Magnetismo: ímanes naturais e artificiais

 Magnetismo: ímanes naturais e artificiais

A primeira referência conhecida sobre uma substância capaz de atrair outras vem da região de Magnésia, na Asia Menor (actual Turquia) onde foram descobertas «pequenas pedras» com a propriedade de atrair objectos de ferro. A essas «pedras de Magnésia» deu-se o nome de Magnetes ou ímanes naturais.

Bastante mais tarde, já na nossa era, descobriu-se que as «pedras de Magnésia» são minerais (não pedras), em cuja constituição figuram os óxidos de Ferro II e III (FeO e Fe2O3). A fórmula química desse mineral, é chamado Magnetite é Fe3O4. É um mineral fortemente magnético, de cor preta e brilho metálico que se dissolve lentamente em ácido clorídrico.

Fig. 3.1: Magnetite, íman natural

Vamos descobrir, experimentalmente, as propriedades dos imanes:

E x p e r i ê n c i a

Magnetização do ferro

Objectivos: Analisar os diferentes processos de magnetização.

Material

  • Um íman
  • Dois pregos de ferro
  • Clips e alfinetes (de ferro).

Procedimento

1. Aproxime um dos pregos de ferro dos clips e alfinetes. Verificará que nada acontece, porque o prego não está magnetizado e, por isso não tem poder atractivo.

2. Encoste o prego no íman. Aproxime o prego dos clips e alfinetes. Estes são atraídos pelo prego porque, ao estabelecer contacto com o íman, o prego magnetiza-se adquirindo as mesmas propriedades. O prego foi magnetizado por contacto.

3. Friccione várias vezes, sempre no mesmo sentido, o outro prego com o íman. Ao aproximar o prego dos clips e alfinetes, estes serão atraídos, porque o prego foi magnetizado por fricção.

 

As descobertas dos processos de magnetização permitiram ao Homem:

- Perceber que outros materiais como, o ferro, o cobalto e o níquel, também podem adquirir propriedades magnéticas. Estes materiais são chamados «ferromagnéticos».

- Produzir artificialmente novos (manes com diversas formas e tamanhos. Assim, por exemplo, foi possível construir barras magnéticas, (manes com a forma de ferradura de cavalo (ou em U), agulhas magnéticas, anéis magnéticos, etc.

Fig. 3.2. (ímanes artificiais: A – Barra magnética; B – Ferradura de cavalo; C – Agulhas magnéticas e D – Anel magnético.)


Bibliografia

MENESES, João Paulo. F10 - Física 10ª Classe. Texto Editores, Maputo, 2017.

Comentários