Avaliar o síndroma de realização e da imaginação

Avaliar o síndroma de realização e da imaginação

Introdução

Existem vários exercícios ou actividades que podem ser feitas com a finalidade de nos levar a começar a pensar em termos de criação e realização.

Avaliar o síndroma de realização e da imaginação

O síndroma é o conjunto de sintomas que podem bastar por si sós para caracterizar uma doença.

Para levar uma pessoa a começar a pensar em termos de realização e de imaginação, você pode usar contos para analisar, se esses contos contiverem referências ao alcance duma meta. Esta actividade precisa de duas pessoas, uma que é o instrutor e outra que está a ser avaliada.

Cenário

  • Arranje um parceiro para fazer este exercício.
  • O parceiro vai ajudar a ler as instruções do exercício.
  • Arranje quatro gravuras diferentes a partir das quais elabore os contos.

Análise dos resultados

As histórias a serem escritas devem conter referências e meta a alcançar.

São imagens de realização as seguinte:

1. Desejo de sucesso na concorrência com os outros

Isto acontece quando as personagens estão envolvidas numa actividade competitiva em que ter sucesso e ser melhor do que os outros é a principal preocupação. São exemplos típicos querer ganhar uma competição, um concurso, esperar para mostrar ao patrão que fez um bom trabalho, sentir-se orgulhoso por ser um vencedor, sentir-se triste por ser um perdedor, etc.

2. Competição com um nível de excelência auto imposto

Esta é uma situação em que o nível de excelência não envolve competição com outros, mas com um nível de desempenho de alta qualidade. São exemplos típicos ter que fazer um trabalho perfeito, encontrar um método melhor, trabalhar cuidadosamente num plano, etc.

3. Realização única

Aqui, uma das personagens é envolvida na realização de tarefas fora de comum, o que lhe trará um sucesso extraordinário. Os inventos, as criações artísticas e outras realizações extraordinárias encaixam-se nesta categoria.

4. Envolvimento a longo prazo

Uma das personagens está envolvida no alcance duma meta a longo prazo. Se for bem sucedido na vida, tornar-se um bom maquinista, carpinteiro, soldador, empresário de sucesso, etc., são exemplos de envolvimento na carreira que permitem avaliar a motivação para a realização. Contudo, a simples menção duma carreira profissional, ou carreiras profissionais, não é uma base suficiente de motivação para a realização.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 1 de Empreendedorismo: Empreendedorismo e dignidade do trabalho. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários