Factores que influenciam o desenvolvimento da personalidade

Factores que influenciam o desenvolvimento da personalidade

O desenvolvimento da personalidade do homem não começa apenas na idade adulta. Podemos dizer que a idade adulta marca o culminar de uma série de transformações quer ao nível psíquico como biológico que ocorreram ao longo do tempo. Desde ao seu nascimento ou mesmo antes disso, o indivíduo é exposto a uma serie de estimulações de diversa ordem. Estas estimulações influem no seu crescimento, isto é, ditam de certa forma o seu desenvolvimento psíquico, biológico quer dizer da sua personalidade. De entre as diversas estimulações que o indivíduo recebe e por sinal as mais marcantes parecem ser de origem ambiental.

Entendemos por estimulações do meio ambiente tudo aquilo que circunda o indivíduo.

Contudo, o indivíduo muito antes de tornar um ser social recebe dos seus progenitores uma carga biogenética que o permite adaptar-se às condições adversas do meio ambiente. A carga genética (hereditária) é aquilo que o indivíduo recebe como herança física transmitida pelos seus progenitores (pais) no momento da gestação.

O meio ambiente é influenciado por vários outros factores de entre os quais se destacam:

O meio químico pré-natal que corresponde as influências de ordem química que o fecto recebe na altura da gestação. É sabido quão são influentes os diferentes agentes químicos (drogas) no desenvolvimento do feto. Isto significa que se a mãe do bebé é alcoólatra poderá influenciar no desenvolvimento da criança. Possivelmente se deformará devido aos efeitos nocivos do álcool ou outras drogas consumidas pela mãe. Do mesmo modo que as influências químicas pré-natais afectam o desenvolvimento do feto materno o bebé sofrerá outros efeitos químicos após o seu nascimento; o meio químico pós-natal. Depois de nascer o bebé frequentemente está em contacto com agentes nocivos do ambiente.

Comidas contaminadas por bactérias, falta de oxigénio ou nutrição inadequada afectarão o desenvolvimento deste bebé O outro factor determinante no desenvolvimento do indivíduo são as chamadas experiências sensoriais constantes. Os órgãos dos sentidos processam uma série de eventos quer antes ou depois do nascimento do indivíduo. Quando o indivíduo nasce é recebido no meio ambiente por uma variedade de estímulos que variam constantemente (vozes, sons, cheiros, contactos, etc.). Estes estímulos têm uma influencia marcante nos órgãos dos sentidos do bebé.

Eventos físicos traumáticos refere-se à força com que os estímulos actuam no organismo do indivíduo podendo influenciar a qualidade os órgãos dos sentidos e consequentemente a sua capacidade de os discernir os diversos elementos da natureza. Imagine por exemplo que a criança sofreu um trauma qualquer, esteve exposta a sons violentos. Ele desenvolverá uma fobia por sons altos.

Outro elemento fundamental a ter em conta em relação é o facto de que diversas crianças possuem condições de crescimento diferentes. Pense por exemplo numa criança que vive numa grande cidade cujos pais são bem educados e possuem uma condição económica favorável. Esta criança estará rodeada de brinquedos, computadores, televisão que lhe ajudarão a se desenvolver rapidamente. Agora pensa numa criança cujos pais são camponeses e vivem numa zona rural remota sem televisão nem computador. Esta criança terá uma maneira de visualizar o mundo que é diferente do da criança que vive na cidade.

O meio ambiente interage continuamente com a hereditariedade influenciando o desenvolvimento do indivíduo. A criança nasce com o certo material genético do útero da sua mãe e o meio ambiente vai dando forma ao recém-nascido através de estimulações de diversa natureza.

Tanto no meio uterino como fora deste as condições podem mudar afectando o desenvolvimento do indivíduo.

A hereditariedade e desenvolvimento da personalidade do indivíduo

O estudo da forma como a hereditariedade influencia o desenvolvimento do indivíduo tem sido matéria de estudo pelos psicólogos. Já em 1860 o psicólogo Francis Galton se interessou em saber o grau de influencia da genética sobre os indivíduos génios.

De certeza que já ouviu também falar de Charles Darwin e a sua teoria de desenvolvimento das espécies. Galton querendo um esclarecimento sobre como os indivíduos podem ser semelhantes aos seus progenitores estudou uma serie de personalidades ilustres desde engenheiros, advogados, médicos. Dos resultados obtidos notou que várias destas personalidades tinham parentes que outrora também se evidenciaram em algumas dessas áreas. Descobriu também que a consanguinidade desempenhava um papel importante no desenvolvimento das pessoas. Isto, é os parentes consanguíneos e uma família de ilustres tinham mais probabilidades de serem ilustres que os não consanguíneos. É o que se diz na linguagem popular “filho de peixe sabe nadar”. Quer dizer, há uma certa dose de informação genética que é transmitida para o filho que vai influenciar de certa maneira no desenvolvimento deste.

Em estudos semelhantes com gémeos univolares demonstraram uma coincidência entre os indivíduos quanto a questão de sociabilidade pois estes tendiam a ser mais introvertidos (tímidos, reservados e retraídos) ou extrovertidos (comunicativos, activos e amistosos) do ponto de vista social que os gémeos fraternos.

Estes estudos mostram perfeitamente quão é influente a questão de hereditariedade no desenvolvimento da personalidade do indivíduo.

O meio ambiente e desenvolvimento da personalidade

O meio intra-uterino

Ainda no útero da mãe a criança recebe estímulos de diversa natureza. Uma mãe quando se movimenta o feto reage de uma certa maneira. Não é por acaso que os médicos aconselham a mulher grávida para se movimentar com cuidado, não realizar trabalho pesado, priorizar o descanso, durante a gravidez. Estes movimentos podem afectar o estado do fecto no interior do útero da mãe.

Um outro aspecto importante que advém do meio uterino está ligado com a sua da mãe durante a fase da gestação. As doenças, especialmente as febres podem prejudicar também o estado do bebé durante a gestação.

Outras doenças crónicas tais como tuberculoses, diabetes, sífilis, gonorreia e infecções urinárias foram diagnosticadas como podendo afectar o estado de saúde e desenvolvimento do feto em crescimento. Se uma mãe durante as primeiras semanas de gravidez tiver rubéola durante a gravidez existe uma probabilidade muito alta de o bebé nascer deformado. Isto é devido ao facto de que os órgãos dos sentidos, o coração e o sistema nervoso do bebé em formação se desenvolvem com muita intensidade neste período.

Um dos aspectos a observar também durante a fase da gestação é a dieta da mulher grávida. Pense nos conselhos médicos dados à sua parceira ou esposa durante a gravidez. Ela sempre deve seleccionar os alimentos que come. As mães subnutridas não são capazes alimentar adequadamente o bebe em crescimento nem a si mesmas e isso ameaça o desenvolvimento do bebé.

Embora seja difícil de fazer um diagnóstico eficaz da influencia dos produtos químicos na saúde da criança é já sabido que seu uso abusivo pela mãe durante a gravidez pode também afectar o desenvolvimento do bebé. Mencionamos no inicio deste assunto que uma mãe que consome drogas tais como álcool, marijuana, cocaína, etc., pode afectar a saúde do bebé em crescimento.

Um outro aspecto importante é o estado emocional da mãe durante a gravidez. Uma mãe constantemente perturbada pode criar problemas na saúde do bebé. É evidente que as mulheres gravidas se aborrecem por tudo e por nada respondendo às emoções de cólera, ansiedade. Quando isso acontece ocorre uma secreção abundante de hormonas da supra-renal que escorrem penetrando na corrente sanguínea do feto em crescimento. Se essa secreção for excessiva pode causar danos no feto.

Em suma o desenvolvimento da personalidade de um individuo depende dos factores ambientais e da hereditariedade. O indivíduo herda dos seus progenitores todos os códigos genéticos que vão permitir adaptar-se no meio. O meio ambiente por sua vez vai moldando o individuo estimulando o seu crescimento e adaptação as demandas do próprio meio.


Referências bibliográficas

ALÍPIO, Jaime da Costa; VALE, Manuel Magiricão. Psicologia Geral. EaD – Universidade Pedagógica, Maputo: S/d.

Comentários