Tipos de membranas

 2.5. Tipos de membranas

As células são sistemas biológicos delimitados pela membrana celular.

A membrana celular é dotada de propriedades que lhe permitem delimitar a célula do meio externo e, ao mesmo tempo, estabelecer intercâmbio com ele.

  • Membranas impermeáveis – são membranas que não se deixam atravessar por nenhuma substância.
  • Membranas permeáveis – são as que permitem a passagem de solutos e solventes.
  • Membranas semipermeáveis – são membranas que deixam passar o solvente, mas não os solutos, ou deixam passar apenas alguns solutos. Esta variação na permeabilidade depende do tamanho, da carga eléctrica e da solubilidade dessas moléculas. Portanto, a membrana celular selecciona as moléculas que podem passar através delas. A membrana celular reduz a velocidade com que as substâncias a atravessam. Esta velocidade é variável.

Entre os vários modelos hipotéticos da estrutura da membrana celular é, actualmente, aceite o modelo em mosaico fluido, representado na figura seguinte.

Figura 17: Modelo em mosaico fluido (membrana celular).

O modelo em mosaico fluido foi proposto por Jonathan Singer e Garth Nicholson em 1972.  

Segundo Singer e Nicholson, a membrana celular é formada por uma bicamada lipídica dinâmica e fluida, a que estão associadas proteínas periféricas, na região hidrofóbica (sem afinidade com a água), e proteínas integradas, na região hidrofílica da membrana (que tem afinidade com a água).

As moléculas dos hidratos de carbono associam-se às proteínas para formar glicoproteínas e aos lípidos para formar glicolípidos, na face externa como componentes do glicocálice.

O glicocálice funciona como cimento entre as células vizinhas e de reconhecimento de substâncias.

O modelo em mosaico fluido é o que melhor explica o comportamento das membranas relacionado com os processos fisiológicos de passagem das substâncias através das membranas.

 

Bibliografia

MANJATE, Maria Amália; ROMBE, Maria Clara. Biologia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

Comentários