Texto dramático: Espécies de género dramático

Espécies de género dramático

Borregana (Op. cit., pág. 316) advoga a existência de três principais espécies de género dramático, tragédia, comédia e drama.

Vários autores da obra Curso de Português (Edições ASA, Rio Tinto, 1983, pág. 218) são de opinião de que o texto dramático se constitui dos mesmos géneros referidos anteriormente por Borregana, indo mais longe, ao detalhá-los, isto é, definindo cada um dos géneros segundo a sequência que se segue.

Características da tragédia

Segundo Borregana (Op. cit., 2000, pág. 316), a tragédia caracteriza-se por uma estrutura constituída por um prólogo (apresentação do contexto da história); um párodo (canto de entrada entoado pelo coro); três episódios (peripécias), alternados com três estásimos ou odes corais (cantados pelo coro) e por um êxodo (termo da peca, com a saída dos actores e do coro).

A tragédia é constituída pelos seguintes elementos:

  • Personagens (menos de três): são divinas ou nobres, demonstrando sempre atitudes e linguagens dignas e aristocráticas.
  • Coro: é o conjunto de cantores, espectadores privilegiados, que comentam, emocionalmente, a acção dramática e lançam, por vezes, presságios.
  • Unidade de acção, de espaço e de tempo: a peca tem de constar de uma única acção importante passada num único espaço e num período de 24 horas.
  • Destino ou fatalidade: é a força essencial da tragédia, fazendo recair o castigo sobre o protagonista, aparentemente inocente, embora haja da parte deste a hybris, entendida como uma espécie de insolência para com os Deuses, por ignorância ou erro de maldade, que desencadeia a acção fatal.
  • Presságio: são indícios que prognosticam acontecimentos funestos.
  • Reconhecimento ou anagnórise: é a passagem da ignorância ao conhecimento.  O reconhecimento dá geralmente origem ao clímax.
  • Clímax: é o ponto mais alto da emoção dramática. É o ponto antecedente à catástrofe, constituindo esta a desgraça e o castigo.

Tragédia

A tragédia é um género teatral originário da Grécia Antiga e tem como foco o desenvolvimento de uma acção dramática, apresentando um desfecho funesto, isto é, que termina com a morte; e o seu objectivo é provocar o terror.

E urna composição que gira em torno de um conflito de grandes interesses e paixões e que tem por fim excitar a piedade ou o terror. Recebe o nome de ópera quando é acompanhada de canto.

Segundo Aristóteles, «tragédia é a imitação de acções de carácter elevado, completa em si mesma, de certa extensão, em linguagem ornamentada e com várias espécies de ornamentos distribuídos pelas diversas partes do drama, imitações que se efectuam não por narrativa, mas mediante actores, e que suscitam o terror e a piedade, tendo por efeito a purificação desses sentimentos.

Comédia

A comédia é a pega de teatro que termina com a harmonização dos contrários em conflito. Pode apresentar situações ou personagens, cénicas, cuja finalidade é, ao mesmo tempo, satírica e de diversão, mas esta não constitui uma condição essencial.

É uma composição sobre um assunto vulgar, normalmente com o intuito de divertir e de moralizar. Toma o nome de ópera cómica ou ópera bufa quando é acompanhada de canto, e de farsa quando provoca o riso.

Carrilho e Mondlane (Português — 8ª Classe, Diname, Maputo, 1 990, pág. 159) definem farsa como sendo uma peca cómica de carácter burlesco.

Ainda acerca da comédia, Carrilho e Mondlane (Op. cit, 1990, pág. 1 59) consideram-na como um dos tipos de texto dramático, definindo-a como uma peca em que se põe em acção, de um modo jocoso, costumes, caracteres ou factos da Vida social.

No entanto, a definição de comédia não se restringe apenas às ideias dos autores acima mencionados, pois Moisés (Dicionário de Termos Literários, 1ª Edição, Editora Cultrix, São Paulo, 1974, pág. 91 ) coloca em questão o seu entender sobre a comédia e define-a como «imitação de homens inferiores, não todavia quanto a toda a espécie de vicio, mas só quanto aquela parte do torpe que é ridículo».

Drama

Em termos literários, o drama assume-se muitas vezes como sin6nimo de texto dramático, embora também possa ser utilizado no seu sentido vulgar de um acontecimento desagradável. Para além destes diferentes significados (o primeiro, de natureza cientifica e o segundo, num contexto vulgar), no século XVIII, em que se debatem conflitos trágico-cómicos da classe média e em que a tragédia se mistura com a comédia, mediante a alternância de cenas trágicas e c6micas, o termo surge como um género misto (hibrido) que conjuga caracteristicas trágicas com formas e acções menos sublimes.

Carrilho e Mondlane (Op. cit, 1990, påg. 159) deflnem «drama» como sendo «uma composição teatral sobre assuntos sérios, meio-termo entre a tragédia e a comédia; aborda geralmente temas da Vida comum, desdobrando-se entre o patético e o comovente».

Na concepção de Moisés (Op. cit, 1974, pág. 161), drama é a «arte de representação em que um actor retrata o comportamento de uma personagem, a qual, por sua vez, revela a Vida profunda da personagem».

Este autor classificou como drama toda a peca teatral caracterizada por seriedade ou solenidade, em oposição à comédia propriamente dita.

Entre os vários géneros do texto dramático, destacam-se ainda:

  • Auto — composição dramática com conteúdo moral ou pedagógico.
  • Comédia — peca teatral em que se dramatizam de forma cénica, as figuras, os costumes ou factos da Vida social.
  • Drama — peça teatral que geralmente trata de assuntos sérios.
  • Farsa — peca de carácter popular e burlesco.
  • Tragédia — peça teatral cuja acção dramática tem um desfecho funesto.
  • Tragicomédia — tragédia entremeada de acidentes c6micos e cujo desenlace não é trágico.

Bibliografia

FERNÃO, Isabel Arnaldo; MANJATE, Nélio José. Português 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

 


Comentários