Desenvolvimento Psíquico Segundo Piaget

2. Desenvolvimento Psíquico Segundo Piaget

2.1. Conceito de Desenvolvimento

Recorda-se que o desenvolvimento foi definido como sendo o conjunto de mudanças progressivas que se operam nos aspectos físico-motor, intelectual e afevctivo-emocional e social desde o nascimento até a idade adulta? A seguir vai estudar como é que Piaget define desenvolvimento.

O ponto de partida para a definição de desenvolvimento de Piaget é a concepção de que o indivíduo aspira a adaptação às condições ambientais com base na capacidade inata do pensamento. O ponto de partida para esta adaptação é actividade reflexa iniciada na vida intra-uterina que o bebé desenvolve desde o nascimento.  

A adaptação é   o   resultado   da   acção   de   dois   mecanismos   do pensamento que operam em     simultâneo   nomeadamente      a assimilação e a acomodação.

Entende-se por assimilação, a aquisição de novos conhecimentos e novas experiências integrando-os ou absorvendo-os nas estruturas ou esquemas existentes do pensamento.

A acomodão, por sua vez, designa as modificações que as novas experiências provocam nos esquemas ou estruturas existentes de modo que haja adaptação. Para que haja adaptação é necessário que haja equilíbrio outra assimilação e acomodação.

O desequilíbrio entre a assimilação e a acomodação provoca conflitos em outros patamares de equilíbrio de nível superior.

Ao tentar dominar activamente o ambiente, o sujeito constrói estruturas e níveis superiores de conhecimentos, a partir dos elementos formados pela maturação e pelo meio.

Piaget

2.2. Estágios de Desenvolvimento Segundo Piaget

   2.2.1. Conceito de Estágio de Desenvolvimento

O estágio de desenvolvimento refere-se a uma faixa etária em que as crianças possuem semelhanças típicas nos aspectos sico-motor, cognitivo, emocional-sentimental, volitivo, de habilidades, hábitos, aptidões, possibilidades de realização e modos de comportamento. Estas semelhanças típicas também se podem designar de particularidades de idade.

Os estágios de desenvolvimento de Piaget colocam mais em evidência o pensamento das crianças. Assim, este psicólogo distingue os seguintes estágios de desenvolvimento do pensamento: sensório-motor, pré-operatório, operações concretas, operações formais.

Este autor divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global.

  • 1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos)
  • 2° período: Pré-operatório (2 a 7 anos)
  • 3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)
  • 4º período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante).

Segundo Piaget, cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. Todos os indivíduos passam por todas essas fases ou períodos, nessa sequência, porém o início e o término de cada uma delas dependem das características biológicas do indivíduo e de factores educacionais, sociais.

Portanto, a divisão nessas faixas etárias é uma referência, e não uma norma rígida.

Período Sensório-Motor (o recém-nascido e o lactente — 0 a 2 anos)

Neste período, a criança conquista, através da percepção e dos movimentos, todo o universo que a cerca.

No recém-nascido, a vida mental reduz-se ao exercício dos aparelhos reflexos, de fundo hereditário, como a sucção. Esses reflexos melhoram com o treino. Por exemplo, o bebê mama melhor no 10º dia de vida do que no 29 dia. Por volta dos cinco meses, a criança consegue coordenar os movimentos das mãos e olhos e pegar objectos, aumentando sua capacidade de adquirir hábitos novos.

No final do período, a criança é capaz de usar um instrumento como meio para atingir um objecto. Por exemplo, descobre que, se puxar a toalha, a lata de bolacha ficará mais perto dela. Neste caso, ela utiliza a inteligência prática ou sensório-motora, que envolve as percepções e os movimentos.

Neste período, fica evidente que o desenvolvimento físico acelerado é o suporte para o aparecimento de novas habilidades. Isto é, o desenvolvimento ósseo, muscular e neurológico permite a emergência de novos comportamentos, como sentar-se, andar, o que propiciará um domínio maior do ambiente.

Ao longo deste período, irá ocorrer na criança uma diferenciação progressiva entre o seu eu e o mundo exterior. Se no início o mundo era uma continuação do próprio corpo, os progressos da inteligência levam na a situar-se como um elemento entre outros no mundo. Isso permite que a criança, por volta de 1 ano, admita que um objecto continue a existir mesmo quando ela não o percebe, isto é, o objecto não está presente no seu campo visual, mas ela continua a procurar ou a pedir o brinquedo que perdeu, porque sabe que ele continua a existir.

Esta diferenciação também ocorre no aspecto afectivo, pois o bebé passa das emoções primárias (os primeiros medos, quando, por exemplo, ele se enrijece ao ouvir um barulho muito forte) para uma escolha afectiva de objectos (no final do período), quando já manifesta preferências por brinquedos, objectos, pessoas etc.

