Noção da corrente eléctrica

Analogia hidráulica

Actualmente, é praticamente impossível vivermos sem o recurso corrente eléctrica, pois, sem ela, a maior parte dos dispositivos eléctricos, que tanto auxílio nos prestam, não funcionariam. Sem a existência da corrente eléctrica não teríamos computadores, geleiras, fogões eléctricos, lâmpadas eléctricas, etc., Sem a existência da corrente eléctrica as nossas fábricas e indústrias não funcionariam, impossibilitando o desenvolvimento económico do nosso pais.

Todos os anos o nosso governo tem investido cerca de 200 milhões de dólares americanos com o objectivo de electrificar todos os distritos do pais, como por exemplo, Funhalouro em Inhambane, Milange na Zambézia, Balama e Namuno em Cabo Delgado, etc. A electrificação dos distritos vai potenciar pólos de desenvolvimento nas diversas áreas, entre elas a Educação e a Saúde.

Para perceber bem a essência da corrente eléctrica, vamos estabelecer uma analogia com a pressão hidrostática, que já conhece das classes anteriores.

Mas, afinal, o que é «Corrente Eléctrica»?

Considere um sistema constituído por dois tanques, A e B, ligados entre si por um tubo de comunicação, munido de uma torneira T.

Com a torneira T fechada, encha completamente de água o tanque A e coloque apenas um bocado de água no tanque B (digamos, 1/4 da sua altura).

A água contida no tanque A encontrasse a uma pressão mais elevada do que no tanque B.

Dizemos que o potencial hidrostático da égua em A é major do que em B. Isto significa que, entre os dois tanques, há uma diferença de potencial hidrostático, derivado da diferença de níveis da água nos tanques (Ah).

Abrindo-se a torneira de comunicação T, haverá um fluxo de líquido do tanque A (que se encontra a um potencial mais elevado) para o tanque B (a um potencial mais baixo) estabelecendo-se, assim, uma corrente líquida entre os dois tanques.

Esta corrente líquida termina, assim que a água estiver ao mesmo nível nos dois tanques, quer dizer, quando os dois tanques estiverem ao mesmo potencial hidrostático, ou quando a diferença de potencial entre eles for nula, deixa de existir corrente de líquido.

Fig. 1.18 Diferença de potenciai hidrostático entre dois vasos comunicantes.

Fig. 1.19 Corrente líquida

Se quisermos manter a corrente líquida entre os dois tanques, é necessário colocarmos um dispositivo que mantenha a diferença entre os níveis de água nesses tanques, pois é esta diferença de níveis (diferença de potencial hidrostático) que irá provocar o movimento da água dos pontos que se encontram a um potencial mais elevado para os pontos que se encontram a um potencial mais baixo. A este dispositivo, responsável por manter uma diferença de potencial hidrostático entre os tanques e, assim, manter um fluxo orientado de líquido, dá-se o nome de bomba de água (bomba de pressão).

Em electricidade, acontece algo semelhante com as cargas eléctricas:

Quando um corpo fica electrizado é porque captou ou cedeu electrões. Se captou electrões, ficou carregado negativamente e se, pelo contrário, perdeu electrões, ficou carregado positivamente. Diz-se, então, que cada desses corpos se encontra a um dado potencial eléctrico.

Assim, se tivermos dois corpos que não estejam igualmente carregados, isto é, que não estejam ao mesmo potencial eléctrico, dizemos que entre eles existe uma dada diferença de potencial (ddp), também chamada de «tensão eléctrica». Como consequência, se ligarmos esses dois corpos através de um fio de material bom condutor, haverá um fluxo ordenado de cargas eléctricas, no sentido do corpo que possui mais electrões (potencial negativo) para o que possui menos electrões (potencial positivo). Essa corrente sé existirá enquanto houver diferença de potencial entre os corpos.

Para que continue a existir corrente eléctrica é necessário haver um dispositivo que mantenha uma diferença de potencial (ou tensão eléctrica) entre os dois corpos, de modo a provocar um movimento ordenado das cargas eléctricas. Esses dispositivos são chamados «geradores de corrente eléctrica».

Corrente eléctrica: é o movimento ordenado das cargas eléctricas numa substância.

Este movimento ordenado das cargas eléctricas, surge quando elas são submetidas a uma diferença de potencial, a qual é criada e mantida por dispositivos especiais chamados geradores de corrente eléctrica.

MENESES, João Paulo. F10 - Física 10ª Classe. Texto Editores, Maputo, 2017.