Todas as Funções das Proteínas

Funções das Proteínas

  • Estruturais e Contráctil – as proteínas participam como matéria-prima na construção de estruturas celulares e histológicas. Como exemplos de proteínas estruturais, temos o colágeno, que é uma proteína com considerável resistência à tracção. Pode ser encontrada nos ossos, tendões, cartilagens e na pele. A queratina, que é uma escleroproteína encontrada na pele, unhas e cabelo, possui propriedades impermeabilizantes que dificultam a perda de água pelos animais.

albumina, presente em abundância no plasma sanguíneo, contribui para a manutenção de sua viscosidade e do equilíbrio hídrico. As proteínas miofibrilares “actina e miosina” (músculo), são filamentosas e praticamente insolúveis em água; aparecem também em membranas e organelos celulares.

  • Função Enzimática – as enzimas são proteínas especiais com função catalítica, ou seja, aceleram ou retardam reacções bioquímicas que ocorrem nas células. Assim como os anticorpos, apresentam especificidade em relação à reacção ou substância em que actuam. Isso se deve ao fato de cada enzima possuir em sua estrutura um ou mais pontos que se encaixam perfeitamente na substância ou reacção que sofrerá sua acção.
  • Função Hormonal – muitas hormonas são, na verdade, proteínas especializadas na função de estimular ou inibir a actividade de determinados órgãos, sendo, portanto, reguladores do metabolismo. Ex harmónio pancreático insulina que, lançado no sangue, contribui para a manutenção da taxa de glicemia.
  • Transporte – muitas proteínas são transportadoras de nutrientes e metabólitos entre fluidos e tecidos; de uma forma geral, transportam activamente substâncias. A hemoglobina é uma proteína que transporta oxigénio dos alvéolos para os tecidos e gás carbónico dos tecidos para os pulmões.
  • Função de Defesa – em nosso sistema imunológico, existem células especializadas na identificação de proteínas presentes nos organismos invasores (antígenos), que serão consideradas “estranhas”. Os antígenos estimulam o organismo a produzir outras proteínas especializadas no combate às invasoras.

Estas proteínas de defesa são denominadas anticorpos e combinam-se quimicamente aos antígenos com o objectivo de neutralizá-los. Deve-se salientar o fato de que existe uma determinada especificidade entre antígeno e anticorpo. Ou seja, um anticorpo só neutralizará o antígeno que estimulou a formação desse anticorpo. Os anticorpos são produzidos em células especializadas do sistema imunológico denominadas plasmócitos.

  • Função Nutritiva – qualquer proteína exerce esta função, enquanto não apresentar propriedades tóxicas. Todos os alimentos ricos em proteína, como as carnes em geral, são fontes naturais de aminoácidos indispensáveis aos seres vivos para a produção de outras proteínas.
  • Função Reguladora – esta função é desempenhada por um grupo especial de proteínas denominadas vitaminas. As células dos vegetais clorofilados e certos microorganismos, como bactérias, possuem a capacidade de produzirem vitaminas.

Nos animais se dá através do processo de nutrição. Cada vitamina tem um papel biológico próprio, por isso não pode ser substituída por outra. A carência de uma determinada vitamina faz surgir um quadro de distúrbios orgânicos denominada hipovitaminose.

O excesso de vitaminas pode acarretar uma hipervitaminose. As vitaminas são classificadas de acordo com a sua solubilidade em água ou em lípidos. Existem as vitaminas hidrossolúveis, como as do complexo B (B1, B2, B6 e B12) e a vitamina C. As lipossolúveis são as vitaminas A, D, E, K.

  • Reserva – Sementes de plantas armazenam proteínas para a germinação; A albumina do ovo e a caseína do leite são exemplos de proteínas animais de reserva.
  • Outras proteínas – existem numerosas proteínas cujas funções não são facilmente classificadas. A monelina é uma proteína de uma planta africana que tem sabor doce intenso e está sendo usada como adoçante. No sangue de alguns peixes antárticos encontram-se proteínas com propriedades anticongelantes, protegendo o sangue destes animais.
  • Coagulação sanguínea – vários são os factores da coagulação que possuem natureza proteica, como por exemplo: fibrinogênio, globulina anti-hemofílica, etc.

Comentários