Eletroíman

 Eletroíman

Magnetização temporária do ferro

O eletroíman é um dispositivo que utiliza corrente eléctrica para gerar um campo magnético, semelhante ao campo magnético dos (manes naturais. É geralmente construído enrolando-se um fio eléctrico em volta de uma peça de ferro, ago, níquel ou cobalto ou de outro material ferromagnético. Para melhor perceber o que é e, como funciona, nada melhor do que construir o seu próprio eletroíman:

E x p e r i ê n c i a

Construção e funcionamento de um eletroíman

Objectivos: Construir um eletroíman e verificar o seu funcionamento.

Material

  • Uma pilha
  • 1 metro de fio condutor eléctrico isolado (fio maleável)
  • Um prego grande de ferro
  • Alfinetes e clipes de ferro.


Procedimento

  • 1. Enrole, bem justo e apertado, o fio eléctrico em torno do prego, tendo o cuidado de deixar 10 cm de cada extremidade do fio, livre.
  • 2. Ligue as extremidades livres do fio aos terminais de uma pilha.
  • 3. Aproxime o prego dos clipes e alfinetes de ferro e observe.
  • Os clipes e alfinetes são atraídos pelo prego.
  • 4. Desligue uma das extremidades do fio e observe.

Os clipes e alfinetes deixam de ser atraídos e caem.

Explicação dos fenómenos observados

Quando a corrente eléctrica passa através do fio eléctrico, cria sua volta um campo magnético que irá magnetizar o prego. Este, ao ficar magnetizado, adquire as propriedades de um íman, atraindo os clipes e alfinetes de ferro.

Desligando-se o circuito, a corrente deixa de circular e, por isso, deixa de haver um campo magnético, facto que faz com que o prego se desmagnetize, perdendo as suas propriedades magnéticas.

O eletroíman é um dispositivo que utiliza corrente eléctrica para gerar um campo magnético, semelhante aquele produzido pelos (manes naturais. É geralmente construído enrolando-se um fio eléctrico, ao redor de um núcleo de ferro.

O eletroíman tem muitas aplicações práticas, sendo utilizado na construção de campainhas elétricas, telefones, telégrafos, guindastes eletromagnéticos, etc.

Vamos analisar o funcionamento da campainha, dispositivo que produz um som característico com o objectivo de chamar a atenção das pessoas.

Campainha eléctrica

Uma campainha eléctrica é um dispositivo constituído por um eletroíman, uma armadura, um parafuso de contacto, um pequeno martelo e uma campânula (Fig. 3.8).

Fig. 3.8 – Esquema de uma campainha eléctrica.

O funcionamento da campainha baseia-se numa peca fundamental: o eletroíman.

Ao ligar-se o interruptor (botão de campainha), a corrente que passa no circuito faz com que o eletroíman adquira propriedades magnéticas atraindo a armadura que arrasta com ela um martelo de mola que bate numa caixa metálica em forma de sino ou semiesfera (campânula), fazendo-a ressoar.

No momento em que a armadura é atraída pelo eletroíman, deixa de haver contacto entre o parafuso e a armadura, facto que obriga o circuito a ficar desligado. O eletroíman perde as suas propriedades magnéticas e a armadura deixa de ser por ele atraída, voltando à posição inicial, provocando o restabelecimento da corrente porque o parafuso e a armadura voltam a estabelecer contacto. Este processo de «liga-desliga» repete-se tão rapidamente, fazendo com que as batidas do martelo na campânula produzam o som característico da campainha... trrrrriiiiiimmmm.

Bibliografia

MENESES, João Paulo. F10 - Física 10ª Classe. Texto Editores, Maputo, 2017.

Comentários