O papel do professor no levantamento de necessidades educativas especiais

O papel do professor no levantamento de necessidades educativas especiais

1.1. Levantamento de NEE na sala de aula

É comum pensar-se que grande parte do processo de avaliação do aluno com NEE deve ser da responsabilidade do professor. De facto, convivendo diariamente com os seus alunos, o professor pode apoiar-se em alguns procedimentos informais para levantar uma série de questões problemáticas no funcionamento educativo dos seus alunos.

Supera-se assim a concepção segundo a qual a avaliação dos alunos com NEE caberia ao psicólogo, o qual elaboraria um relatório e/ou programa educativo a ser posto em prática pelo professor.

No contexto moçambicano, onde a figura do psicólogo escolar é (quase) inexistente, ao professor caberia o papel de avaliar as aptidões e capacidades da criança, bem como aspectos comportamentais, interpretar os dados recolhidos por si e por outros, convertendo-os em actividades diárias que vão ao encontro das necessidades de cada aluno.

Com efeito, o professor deverá recolher constantemente informação sobre determinada criança que venha a permitir-lhe não só elaborar programas educacionais consonantes com as suas capacidades (áreas fortes) e necessidades (áreas fracas), mas que lhe possam proporcionar indicadores sobre o atingir dos objectivos propostos e mudanças comportamentais pretendidas. Isso consegue-se com uma atitude de pesquisa, que não se circunscreve apenas à realização académica do aluno, mas abarca também toda a dimensão comportamental, em termos académicos e sociais, necessário ao seu sucesso escolar.

Note-se, porém, que antes de iniciar qualquer processo de avaliação é importante que nos certifiquemos da acuidade visual e auditiva do aluno, dado que, por vezes ele apresenta-se desajustado na aprendizagem porque não vê ou não ouve bem (Correia, 2008:58).

Entre os principais métodos de avaliação do aluno que o professor pode adoptar contam-se a análise da informação existente (processo do aluno, por exemplo), entrevistas (com o aluno, com a família e com eventuais professores que tenham trabalhado com o aluno), testes psicométricos, análise de trabalhos, avaliação centrada no currículo (de modo a ver se o aluno está a cumprir os objectivos curriculares propostos para a sua classe ou não), observação situacional.

Ora, se o professor faz todo este trabalho, não estaria a substituir, por vezes, o papel do médico ou psicólogo escolar?). Com estes métodos, o professor não faz um diagnóstico do ponto de vista biomédico ou psicológico. Tudo quanto se disse é que, a par da família, o professor é um elemento privilegiado porque faz parte do dia-a-dia da criança e tem a possibilidade hipóteses de assistir à ocorrência de dificuldades escolares.

É óbvio que esta opção é válida apenas como ponto de partida. Será sempre necessário que a escola colabore com as entidades hospitalares locais e com psicólogos escolares de modo a dar uma eventual explicação, certificação ou acompanhamento médico da patologia da criança, sempre que tal se justifique ou seja possível.

O disgnóstico psicopedagógico de NEE

Em termos simples, o diagnóstico psicopedagógico é uma investigação daquilo que não está bem, em relação aquilo que se espera do indivíduo no campo escolar. Ou então, é a investigação do processo de aprendizagem do indivíduo visando entender a origem da dificuldade e/ou distúrbio apresentado. Nos termos de Coll, Marchesi e Palacios (2007, citados por Moraes, 2010, p. 4-5), é um processo compartilhado de colecta e análise de informações relevantes acerca dos vários elementos que intervêm no processo de ensino e aprendizagem, visando identificar as necessidades educativas de determinados alunos ou alunas que apresentem dificuldades em seu desenvolvimento pessoal ou desajustes com respeito ao currículo escolar por causas diversas, e a fundamentar as decisões a respeito da proposta curricular e do tipo de suportes necessários para avançar no desenvolvimento das várias capacidades e para o desenvolvimento da instituição.

O objectivo do diagnóstico é obter uma compreensão global da forma de aprender do aluno e dos desvios que estão ocorrendo neste processo que leve a um prognóstico e encaminhamento para o problema de aprendizagem.

É, portanto, um processo de busca dos elementos que intervêm negativamente no processo de ensino e aprendizagem, o que exige do pedagogo uma visão holística da criança em questão, vendo-a como um todo, nos aspectos sensório motor, coordenação motora ampla, dominância lateral, desenvolvimento motor fino, traçado, desenho, aquisição de articulação de sons, organização mental, atenção e coordenação, aquisições de conceitos, raciocínio lógico matemático, etc.

Os dados recolhidos devem fornecer informações úteis sobre a área pedagógica, cognitiva, e afectivo social. Assim, de modo genérico, a avaliação psicopedagógica envolve (cf. Moraes, 2010):

  • a) a identificação dos principais factores responsáveis pelas dificuldades da criança;
  • b) o levantamento do repertório infantil relativo as habilidades académicas e cognitivas relevantes para a dificuldade de aprendizagem apresentada;
  • c) a identificação de características emocionais da criança, estímulos e esquemas de reforço aos quais responde e sua interacção com as exigências escolares propriamente ditas.

Podemos encontrar diferentes modelos de sequência diagnóstica, sendo que o nosso foco será o modelo desenvolvido por Weiss na década de 1990. As etapas que compõem o modelo e o caracterizam são:

1) Entrevista Familiar Exploratória Situacional (E.F.E.S.): realizada com os pais da criança, para explorar informações que podem ajudar a explicar o problema da criança;

2) Entrevista de anamnese: reconstituições da história clínica das crianças;

3) Sessões lúdicas centradas na aprendizagem (para crianças): recursos a jogos lúdicodidácticos – exemplo, jogos que exigem habilidades de memorização, cálculo, interacção social, imaginação, etc. – que podem indicar a possibilidade de um caso de NEE.

4) Provas e Testes (quando necessário);

5) Síntese diagnóstica – Prognóstico: com base na informação levantada nos passos 1 a 4, apresenta-se um diagnóstico da situação problemática e uma possível previsão da evolução num futuro breve.

6) Entrevista de Devolução e Encaminhamento: comunicação à família acerca do diagnóstico/prognóstico e sugestão de especialistas que a criança deverá consultar ou actividades específicas a realizar em casa e/ou na escola. Caso se justifique, o diagnóstico pode sugerir uma intervenção, isto é, um tratamento terapêutico, com tempo indeterminado, depende das causas que levaram as dificuldades diagnosticadas durante a avaliação. Podendo ser feita avaliações complementares, psicológicas, neurológicas, fono, oftálmicas, otorrino.

Estas etapas podem ser modificadas quanto a sua sequência e maneira de aplicálas, de acordo com cada prática psicopedagógica.

Bibliografia Básica

CORREIA, Luís de Miranda (2008), Inclusão e necessidades educativas especiais. Um guia para educadores e professores, 2ª ed., Porto Editora: Porto.

MORAES, Deisy Nara Machado /2010), Diagnóstico e avaliação psicopedagógica, in Revista de Educação do IDEAU, v.5 - n.10 - Janeiro – Junho.

FAIFE, Jofredino. Módulo de Necessidades Educativas Especiais. Centro de Educação Aberta e à Distância – Universidade Pedagógica, Maputo: 2016.

Comentários