do globo terrestre (ecúmenas) são: Sudeste Asiático, Nordeste dos El-JA, Europa Ocidental e Central.
  • Os grandes vazios humanos (anecúmenas) localizam-se nas regiões polares e subpolares, grandes desertos quentes, florestas equatoriais e grandes cordilheiras montanhosas.
  • As principais variáveis demográficas são: Taxa de Fecundidade, de Natalidade, de Mortalidade e Taxa de Crescimento Natural.
  • As migrações constituem a deslocação da população de um local para o outro.
  • Os principais tipos de migrações classificam-se:
  1. — Quanto ao espaço — internas e internacionais;
  2. — Quanto ao tempo ou duração — definitivas ou periódicas.
  • As principais causas das migrações são: de ordem natural (catástrofes naturais – sismos, vulcanismo, inundações e deslizamento de terras, baixa fertilidade dos solos, pragas, etc.) e de ordem socioeconómica (procura de melhores condições de Vida, nomeadamente de emprego, altos salários, educação, saúde) e políticos (guerras, invasões entre estados, conflitos étnicos. etc.).
  • As principais consequências das migrações são: redução da população economicamente activa no local de partida e aumento no local de chegada, envelhecimento da população no local de partida, desemprego, subemprego, criminalidade, mendicidade, prostituição, pobreza, miséria, degradação das condições ambientais, entre outras.
  • As principais teorias demográficas são: a malthusiana, neomalthusiana e reformista ou anti-malthusiana.
  • A teoria malthusiana exposta por Thomas Robert Malthus em 1798, na sua obra Ensaio sobre os princípios da população, advogava que a pobreza, a miséria, a fome, eram resultado do elevado crescimento demográfico, o que gerava a poluição, degradação ambiental, doenças e morte.
Assim, a solução para estes males, entre outros, passava pela redução da natalidade pela Via da sujeição moral.
  • A teoria neomalthusiana é o ressurgimento dos ideais de Malthus após a 2ª Guerra Mundial.
Porém, esta diferencia-se da anterior pelo facto de considerar que a única forma de se abrandar o crescimento populacional seria o controlo da natalidade pelo Estado, mediante a adopção do uso de métodos anticoncepcionais (planeamento familiar), o que contribuiria de grosso modo para o incremento do PNB per capito e consequente desenvolvimento socio-económico do país.

MANSO, Francisco Jorge; VICTOR, Ringo. Geografia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.