Leis qualitativas das interacções magnéticas

 

E x p e r i ê n c i a

Leis qualitativas das interacções magnéticas

Material

• Dois imanes em forma de barra, com os pólos devidamente identificados.


Procedimento

1. Aproxime do Pólo Norte de um dos imanes, o Pólo Norte do outro íman. Sentirá que uma força tende a repelir os imanes, não permitindo que os dois pólos «norte» se juntem.

2. Aproxime do Pólo Sul de um dos ímanes, o Pólo Sul do outro íman. De modo semelhante, surgirá uma força de repulsão, que não permite que os dois pólos se juntem.

3. Aproxime o Pólo Sul de um íman do Pólo Norte do outro íman. Entre eles surge uma força de atracção.

  • Pólos magnéticos do mesmo nome, repelem-se.
  • Pólos magnéticos de nomes contrários atraem-se.

 Magnetismo terrestre

Porque é que a orientação natural de um íman segue a linha «Norte-Sul» geográfica? Isto é, porque é que o Pólo Norte de um íman tende a apontar o Norte geográfico?

O nosso planeta age como se fosse um íman com os pólos magnéticos trocados, relativamente aos pólos geográficos: próximo do Pólo Norte geográfico localiza-se o Pólo Sul magnético (responsável pela atracção do pólo norte do íman que se vira, não para o Norte geográfico, mas sim para o Sul magnético da Terra), próximo do Pólo Sul geográfico situa-se o Pólo Norte magnético da Terra. 

Magnetismo terrestre.

É graças ao magnetismo terrestre que a agulha da bússola se orienta na direcção «Norte-Sul» geográfica: na verdade, o Pólo Norte da agulha magnética é atraído pelo Pólo Sul magnético da Terra que se localiza nas proximidades do Pólo Norte geográfico.

Bibliografia

MENESES, João Paulo. F10 - Física 10ª Classe. Texto Editores, Maputo, 2017.

Comentários