Citologia: descoberta, células procariotas e eucariotas

1. Citologia

1.1. A Descoberta da Célula

A história da célula começa com a invenção do microscópico pelos cientistas Hans Janssen e Zacharias Janssen, no século XVI. Estes descobriram que as lentes permitiam a observação de alguns objectos invisíveis a olho nu.

Durante muitos anos, o holandês Antonie Van Leeuwenhoek (1632-1723) procurou construir um microscópio, o que conseguiu com uma pequena lente inserida numa placa de cobre e conectada num parafuso móvel e uma agulha. Usando este microsc6pio, conseguiu observar alguns microrganismos.

Mais tarde, Robert Hooke (1635-1703) observou fatias de cortiça ao microscópio, constatando que o material era poroso e que apresentava pequenas caixas, às quais chamou «células» (do latim cella, pequena cavidade). Na realidade, Hooke observou blocos hexagonais que eram as paredes de células vegetais mortas.

Ainda no século XVII, Marcello Marpighi (1628 -1694) descreveu a presença de muitas células nos animais e nas plantas e Nehemiah Grew (1641-1712) comprovou a estrutura celular das plantas.

Um pouco mais tarde, no século XIX, Mathias Schleiden (1804-1881), com Theodor Schwann (1810-1882), preocupou-se em compreender a estrutura microscópica das plantas, mais do que classificá-las – estabeleceu que as diferentes partes de uma planta são constituídas por células ou derivados celulares. Estes estudos acabariam por ser aplicados ao reino animal, resultando na Teoria Celular, segundo a qual as plantas e os animais são constituídos por pequeníssimos elementos, as células, unidades básicas na estrutura e função de todos os organismos. Em resumo, a Teoria Celular defende o seguinte:

  • Todos os seres vivos são constituídos por células;
  • A célula é a unidade hereditária dos seres vivos;
  • As células resultam de outras pré-existentes;
  • As células resultam por divisão de uma célula-mãe.

A Teoria Celular foi uma das mais importantes definições da história da Biologia. Apesar das diferenças quanto forma e função, concluiu-se que todos os seres vivos têm em comum o facto de serem formados por células.

Microscópio de Leeuwenhoek
Figura 1: Microscópio de Leeuwenhoek


1.1.1. Células procariotas e células eucariotas

A célula é a menor porção da matéria viva capaz de realizar funções vitais. E a unidade básica, funcional e estrutural dos seres vivos.

De acordo com a sua organização estrutural, as células podem ser procariotas ou eucariotas.

As células procariotas apresentam uma organização celular muito simples; encontram-se nos seres procariotas e apresentam material nuclear sem membrana nuclear. Actualmente, considera-se que os únicos seres procariotas são as bactérias e as algas azuis.

Figura 2: Célula bacteriana (procariota)

As células eucariotas evoluíram a partir de alguns seres procariotas, apresentando uma estrutura mais complexa e uma organização nuclear bem definida, com núcleo delimitado pela membrana nuclear. Apresentam sistemas membranosos que permitem o armazenamento e a circulação de substâncias.

Figura 3 Célula animal (eucariota)


Figura 4 - Célula vegetal (eucariota)


Tabela comparativa entre células procariotas e células eucariotas.

Estrutura

Procariota

Eucariota

Eucariota Vegetal

Parede celular

Sem celulose

-

Com celulose

Membrana celular

+

+

 

Citoplasma

+

+

+

Retículo endoplasmåtico

-

+

+

Complexo de Golgi

-

+

+

Ribossomas

+

+

+

Mitocôndrias

-

+

+

Lisossomas

-

+

+

Núcleo

+

+

+

Membrana nuclear

-

+

+

Centríolos

-

+

-

Vacúolos

-

+

+

Cloroplastos

-

-

+

Flagelos

+

+

+

Cílios

+

+

+

+ = apresenta

= não apresenta

 

Bibliografia

MANJATE, Maria Amália; ROMBE, Maria Clara. Biologia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

Comentários