Factores de que depende a resistência de um condutor metálico

 Factores de que depende a resistência condutor metálico

A resistência eléctrica de um condutor metálico depende de vários factores, tais como, as suas dimensões e o material de que ele é feito. De entre os factores que influenciam na resistência dos condutores metálicos, destacam-se:

  • Comprimento (l) do condutor: se dois condutores, A e B, feitos do mesmo material, tiverem a mesma área da secção transversal, terá maior resistência o condutor que tiver maior comprimento porque, «a desistência de um e propor» ao do condutor».

Fig. 1.32 – Como os condutores são feitos do mesmo material e têm a mesma área da secção transversal, o condutor A, de maior comprimento, tem urna resistência eléctrica maior que a resistência do condutor B.

  • Área (S) da secção transversal do condutor: se dois condutores, C e D, feitos do mesmo material e, com o mesmo comprimento, tiverem áreas das secções transversais diferentes, terá maior resistência o que tiver menor área da secção transversal porque, «a resistência é «a resistência é inversamente proporcional a área da secção transversal do condutor».
  • Material de que o condutor é feito: dois condutores com as mesmas dimensões (mesmo comprimento e mesma área da secção transversal), mas de materiais diferentes têm, necessariamente resistências diferentes. Por exemplo um condutor de alumino não pode ter a mesma resistência que um condutor de cobre pois os dois metais têm algumas propriedades físicas e químicas diferentes. A maior ou menor resistência que cada material oferece à passagem da corrente eléctrica é determinada por meio de uma grandeza chamada resistividade ou resistência especifica e representa-se pela letra grega p (rhó). A resistividade é uma característica natural de cada material e exprime a oposição que cada material oferece à passagem da corrente eléctrica. Quanto maior for a resistividade de um material, pior condutor ele será. O cobre possui baixa resistividade, sendo desta forma muito usado como condutor de electricidade.

Fig. 1.33 – Como os condutores são feitos do mesmo material e têm o mesmo comprimento, o condutor C, com menor área da secção, tem uma resistência eléctrica maior que a resistência do condutor D.

Conclusão: a resistência de um condutor metálico é directamente proporcional ao seu comprimento e, inversamente proporcional à área da sua secção transversal.

Unidades da resistência especifica: no SI de unidades a resistência especifica é expressa em «ohm vezes metro» (Ω • m). Contudo, também são muito usadas outras unidades tais como «ohm vezes centímetro» (Ω • cm) e o «ohm vezes milímetro quadrado por metro» (Ω • mm2/m). Esta grande variedade de unidades para a resistência especifica tem como causa a área da secção transversal dos condutores que, na maior parte das vezes é medida em cm2 e em mm2. O quadro que se segue mostra em que unidades deve ser expressa cada uma das grandezas envolvidas.

 

Resitividade (p)

Comprimento (l)

Área da secção (S)

Resistência eléctrica (R)

Sistema Internacional (S.l.)

Ω • m

m

m2

Ω

Sistema C.G.S.

Ω • cm

cm

cm2

Ω

Unidade mais usada

Ω • mm2/m

m

mm2

Ω

 

Bibliografia

MENESES, João Paulo. F10 - Física 10ª Classe. Texto Editores, Maputo, 2017.

Comentários