Pólos de um íman

 

E x p e r i ê n c i a

Pólos de um íman

Objectivos: Analisar como um íman se orienta.

Material

  • Um íman em forma de barra
  • Tinta azul e vermelha (pode ser guache ou aguarela)
  • Um fio inextensível de nylon ou croché
  • Um suporte para suspender o íman


Procedimento

1. Pinte uma das extremidades do íman de azul e a outra de vermelho.

2. Suspenda o íman pelo seu centro, como ilustra a figura. Deixe o íman ficar em repouso e, observe a sua orientação. Verificará que uma das extremidades do íman aponta o Pólo Norte Geográfico da Terra e, a outra, aponta para o Pólo Sul Geográfico.

3. Faça o íman girar e espere, novamente, que ele atinja o estado de repouso. Observe a sua orientação. Curiosamente, o íman orienta-se da mesma forma, isto é, a mesma extremidade aponta para o Norte Geográfico e a outra, para o Sul.

Um íman suspenso, orienta-se, naturalmente, segundo a linha Norte-Sul geográfica, isto é, uma das extremidades do íman fica virada para o Pólo Norte Geográfico – chama-se «Pólo Norte (N) do íman» e, a outra extremidade, fica virada para o Sul Geográfico - chama-se «Pólo Sul do íman».

Fig. 3.3 - A bússola é um instrumento de orientação.

Esta importante propriedade que acabamos de descobrir, permitiu aos chineses a invenção da bússola, por volta do Séc. VI d.C. A bússola é um instrumento de navegação e orientação baseado nas propriedades magnéticas dos materiais ferromagnéticos e do campo magnético terrestre. As bússolas são, geralmente, compostas por uma agulha magnetizada colocada num plano horizontal e suspensa pelo seu centro de gravidade de forma que possa girar livremente. Deste modo, a agulha magnética orienta-se sempre na direcção Norte-Sul geográfica. Para tal, associada agulha magnética coloca-se uma «rosa-dos-ventos», com a indicação dos pontos cardeais.

A bússola é sem dúvida o instrumento mais conhecido da Era dos Descobrimentos, pois foi provavelmente, o mais importante. Indicando sempre o Norte geográfico, ela permite a orientação do seu utilizador, pois, uma vez conhecida a posição «Norte», é possível descobrir todos os outros pontos cardeais. A bússola é um instrumento indispensável a todo e qualquer navegador.

Bibliografia

MENESES, João Paulo. F10 - Física 10ª Classe. Texto Editores, Maputo, 2017.

Comentários