No curto espaço de tempo deste período, por volta de 2 anos, a criança evolui de uma atitude passiva em relação ao ambiente e pessoas de seu mundo para uma atitude activa e participativa. Sua integração no ambiente dá-se, também, pela imitação das regras. E, embora compreenda algumas palavras, mesmo no final do período só é capaz de fala imitativa.

Período Pré-Operatório (a 1ª infância — 2 a 7 anos)

Neste período, o que de mais importante acontece é o aparecimento da linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos intelectuais, afectivo e social da criança.

A interacção e a comunicação entre os indivíduos são, sem dúvida, as consequências mais evidentes da linguagem. Com a palavra, há possibilidade de exteriorização da vida interior e, portanto, a possibilidade de corrigir acções futuras. A criança já antecipa o que vai fazer.

Como decorrência do aparecimento da linguagem, o desenvolvimento do pensamento se acelera. No início do período, ele exclui toda a objectividade, a criança transforma o real em função dos seus desejos e fantasias (jogo simbólico); posteriormente, utiliza-o como referencial para explicar o mundo real, a sua própria actividade, seu eu e suas leis morais; e, no final do período, passa a procurar a razão causal e finalista de tudo (é a fase dos famosos “porquês”). E um pensamento mais adaptado ao outro e ao real.

Como várias novas capacidades surgem, muitas vezes ocorre a super-estimação da capacidade da criança neste período. E importante ter claro que grande parte do seu repertório verbal é usada de forma imitativa, sem que ela domine o significado das palavras; ela tem dificuldades de reconhecer a ordem em que mais de dois ou três eventos ocorrem e não possui o conceito de número. Por ainda estar centrada em si mesma, ocorre uma primazia do próprio ponto de vista, o que torna impossível o trabalho em grupo. Esta dificuldade mantém-se ao longo do período, na medida em que a criança não consegue colocar-se do ponto de vista do outro.

No aspecto afectivo, surgem os sentimentos inter-individuais, sendo que um dos mais relevantes é o respeito que a criança nutre pelos indivíduos que julga superiores a ela. Por exemplo, em relação aos pais, aos professores. E um misto de amor e temor. Seus sentimentos morais reflectem esta relação com os adultos significativos — a moral da obediência —, em que o critério de bem e mal é a vontade dos adultos.

Com relação às regras, mesmo nas brincadeiras, concebe-as como imutáveis e determinadas externamente. Mais tarde, adquire uma noção mais elaborada da regra, concebendo-a como necessária para organizar o brinquedo, porém não a discute.

Com o domínio ampliado do mundo, seu interesse pelas diferentes actividades e objectos se multiplica, diferencia e regulariza, isto é, torna-se estável, sendo que, a partir desse interesse, surge uma escala de valores própria da criança. E a criança passa a avaliar suas próprias acções a partir dessa escala.

É importante, ainda, considerar que, neste período, a maturação neuro-fisiológica completa-se, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades, como a coordenação motora fina — pegar pequenos objectos com as pontas dos dedos, segurar o lápis correctamente e conseguir fazer os delicados movimentos exigidos pela escrita.

Período das Operações Concretas (a infância propriamente dita — 7a 11 ou 12 anos)

O desenvolvimento mental, caracterizado no período anterior pelo egocentrismo intelectual e social, é superado neste período pelo início da construção lógica, isto é, a capacidade da criança de estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes. Estes pontos de vista podem referir-se a pessoas diferentes ou à própria criança, que “vê” um objecto ou situação com aspectos diferentes e, mesmo, conflitantes. Ela consegue coordenar estes pontos de vista e integrá-los de modo lógico e coerente. No plano afectivo, isto significa que ela será capaz de cooperar cora os outros, de trabalhar em grupo e, ao mesmo tempo, de ter autonomia pessoal.

O que possibilitará isto, no plano intelectual, é o surgimento de uma nova capacidade mental da criança: as operações, isto é, ela consegue realizar uma acção física ou mental dirigida para um fim (objectivo) e revertê-la para o seu início. Num jogo de quebra-cabeça, próprio para a idade, ela consegue, na metade do jogo, descobrir um erro, desmanchar uma parte e recomeçar de onde corrigiu, terminando-o.

As operações sempre se referem a objectos concretos presentes ou já experienciados.

Outra característica deste período é que a criança consegue exercer suas habilidades e capacidades a partir de objectos reais, concretos. Portanto, mesmo a capacidade de reflexão que se inicia, isto é, pensar antes de agir, considerar os vários pontos de vista simultaneamente, recuperar o passado e antecipar o futuro, se exerce a partir de situações presentes ou passadas, vivenciadas pela criança.

Em nível de pensamento, a criança consegue:

  • Estabelecer correctamente as relações de causa e efeito e de meio e fim;
  • Sequenciar ideias ou eventos;
  • Trabalhar com ideias sob dois pontos de vista, simultaneamente;
  • Formar o conceito de número (no início do período, sua noção de número está vinculada a uma correspondência com o objecto concreto).

