Texto expositivo-explicativo

 1. Texto didáctico e/ou científico: texto expositivo-explicativo

Nestes textos, predomina o modo imperativo, podendo ocorrer também o modo infinitivo, mas com carga imperativa. Os textos didácticos aparecem geralmente em livros de escudo ou em brochuras que pretendam educar a sociedade. Os textos científicos apresentam um vocabulário específico de determinada área da ciência, mas devem ser relativamente fáceis de compreender pelo cidadão comum. Os textos científicos surgem normalmente em revistas temáticas e científicas, nota-se ainda, nestes tipos de texto, o predomínio da modalidade deôntica, que consiste em levar o receptor a praticar uma acção no futuro: pensar ou agir. Werlich (1975) usa o termo «instrutivo» para definir estes tipos de texto.

De acordo com este autor, o tipo de texto instrutivo estilizado revisão de comportamento(s) futuro(s). Salienta-se, por isso, a utilização de uma grande quantidade de imperativos e verbos de acção no infinitivo, que constituem marcas linguísticas de superfície.

Adam (1987) fala de sequência injuntiva-instrucional, ou seja, sequências textuais que encontramos, por exemplo, em guias de montagem, catálogos, instruções. regulamentos, guias de itinerário e boletim meteorológico.

De acordo com Adam (Op. cit.). a instrução organiza-se de forma equivalente à sequência descritiva, particularizando-se apenas pelo facto de (fazer ver» acções (em vez de objectos ou situações). Demarca-se dessas semelhanças, no entanto, em função da existência de um objectivo específico: o de «fazer agir» c destinatário.

Escreve-se ou lê-se este tipo de textos para ensinar e aprender a fazer coisas, comunicar instruções e rever comportamentos.

Couto (2000), a propósito do mesmo assunto, exemplifica com receitas, regras, códigos, ou seja, diferentes instruções, pois as instruções fazem parte do texto didáctico-científico.

Neste tipo de texto, o autor dá indicações que o leitor terá de cumprir para realizar uma determinada tarefa. Em função das tarefas visadas, o género de texto apresentará caracteristicas diferentes:

  • Receita culinária;
  • Modo de fabrico;
  • Regras de jogo;
  • Protocolo de experiências.

O texto didáctico-científico pressupõe sempre a presença de um destinatário.

Critérios de identificação e produção do texto didáctico-científico

I. Apresentação tipográfica: título, subtítulo e revelador da realização visada

Sucessão de enunciados na ordem cronológica de realização.

II. Enunciação

1. O autor guia o leitor realizador na execução da tarefa unicamente através do texto.

2. O texto não tem um carácter muito pessoal, uma vez que se centra no êxito do leitor.

III. Gramática textual

1. Uso de frases simples, curtas, precisas, que começam geralmente por verbos de acção.

2. Verbos no modo infinitivo ou no modo imperativo.

3. Emprego de actos ilocutórios directivos.

4. Vocabulário específico.

5. Presença de indicadores de cronologia: conectores, como depois, a seguir ou primeiro, segundo).

Bibliografia

FERNÃO, Isabel Arnaldo; MANJATE, Nélio José. Português 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.



Comentários