Factores que determinam a fertilidade do solo

 2.3. Factores que determinam a fertilidade do solo

Os organismos vivos e, em especial, as plantas, encontram no solo o seu meio de suporte e a fonte dos seus nutrientes.

Composição química do solo

O solo é constituído por substâncias orgânicas e minerais, ar, água e seres vivos.

Os solos diferem uns dos outros em vários aspectos: no processo da sua formação, no tamanho e quantidade de partículas resultantes da fragmentaqä0 da crosta terrestre, na sua composição mineral e orgânica e nos seres vivos que nele vivem. São ainda influenciados pela morfologia da região, pelo clima, pela natureza da rocha-mãe, etc., o que contribui para a sua diferenciação.

Em média, um solo próprio para a agricultura é composto por diferentes elementos, nas seguintes proporções:

Figura 10: composição do solo.


A composição do solo é influenciada pelos seres vivos que nele vivem. A ocorrência dos seres vivos no solo difere de solo para solo.

Substâncias minerais sólidas

As substâncias minerais sólidas são compostas por partículas resultantes de fragmentos da rocha-mãe e outras. Os fragmentos, de tamanho diferente, determinam a textura do solo.

De acordo com o tamanho das partículas, que variam entre 0,002 mm e mais de 50 mm, designam-se, por ordem crescente, por argila, limo, areia fina, areia grossa, cascalho e pedras ou godos. Estes elementos contribuem para a maior ou menor permeabilidade do solo. Nos espaços entre as partículas do solo existe ar contendo oxigénio.

Compostos orgânicos

Os compostos orgânicos resultam dos restos dos seres vivos em decomposição, da qual faz parte o húmus.

Rede hidrográfica

A rede hidrográfica, ou seja, a distribuição dos rios e dos lagos e o relevo da região, isto é, a distribuição de montes e planícies, etc., influenciam a fertilidade do solo, uma vez que influenciam igualmente a meteorização física e química. Este factor também se relaciona com a quantidade de águas em circulação no solo.

Decomposição dos solos

A decomposição é feita a partir dos restos de plantas e de animais que morrem permanecem no solo. É a actividade dos microrganismos do solo que os transforma em matéria orgânica. Para tal são necessárias determinadas condições de humidade e de temperatura. O material orgânico no solo encontra-se em vários estágios de decomposição, uns mais, outros menos avançados. O processo de decomposição é designado por humificação e leva à formação de húmus.

Húmus é a matéria orgânica parcialmente decomposta, cuja origem não é possível identificar a olho nu. O solo que contém húmus apresenta melhores condições para a agricultura. O húmus confere melhor qualidade aos solos por várias razões:

  • Aumenta a possibilidade de retenção de água;
  • Aumenta a quantidade de espaços com ar entre as partículas do solo;
  • Enriquece o solo em nutrientes;
  • Modera a temperatura;
  • Absorve parte do sal da água, proveniente do mar, que atinge os solos;
  • Melhora a agregação das partículas do solo.

Animais

A actividade dos seres vivos existentes no solo contribui para a sua formação e propriedades distintas.

No solo, encontram-se seres vivos, entre eles, raízes de plantas, fungos, bactérias e alguns animais como minhocas, térmites, centopeias, insectos, toupeiras, etc.

Na figura seguinte estão representados alguns seres vivos que vivem no solo.

Figura 11: Alguns seres vivos que vivem no solo.

Os diferentes seres vivos existentes no solo modificam-no e contribuem para o seu arejamento e movimento de substâncias, melhorando as suas características. Estes seres vivos estabelecem relações tróficas entre si e, quando morrem, enriquecem o solo. Como exemplos dessa actividade temos:

  • Térmites, que desempenham o papel de decompositores digerindo a celulose da madeira dos ramos das árvores;
  • Minhocas, que constroem túneis no solo contribuindo para o seu arejamento. Nesta actividade, revolvem a terra, movimentando os seus constituintes.

 


Figura 12: As térmites e as minhocas são excelentes decompositores dos solos.

Quanto mais animais o solo tiver, mais rapidamente será modificado, pois a maioria age como decompositores.

Assim, o tipo e a quantidade de seres vivos existentes numa região determinam as caracteristicas e propriedades do solo, influenciando de forma mais ou menos directa a permeabilidade (maior ou menor facilidade de deixar passar água), a porosidade (maior ou menor dimensão e número de espaços entre as partículas sólidas do solo), a humidade (quantidade de água), o arejamento (maior ou menor conteúdo de ar), a salinidade (maior ou menor conteúdo de sais minerais) e a acidez (carácter mais ou menos ácido do solo).

 

Bibliografia

MANJATE, Maria Amália; ROMBE, Maria Clara. Biologia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

Comentários