A noção de conservação da substância do objecto (comprimento e quantidade) surge no início do período; por volta dos 9 anos, urge a noção de conservação de peso; e, ao final do período, a noção de conservação do volume.

No aspecto afectivo, ocorre o aparecimento da vontade como qualidade superior e que actua quando há conflitos de tendências ou intenções (entre o dever e o prazer, por exemplo). A criança adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus próprios valores morais. Os novos sentimentos morais, característicos deste período, são: o respeito mútuo, a honestidade, o companheirismo e a justiça, que considera a intenção na acção. Por exemplo, se a criança quebra o vaso da mãe, ela acha que não deve ser punida se isto ocorreu acidentalmente. O grupo de colegas satisfaz, progressivamente, as necessidades de segurança e afecto.

Nesse sentido, o sentimento de pertencer ao grupo de colegas torna-se cada vez mais forte. As crianças escolhem seus amigos, indistintamente, entre meninos e meninas, sendo que, no final do período, a grupalização com o sexo oposto diminui.

Este fortalecimento do grupo traz a seguinte implicação: a criança, que no início do período ainda considerava bastante as opiniões e ideias dos adultos, no final passa a “enfrentá-los”

A cooperação é uma capacidade que vai-se desenvolvendo ao longo deste período e será um facilitador do trabalho em grupo, que se torna cada vez mais absorvente para a criança. Elas passam a elaborar formas próprias de organização grupal, em que as regras e normas são concebidas como válidas e verdadeiras, desde que todos as adoptem e sejam a expressão de uma vontade de todos. Portanto, novas regras podem surgir, a partir da necessidade e de um “contrato” entre as crianças.

Período das Operações Formais (a adolescência — 11 ou 12 anos em diante)

Neste período, ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal, abstracto, isto é, o adolescente realiza as operações no plano das idéias, sem necessitar de manipulação ou referências concretas, como no período anterior. É capaz de lidar cora conceitos como liberdade, justiça etc. O adolescente domina, progressivamente, a capacidade de abstrair e generalizar, cria teorias sobre o mundo, principalmente sobre aspectos que gostaria de reformular. Isso é possível graças à capacidade de reflexão espontânea que, cada vez mais descolada do real, é capaz de tirar conclusões de puras hipóteses.

O livre exercício da reflexão permite ao adolescente, inicialmente, “submeter” o mundo real aos sistemas e teorias que o seu pensamento é capaz de criar. Isto vai-se atenuando de forma crescente, através da reconciliação do pensamento cora a realidade, até ficar claro que a função da reflexão não é contradizer, mas se adiantar e interpretar a experiência.

Do ponto de vista de suas relações sociais, também ocorre o processo de caracterizar-se, inicialmente, por uma fase de interiorização, em que, aparentemente, é anti-social. Ele se afasta da família, não aceita conselhos dos adultos; mas, na realidade, o alvo de sua reflexão é a sociedade, sempre analisada como passível de ser reformada e transformada.

Posteriormente, atinge o equilíbrio entre pensamento e realidade, quando compreende a importância da reflexão para a sua acção sobre o mundo real. Por exemplo, no início do período, o adolescente que tem dificuldades na disciplina de Matemática pode propor sua retirada do currículo e, posteriormente, pode propor soluções mais viáveis e adequadas, que considerem as exigências sociais.

No aspecto afectivo, o adolescente vive conflitos. Deseja libertar-se do adulto, mas ainda depende dele. Deseja ser aceito pelos amigos e pelos adultos. O grupo de amigos é um importante referencial para o jovem, determinando o vocabulário, as vestimentas e outros aspectos de seu comportamento. Começa a estabelecer sua moral individual, que é referenciada à moral do grupo.

Os interesses do adolescente são diversos e mutáveis, sendo que a estabilidade chega com a proximidade da idade adulta.

Bibliografia

BOCK, A. M. B. et al. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. São Paulo, Editora Saraiva, 1993, Cap. 7.

MWAMUENDA, T.S. Psicologia Educacional. Uma Perspectiva Africana. Maputo, Texto Editores, 2005, págs. 81-96.

INSTITUTO SUPERIOR DOM BOSCO. Módulo IV. Psicologia de Aprendizagem. Maputo, págs. 31-42.

RODRIGUES, A. & BILA, L.V. Módulo de Psicologia de Desenvolvimento e de Aprendizagem. Maputo. Universidade Pedagógica. págs. 83-92.

RODRIGUES, L. Psicologia. 4ª ed., Lisboa, Edições Plátano, 2003, págs. 222-239.

SPRINTHAL, N. A. & SPRINTHAL, R. C. Psicologia Educacional. Uma Abordagem Desenvolvimentista. Lisboa, Editora McGraw-Hill, 1993, págs. 95-133.

Comentários