Noções sobre metodologia da História

 

Noções sobre metodologia da História

Objecto e sujeito do conhecimento histórico
Qual é o objecto de estudo da História? Ou seja, o que é que a História estuda? Vejamos o que diz Marc Bloch: O objecto da História é, por natureza, o Homem. Digamos melhor, os homens. E acrescenta: Ciência dos homens dissemos nós. (e..) Temos de acrescentar: dos homens no tempo.

Gomes, Raul Rodrigues. Introdução ao Pensamento Histórico, 1988 Portanto, seguindo o pensamento de Bloch, diríamos que o objecto da História são os homens no tempo.

O passado dos homens ou, noutra perspectiva, a evolução dos homens no tempo é, portanto, o objecto da História, mas deve-se acrescentar a componente espacial pois, em História, o Homem deve ser estudado nos quadros da sociedade de que faz parte. A evolução da historiografia africana foi marcada pela afirmação de três correntes, nomeadamente, o eurocentrismo, o afrocentrismo e a corrente progressista.

O sujeito do conhecimento: é o espírito que conhece em relação ao objecto conhecido, quem exerce o conhecimento real, que vive e actua em condições históricas concretas; é o Homem, o historiador.

Objecto e sujeito são, portanto, os dois elementos principais do conhecimento. O conhecimento pressupõe sempre a existência destes dois componentes. Não se pode falar de conhecimento se um deles ou ambos não existirem.


Bibliografia
SUMBANE, Salvador Agostinho. H11 - História 11ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2017.

Comentários

  1. Boa tarde gostaria de ver mais sobre noções de metodologia de história

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anotado. Colocaremos mais informações sobre noções de metodologia de história. Obrigado pela sugestão!
      Abraços

      Eliminar