Definição de Antropologia, Objecto de estudo e objectivos

Definição de Antropologia, Objecto de estudo e objectivos

Antropologia: o que é?

A nossa disciplina chama-se Antropologia Cultural de Moçambique. Antes de definirmos o que é antropologia cultural, e mais ainda, antes de fazermos uma contextualização, a nível de Moçambique é importante que tenhamos em consideração a definição do próprio termo antropologia.

No sentido etimológico, o termo Antropologia deriva do grego άνθρωποςantrophos (homem) e λόγος (logos - razão / pensamento, tratado). No sentido lato, a Antropologia costuma ser definida como uma ciência social preocupada em estudar o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões. É uma ciência social porque faz parte do conjunto das chamadas ciências sociais, isto é, aquele conjunto de ciências que estudam os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos, tais como: Sociologia, Ciência Política, a História, a Geografia, Economia, Administração, Direito, etc. Preocupa-se em estudar cientificamente o ser humano, isto é, aplicando os métodos de estudo científico.

O que diferencia a perspectiva antropológica sobre o homem das outras ciências sociais ou humanas, em primeiro lugar, é que a antropologia busca uma explicação totalizadora do homem, que leve em conta a dimensão biológica, psicológica e cultural; em segundo lugar, a perspectiva antropológica possui uma dimensão temporal muito mais abrangente, abarcando tanto o momento actual quanto o passado da humanidade.

Objecto de estudo

A antropologia como ciência do biológico e do cultural tem seu objecto de estudo: o homem e as suas obras. O objecto de estudo da antropologia engloba o conhecimento de sociedades humanas, letradas ou ágrafas, extintas ou vivas, existentes nas várias regiões da terra.

O antropólogo tem a tarefa de explicar os princípios da formação e do desenvolvimento das sociedades e culturas humanas. Toda a investigação antropológica vale-se do método comparativo em busca de respostas para os problemas que se levantam, na tentativa de compreender as semelhanças e as diferenças físicas, psíquicas, culturais e sociais entre os grupos humanos. Exemplo: brancos e negros; língua diversificadas; a indumentária do índio e do não-índio; o culto do sol e a presença da pirâmide no Egipto e nas civilizações pré-colombianas.

Objectivo da antropologia

A antropologia fixa como seu objectivo o estudo da humanidade como um todo, visando ao homem como expressão global – biopsicosociocultural – isto é, o homem como ser biológico pensante, produtor de culturas e participante da sociedade, tentando chegar, assim, à compreensão da existência humana.

Sumário

A antropologia é a ciência que estuda o Homem na sua totalidade. Difere-se de outras ciências sociais e humanas porque ela busca uma explicação totalizadora do homem. Ela fixa como seu objectivo o estudo do homem como expressão global, ou seja, como um ser biopsicosociocultural.

Bibliografia

ERICKENS, Thomas Hylland. NIELSEN, Fin Sivert. História da Antropologia. 4ª ed. Editora Vozes, Petrópolis, R J, 2010.

SANTOS, Armindo dos. Antropologia Geral: etnografia, Etnologia, Antropologia Socal. Universiadade Aberta, 2002.

COLLEYN, Jean-Paul. Elementos de Antroplogia Social e Cultural. Edições 70, Lisboa, 2005.

TITIEV, Mischa. Introdução à Antropologia Cultural. 9ª ed. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2002.

LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. São Paulo, Brasiliense, 2003.

 


Comentários