Tempo e Clima: Classificação dos climas

Tempo e Clima

O tempo e clima são dois conceitos aparentemente idênticos, mas apresentam diferenças importantes.

tempo representa o estado da Atmosfera num determinado momento, num determinado lugar durante um período relativamente curto, ou seja, a combinação passageira dos elementos do clima nomeadamente a temperatura, a humidade do ar, a nebulosidade, a precipitação, a pressão, a direcção e a velocidade do vento.

Clima é a sucessão dos vários estados do tempo verificados durante longos períodos e que se repetem continuamente com características mais ou menos semelhantes.

Classificação dos climas

Os vários tipos climáticos podem classificar-se, atendendo habitualmente à temperatura, precipitação e vegetação, como critérios principais.
Na análise da tipologia dos climas salientam-se os estudos de Koppen, Martonne, Thornthwaite, Trewartha, Miller, Troll e Gorcznski. Estes estudos de clima com base nas combinações dos elementos não satisfazem plenamente. No entanto, os estudos de Koppen, Martonne e Thornthwaite mostram alguma segurança na explicação dos tipos climáticos descritos a seguir.

• a)    Classificação de Koppen
Koppen pertence à escola alemã e teve muito sucesso no seu tempo.
Até hoje o seu modelo de classificação dos climas é a mais usado por ser simples e precisa. Na classificação de Koppen, cada tipo de clima é representado por letras, todas com significado climatológico.

Foi o primeiro a classificar os climas, baseando-se na temperatura, na precipitação e na vegetação. Cada clima é definido por parâmetros fixos de temperatura e pluviosidade, calculados em médias mensais ou anuais.

Koppen definiu cinco climas principais, designando-os, respectivamente, por letras maiúsculas (A, B, C, D e E).

A = climas tropicais - temperatura média mensal superior a 18 °C; não há Inverno e a precipitação anual, além de ser abundante, é sempre superior evaporação.
B = climas secos - a evaporação é superior à precipitação anual, não havendo, por isso, corrente de água permanente.
C = climas temperados quentes - o mês mais quente tem uma temperatura média compreendida entre os 18 °C e – 3 °C. Há Verão e Inverno.
= climas de neve - o més mais frio tem uma temperatura média inferior a 3 oc e o més mais quente superior a 10 oc, coincidindo esta isotérmica com o limite norte do crescimento do bosque.
E = climas do gelo - a temperatura média do mês mais quente é inferior a 18 °C. Não se regista verdadeiro Verão.
Aos grupos referidos, Koppen juntou mais dois subgrupos:
S = clima de estepe - clima semi-árido com a precipitação anual compreendida entre 380 e 760 mm, para as baixas latitudes.
W = clima desértico - clima árido, em que P < 250 mm.
Como é fácil constatar, S e W só se aplicam aos climas do grupo B, dando lugar aos tipos BW e BS. Nova linha para casos especiais de designação de subtipos de clima, Koppen utilizou minúsculas:
f = quando o clima é húmido, isto é, com precipitação regular todos os meses; não há estação seca ou ausência de água no solo.
r = húmido durante todo o ano (grupo A, C, D).
d = seco durante todo o ano.
w = estação seca no Inverno do respectivo hemisfério.
s = estação seca no verão do respectivo hemisfério.
m = clima do bosque pluvioso (floresta densa), apenas de curta estação seca - tipo monçónico (aplica-se exclusivamente ao grupo A).

Combinando estes grupos de climas obtém-se onze climas distintos:

Af = clima equatorial
Am = clima tropical de monção
Aw = savana tropical
BS = clima de estepe
BW = clima desértico
Cf = clima chuvoso temperado húmido em todas as estações
Cw = clima chuvoso temperado com verão seco.
Dw = clima de bosque, frio e com neve com Inverno seco
Df = clima chuvoso temperado com verão seco
ET = clima de tundra
EF = clima de gelos perpétuos.

Posteriormente, Koppen juntou uma terceira letra:

a = com verão muito quente, acima dos 22 °C (grupos C e D);
b = com verão quente - o mês mais quente abaixo dos 22 °C (grupo B);
c = com verão curto e fresco - menos de quatro meses acima dos 10 °C (grupos C e D);
d = com Invernos muito frios - o mês mais frio abaixo dos —38 °C (grupo D);
h = quente e seco - temperatura média anual superior a 18 °C (grupo D);
= frio e seco - temperatura média anual inferior a 18 °C (grupo B).

• b)    Classificação de Thornthwaite
Thornthwaite é um geógrafo da escola americana, cujos estudos climatológicos evidenciam o critério de presença de água. Nessa base, este cientista dividiu o globo em cinco zonas climáticas:
A = hiper húmido
B = húmido
C = sub húmido
D = semiárido
E = árido.
Assinalando por letras minúsculas o período húmido eficaz:
r = rain – chuvoso.
d = dry – seco.
s = summer – verão.
w = winter – Inverno.
Relacionando com a temperatura, criou os seguintes grupos:
A’ = megaternal
B’= mesoternal
C’ = microternal
(D' E’) = com as subdivisões 1, 2, 3, 4, à medida que a temperatura diminui.

• c)    Classificação de Emmanuel Martonne
Martonne é da escola francesa onde a base de análise é regional. Criador de escola francesa de Geografia, é também o autor de uma classificação dos climas, onde cada tipo de clima recebe o nome de uma região ou de um país com características atmosféricas distintas.

Agrupa os climas em quentes, temperados e frios, desérticos e de monção, distingue variedades de acordo com as combinações das influências que fazem oscilar a temperatura, a precipitação e a duração dos meses, das estações secas ou húmidas. Distingue os seguintes climas por grupos:

A = climas quentes sem período seco (equatorial)
B = climas quentes com período seco (tropical)
C = climas temperados sem período frio (subtropical)
D = climas temperados com período frio
E = climas desérticos frios
G = climas frios com períodos quentes
H = climas frios sem períodos quentes.
É comum na classificação de Martonne designar-se por clima de Moçambique, Sudão, da Rússia ou da região tropical.

WILSON, Felisberto. G11 - Geografia 11ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2017