Plano de Desenvolvimento de Competências Empreendedoras

Plano de Desenvolvimento de Competências Empreendedoras

Nesta lição, abordaremos o plano de desenvolvimento de competências empreendedoras pessoais e para tal, você vai realizar uma actividade que lhe permite quantificar de forma criteriosa 13 competências empreendedoras pessoais. Com os resultados quantitativos, você irá construir um diagrama de suas competências empreendedoras pessoais.

Plano de desenvolvimento de competências empreendedoras

As competências empreendedoras pessoais dizem respeito aos traços comportamentais das pessoas que quando alguém não às tem pode desenvolvê-las.

Uma comparação das forças e oportunidades com as fraquezas e ameaças (FOFA) da empresa ajudarão o empreendedor a avaliar diferentes oportunidades de negócio e então a chegar a uma decisão sobre o que fazer na empresa. Esta comparação é o que se designa por análise FOFA.

Ao implementar um plano de desenvolvimento de competências empreendedoras pessoais, o empreendedor deve identificar os possíveis constrangimentos, que possam impedi-lo de alcançar os seus objectivos.

Os constrangimentos possíveis podem incluir recursos, mão-de-obra, concorrência, etc. Por exemplo, o empreendedor deve ter uma ideia do montante de dinheiro disponível para a empresa e dos lucros previstos. Se os lucros esperados forem muito superiores aos que a empresa vai dar, então o empreendedor deve mudar de ideias. Este é o tipo de perguntas que temos que fazer a nós mesmos na avaliação inicial de qualquer ideia de negócio.

Assim na elaboração do seu plano de desenvolvimento de competências deve observar os seguintes passos:

  • 1. Identifique o método ou forma que pretende usar para avaliar as suas competências empreendedoras pessoais;
  • 2. Determine as competências que parecerem ser mais forte em si.
  • 3. Determine as competências que parecem mais fracas em si.
  • 4. Procure identificar por que ou quais são as causas dessas competências serem fracas;
  • 5. Faça o seu plano de desenvolvimento das competências a partir das fracas.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 1 de Empreendedorismo: Empreendedorismo e dignidade do trabalho. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários