Formas instrumentos utilizados na mensuração da personalidade

Formas instrumentos utilizados na mensuração da personalidade

Desde há muito tempo se preocuparam sobre como medir a personalidade do individuo, como diagnosticar e explicar os diversos tipos de personalidade já descritos. Na verdade não é fácil fazer-se uma mensuração da personalidade. Nos últimos tempos verificou-se um interesse acentuado no desenvolvimento de instrumentos capazes de diagnosticar a personalidade de um individuo. Destes instrumentos se destacam as entrevistas, técnicas de observação e Testes.

Entrevistas

Constitui a técnica mais usada para avaliar a personalidade de um individuo. Esta técnica é amplamente usada em ambientes educacionais e vocacionais através de colecta de informação de uma forma individual aos sujeitos visados. Na técnica de entrevista o entrevistador formula uma série de perguntas orais ao sujeito visado com o intuito de penetrar no seu interior analisando as suas respostas. Uma entrevista pode ser caracterizada por observação participante. O entrevistador é ao mesmo tempo observador e participa no processo.

No entanto, uma entrevista tem os seus pontos fortes e pontos fracos. Casos existem em que o entrevistado é influenciado pelo entrevistador quer sugerindo as respostas que este pode dar, quer através da sua presença física. A entrevista pode criar um envolvimento emocional entre o entrevistado e o entrevistador distorcendo consequentemente a informação dada pelo entrevistado. Por outro lado os dados fornecidos pelo entrevistador podem não ser exactos. Contudo, as entrevistas tem a vantagem de permitir a que o investigador possa seguir um indicio e depois voltar para trás se constatar que existem falhas na informação dada. A efectividade desta técnica depende da maneira como o entrevistador obtém e interpreta os dados colhidos.

Observações participantes e experiências controladas

As vezes a medição da personalidade tem como base as observações do comportamento do individuo em condições bem controladas ou em ambientes naturais. As observações e experiências controladas tem a vantagem de reduzir as distorções e aumentam a precisão. Suponhamos que você estivesse interessado em seleccionar alunos com capacidades de construir uma casa uma palhota por exemplo. Você pode observar estes indivíduos dando-os uma tarefa semelhante ao da construção da palhota.

Depois seleccionará o mais habilidoso de entre os participantes na experiência. Um dos problemas por exemplo das experimentações é de colocar as pessoas em situações artificiais e inventadas que não estão de acordo com a realidade. Nestas situações o psicólogo não irá se esclarecer a respeito das matérias pessoais.

Os testes de personalidade

Os testes de personalidade dividem-se em dois grandes grupos; os testes objectivos e os testes projectivos.

a) Os testes objectivos

Os instrumentos classificados de objectivos são considerados como produzindo os mesmos dados em qualquer lugar onde são aplicados. Este tipo de testes sofrem pouco das influencias do individuo que as aplica. O teste de Estudo de Valores desenvolvido por Gordon Allport e seus colaboradores é um teste objectivo que visa avaliar os valores das pessoas e baseia-se em seis tipos de valores; valores religiosos (tem a ver com o senso de unidade no individuo), políticos (aspiração ao poder), sociais (tem a ver com o serviço e o amor dos seres humanos) estéticos (forma e harmonia), económicos (enfatiza o que é útil) e os teóricos (que buscam a verdade). O teste de valores baseia-se em respostas de escolha múltipla e cada opção de resposta corresponde a um determinado valor. Em estudos efectuados usando este teste onde participaram homens e mulheres verificou-se que as mulher tem mais inclinação para os valores religiosos, sociais e estéticos e os homens uma inclinação para os valores teóricos económicos e políticos.

Veja na tabela abaixo o exemplo de perguntas de Teste de Valores de Gordon Allport e seus colaboradores.

Tabela 1: Perguntas representativas do teste de estudo de valores.

1. Supondo que tenha capacidade suficiente, você preferira ser (a) um banqueiro ou (b) político?

2. Numa discussão à noite com amigos do seu próprio sexo, todos íntimos, você está mais interessado quando fala a respeito (a) do significado da vida, (b) dos desenvolvimentos na ciência, (c) da leitura ou (d) do socialismo e melhoria social?

O Inventário Psicológico Califórnia (IPC) é um teste objectivo que avalia dezoito dimensões de personalidade que avaliam as interacções sociais tais como a sociabilidade, auto –aceitação, autocontrole e flexibilidade. É um teste que contém 450 afirmações do tipo verdadeiro ou falso, por exemplo:

  • a. Gosto das reuniões sociais apenas para estar com as pessoas.
  • b. Ocasionalmente eu falo mal das pessoas;
  • c. Frequentemente as pessoas esperam demais de mim;
  • d. A minha vida em casa sempre foi feliz;
  • e. Gosto muito de bailes;
  • f. Gosto de Poesia;
  • g. Às vezes sinto que estou para cair aos pedaços.

O Inventário Multifásico de Personalidade Minnesota (MMPI) é um teste constituído por 550 afirmações de tipo verdadeiro ou falso. Avalia um numero maior de padrões normais de personalidade e perturbações de personalidade. É composto de escalas que diagnosticam a dimensões tais como a depressão, paranóia, esquizofrenia, e outros padrões de comportamento anormal.

Limitações dos testes objectivos

A limitante dos testes objectivos são as mesmas que assolam as mensurações, dos auto-relatos, pois as pessoas podem decidir não cooperar com o examinador, consequentemente.

Figura 1: Adaptada de Linda Davidoff. Traços fortes de Raymond Cattell, com letras de A até Q4. Os perfis foram marcados para dois grupos.

Os testes projectivos

Os testes projectivos tem a sua base na perspectiva psicanalítica. O criador da psicanálise (Sigmund Freud) acreditava que as pessoas podem inconscientemente projectar ao mundo externo as suas percepções, emoções e pensamentos. Estes aspectos poderiam ser diagnosticados através do uso de técnicas projectivas nas quais as pessoas são pedidas para reagirem a estímulos ambíguos. Por exemplo o individuo pode ser solicitado descrever o que vê num borrão de tinta constituindo uma historia à volta desse borrão.

O Teste de Roschach

Herman Roschach foi o primeiro a usar borrões para descobrir a projecções das internas das pessoas dando nome ao instrumento que ele utilizou para o efeito. Este teste consiste em pedir aos sujeitos para descreverem o que vêm numa mancha de tinta sobre um papel. Cinco dos borrões estão a preto e branco e os outros cinco contêm um pouco de cor.

Dos indivíduos examinados através do teste de Roschach reflectiram uma abordagem negativa, insatisfação, crítica e hostilidade à vida. O teste de Roschach pode-se comparar a uma entrevista altamente estruturada.

O Teste de Apercepção Temática, foi desenvolvido por Henry Murray e Christina Morgan em 1930, é constituído por uma série de gravuras que retratam situações concretas suficientemente ambíguas para suscitar da parte do examinando uma descrição ou narrativa na qual se projectarão características da sua personalidade.

Parte-se do princípio de que ao elaborar uma narrativa sobre cada uma das gravuras, o sujeito projecta nessa história sentimentos e pensamentos inconscientes.

Limitações das Técnicas Projectivas

Os indivíduos submetidos a esta técnica podem interpretar as mesmas figuras de uma maneira totalmente diferente. A informação disponível, a habilidade e a distorção podem influenciar profundamente a interpretação dos dados obtidos através dos testes projectivos. Isso baixa de certa maneira a sua confiabilidade. Estudos realizados sobre a validade das técnicas projectivas revela conclusões conflitantes. Assim, alguns estudos rigorosos julgam as medidas projectivas válidas para certos propósitos, tais como avaliação da grau de perturbação psicológica e prever a extensão da estadia em hospital psiquiátrico ou avaliar os estilos cognitivos e emocionais.

As respostas individuais nos testes projectivos são de difícil interpretação.

Referências bibliográficas

ALÍPIO, Jaime da Costa; VALE, Manuel Magiricão. Psicologia Geral. EaD – Universidade Pedagógica, Maputo: S/d.


Comentários