Associação mista de resistências

 Associação mista de resistências

Este tipo de associação engloba, como o próprio nome sugere, resistências associadas em paralelo conectadas com outras associadas em série. A resolução deste tipo de associação requer profundos conhecimentos dos dois tipos de ligações analisadas anteriormente, uma vez que são válidos todos os princípios e regras a elas associadas.

Vamos analisar como calcular a resistência total de algumas associações mistas de resistências:

1. Dada a associação mista de três resistências, representada na figura ao lado. Repare que as resistências R2 e R3 estão associadas em paralelo, constituindo um grupo. Por sua vez, o grupo de resistências em paralelo, está em série com a resistência R1. Para determinar a resistência total deste circuito:

1º: Calcula-se a resistência equivalente do grupo de resistências que está em paralelo (R2 e R3), de modo a que o circuito fique simplificado (reduzido a uma associação em série de duas resistências R1 e a resistência equivalente do grupo em paralelo (Rp).

2º: Finalmente, calcula-se a resistência total ou equivalente do circuito entre as duas resistências associadas em série (R1 e Rp).

2. No circuito esquematizado abaixo, vamos calcular a resistência total, procedendo do seguinte modo:

1º:  Calcula-se a resistência equivalente (RA) entre as resistências de R3 e R4, que estão em paralelo. RA ficará em série com a resistência R2.

2º: Calcula-se a resistência equivalente (RB) entre as resistências R2 e RA que estão em série.

3º: Finalmente, calcula-se a resistência total, entre RB e R1 que estão em paralelo.

 Bibliografia

MENESES, João Paulo. F10 - Física 10ª Classe. Texto Editores, Maputo, 2017.

Comentários